Mostrando postagens com marcador diversão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador diversão. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Visita à FURB

         No dia 14 de julho, último dia do clube antes do recesso escolar, os clubistas do turno matutino fizeram uma visita à FURB. Em sua visita conheceram diversos lugares na universidade e ainda aprenderam onde os cientistas trabalham dentro da instituição.
"Bom, hoje foi um especial, acordamos cedo para ir até a FURB conhecer várias coisas lá: como: laboratórios e salas... Conhecemos a biblioteca de lá, foi muito legal, mais tarde a Mayara nos preparou um lanche que estava ótimo (comemos muito), após o lanche abrimos as respostas das cartas que entregamos aos cientistas e eu descobri o meu cientista secreto, o nome dele é Sidney Stürmer, amamos todas as respostas.  Depois disso, recebemos lembranças como um livro, doces e outras coisas, tiramos fotos bem legais e o grupo se divertiu voltando para casa e assim foi nosso encontro. (Clubista Emanuelle Martins)"
Conhecendo a Biblioteca

Visitando o Laboratório de Taxidermia


Passando pelo Laboratório de Botânica

Lendo as cartas dos cientistas

quinta-feira, 14 de julho de 2016

100 EM 1 DIA na Leoberto Leal!

No dia 11 de junho ocorreram várias ações na cidade de Blumenau, devido a Semana do Meio Ambiente, com várias intervenções do 100em1Dia, as quais nossa escola, e também os clubistas do Clube de Ciências Girassol, participaram.


Ocorreram muitas ações no bairro Salto do Norte e na nossa escola. Houve a Caminhada entre Bairros pela Saúde (confira aqui), que ao chegarem, foram recepcionados pela Banda Musical da escola (veja aqui). Houve o Art Attack, no qual um grupo de grafiteiros fizeram sua arte no muro da escola (confira aqui) e também a Distribuição de Mudas de Plantas (veja aqui), que ficou sob a responsabilidade do Clube de Ciências. Foi um dia muito prazeroso e divertido, e também muito importante!

Clubistas animados para iniciar a distribuição das mudas!

Distribuindo as mudas para a comunidade do bairro Salto do Norte





quinta-feira, 7 de julho de 2016

Trilha da percepção ecológica

A trilha da percepção ecológica foi uma atividade elaborada, sob a orientação do professor Celso (professor articulador do projeto Escola Sustentável) para o mês do Meio Ambiente- Junho Verde, onde clubistas e bolsista ID, Bruna, participaram orientando os alunos da escola. O objetivo desta atividade era mostrar a quantidade de lixo encontrado no meio ambiente, por isso, a trilha foi feita no bosque da escola, onde distribuímos lixo propositalmente – como plásticos, garrafas PETs, produtos manufaturados – no decorrer da trilha. Foi proposto que os alunos passassem e contassem a quantidade de lixo presente na trilha. Por fim, foi realizada uma breve explicação sobre o lixo no meio ambiente, para conscientizar os alunos sobre o descarte correto e ecológico (este tema será abordado em sala de aula pelos professores das turmas que participaram da trilha).



quinta-feira, 12 de maio de 2016

O RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS

Estão curiosos para saber se realmente é possível fazer plástico de batatas e do leite? 
Então vamos aos resultados!!!



Vejam como o plástico feito de batata ficou legal! Ficou bem fininho e maleável. Todos aprovaram esse plástico biodegradável!


Vish! O que aconteceu com nosso plástico feito de leite? Parece que foi colonizado por algum microorganismo... aguardem as próximas postagens para descobrir o que aconteceu aqui!
Apesar dessa peça maior ter sido afetada, as peças menores deram certo. Elas ficaram bem legais e resistentes, até pisamos em cima para testar quanto tempo demoraria pra quebrar...e não é que demorou um monte?

E relembrando, os plásticos que fizemos em nossos experimentos são biodegradáveis, ou ou seja, fungos e bactérias por exemplo, podem degradar esse tipo de material, assim ele não fica por tantos anos na natureza.
E falando sobre isso, já assistiram a reportagem " Sopa Plástica: o Lixão do Pacífico"? É um vídeo bem legal falando sobre os estragos que o plástico traz para o meio ambiente, exemplificando com o efeito do descarte incorreto que afeta os oceanos. 

Para entender melhor sobre a degradação do plástico começamos a fazer um experimento: enterramos alguns pedacinhos dos plásticos que fizemos a partir da batata e do leite, um plástico de bala, um pedaço de um pacote e um pedaço de papel e um de PET. No dia 02 de junho iremos olhar como está o processo de degradação dos nossos materiais, acompanhe nosso blog para ver esses resultados!


Ao final do nosso encontro, os clubistas foram informados de que haveria uma nova pibidiana no grupo e eles foram desafiados a adivinhar o seu nome e como ela é. Será que eles acertaram??


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cine-ciências: Happy Feet

O filme Happy Feet conta a história de Mano, um pinguim um pouco diferente dos demais. Entre os pinguins imperador, você apenas é alguém se souber cantar. Isto causa grande preocupação a Mano, considerado o pior cantor de todos os pinguins e também um grande sapateador.
 
 
Norma Jean, sua mãe, gosta do sapateado de Mano, mas Memphis, seu pai, acha que "isto não é coisa de pinguim". Além disso, seus pais sabem que caso Mano não encontre sua "canção do coração" ele talvez nunca encontre o verdadeiro amor. Muitos pinguins não gostam de Mano, então ele é expulso de seu grupo. Mano faz novos amigos e com eles vive grandes aventuras e descobertas muito importantes.
 
 
O filme foi muito legal e divertido, mas além disso, e o mais importante, pudemos ver o efeito da ação humana nos animais e no planeta.
 
 

Experiências: Fazendo plástico!

O clube do dia 14 de abril foi um encontro diferente, fizemos dois experimentos muito interessante: plástico de batata e plástico de leite! Segue agora os materiais e métodos que utilizamos, que pegamos de um site muito interessante, o Manual do Mundo, confira aqui!


Plástico de Leite

Materiais:
  • 2 litros de leite
  • um pouco de vinagre de champanhe (até aparecer o "coalhado" do leite)
  • panela (para esquentar o leite)
  • um recipiente de vidro
  • um misturador (pode ser uma colher)
  • um pedaço de pano (velhinho, porque ele vai ficar fedido!)
Procedimentos:

Primeiramente, deve-se esquentar o leite em uma temperatura que não ferva;

Colocar o vinagre até perceber que cria o soro do leite;


Filtrar no pano até acabar de sair o líquido e então moldar.



Plástico de Batata

Materiais:
  • 8 batatas
  • 8 colheres de vinagre
  • 8 colheres de glicerina
  • Água
  • Corante
  • Liquidificador
  • Peneira fininha
Procedimentos:

Primeiramente, picar as batas e bater no liquidificador com água;


Coar a mistura, colocar água e deixar descansar por cerca de 20 minutos;

No fundo do recipiente ficará uma substância branca, e é isso que precisamos utilizar;

Colocar no fogo, quando virar uma "geleca" tirar e colocar em uma vasilha.



Aguardar por uma ou duas semanas e tchran, o plático está pronto!

Os nossos plásticos são biodegradáveis e, ao contrário dos comuns, permanece por pouco tempo na natureza, uma vez que os fungos e as bactérias ficam encarregados de "comer" e eliminar todo o material.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Primeiro encontro do ano!

No dia 31 de março foi iniciado oficialmente os encontros do Clube de Ciências Girassol.

O encontro foi marcado por apresentações dos Pibidianos, dos novos clubistas que se juntaram ao nosso grupo e de alguns que ainda permanecem conosco.

Para descontrair a galera, realizamos a dinâmica "Que bicho sou", a qual já realizamos uma vez no clube, que você pode conferir a postagem aqui.

A dinâmica consiste em colar um papel com um nome de algum animal na testa de todos os clubistas e pibidianos. Fizemos um círculo e cada um tinha sua chance para descobrir qual animal estava escrito em sua testa, fazendo perguntas que pudessem ser respondidas apenas com sim ou não.

Além de muito divertido, todos puderam interagir um com os outros.







terça-feira, 17 de novembro de 2015

EBEA - II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental

Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizado o II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, o EBEA, que é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), da Secretaria de Educação (Semed) e do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL).


Esse evento foi realizado na Uniasselvi e teve como objetivo promover a socialização de conhecimento sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente, produzidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade.

Os clubistas participaram do EBEA na quinta feira, onde puderam ir em oficinas, assistir apresentações e ver diversas exposições.






Cinco clubistas do nosso Clube de Ciências ficaram responsáveis pela Sala de Percepções, na qual quem quisesse participar era vendado e tinha que ir descaço. Cada um era guiado por uma das clubistas e iam pisando em diversos substratos, como areia, brita e folhas secas. Após isso, tinham que sentir cheiros, tocar em diversos itens, escutar sons, e adivinhar o que era cada item que percebiam. Todos que participaram gostaram muito!


 
 
Foi um evento muito importante e especial tanto para os clubistas tanto para os pibidianos. Nos divertimos e aprendemos muito!!!
 
 



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dinâmica: A decomposição do lixo

No clube do dia 24 de setembro fizemos uma dinâmica sobre a decomposição dos materiais que usamos em nosso dia a dia.

Iniciamos pedindo para que os clubistas dessem suas opiniões e palpites sobre o tempo de decomposição de determinados materiais e caso eles acertassem, ganhavam 10 pontos. Posteriormente falamos pra eles qual o tempo correto que cada material leva para se decompor, e assim eles viram que leva muito mais tempo do que eles imaginaram.

Após isso, fizemos um jogo da memória para melhor memorização.

Juntos, discutimos quanto tempo os materiais demoram pra se decompor, os prejuízos que isso traz ao meio ambiente e que nem nos damos conta disso. Também conversamos sobre medidas que podemos tomar para tentar minimizar a poluição em nosso ambiente e conscientizar para a reciclagem e reutilização dos materiais.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Cine-Ciência: Frankenweenie


No encontro do dia 17/09 assistimos ao filme Frankenweenie. É um filme animado em preto e branco, dirigido por Tim Burton, que conta a história de Victor Frankenstein, um garoto que perde seu cão Sparky num acidente de carro. Após seu professor de ciências, o Sr. Rzykruski, ensinar sobre bioelectricidade, Victor tenta trazer Sparky de volta a vida. Ele consegue trazer seu cão de volta a vida, mas um colega seu descobre isso e começa a espalhar a notícia, para tentarem realizar esse experimento na feira de ciências e vencerem, causando um tumulto em toda a cidade.