A trilha da percepção ecológica foi uma atividade
elaborada, sob a orientação do professor Celso (professor articulador do
projeto Escola Sustentável) para o mês do Meio Ambiente- Junho Verde, onde
clubistas e bolsista ID, Bruna, participaram orientando os alunos da escola. O objetivo desta atividade era mostrar a quantidade de
lixo encontrado no meio ambiente, por isso, a trilha foi feita no bosque da
escola, onde distribuímos lixo propositalmente – como plásticos, garrafas PETs,
produtos manufaturados – no decorrer da trilha. Foi proposto que os alunos
passassem e contassem a quantidade de lixo presente na trilha. Por fim, foi realizada uma breve explicação sobre o lixo
no meio ambiente, para conscientizar os alunos sobre o descarte correto e
ecológico (este tema será abordado em sala de aula pelos professores das turmas
que participaram da trilha).
Mostrando postagens com marcador ao ar livre. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ao ar livre. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 7 de julho de 2016
Resultado do Concurso Fotográfico!
As 15 melhores fotos
que estiveram expostas no mural da escola foram votadas pelos estudantes e
funcionários no dia 16 de junho com os
seguintes resultados:
1º lugar: Camille Bertolino de Andrade - 8º ano B (154 votos)
2º lugar: Marcely
Batistoti Fraga - 8º ano
D (113 votos)
3º lugar: Isabelle
Louise Batista Weber
- 9º ano A (76 votos)
Concurso Fotográfico!
No mês do meio ambiente o “Junho Verde”, a E.B.M. Leoberto Leal promoveu algumas atividades voltadas às questões ambientais e dentre elas destacou o primeiro Concurso Fotográfico promovido pelo Clube de Ciências em parceria com o subprojeto Pibid/Biologia (FURB) e demais professores de Ciências da escola. O presente “Concurso” foi destinado para os alunos de 6º a 9º ano e integrantes do Clube de Ciências. Este “Concurso” de fotografia teve como objetivo trabalhar o tema: “Ser Vivo”, com fotos que pudessem despertar novos talentos fotográficos, bem como trabalhar inteligências múltiplas e desenvolver a sensibilidade do educando, fazendo-o perceber o espaço natural da escola.
Foram selecionadas as 15 melhores fotos que estiveram expostas no mural da escola, veja a seguir:
Foram selecionadas as 15 melhores fotos que estiveram expostas no mural da escola, veja a seguir:
terça-feira, 18 de agosto de 2015
Experiência: Foguete na garrafa
No dia 13 de agosto, com o auxilio dos
Pibidianos, os clubistas confeccionaram um foguete.
Materiais necessários: garrafa PET, cartolina, rolha, linha, papel higiênico, bicarbonato de sódio e vinagre.
Fomos para o campo da escola fazer as reações. Enrolamos no papel higiênico o bicarbonato de sódio e amarramos com linha. Dentro da garrafa colocamos vinagre e o papel enrolado sem encostar nele. Fechamos com a rolha, agitamos e saímos correndo de perto.
O contato do vinagre com o bicarbonato de sódio fez com que o foguete subisse. Foi muito divertido!
Materiais necessários: garrafa PET, cartolina, rolha, linha, papel higiênico, bicarbonato de sódio e vinagre.
Fomos para o campo da escola fazer as reações. Enrolamos no papel higiênico o bicarbonato de sódio e amarramos com linha. Dentro da garrafa colocamos vinagre e o papel enrolado sem encostar nele. Fechamos com a rolha, agitamos e saímos correndo de perto.
O contato do vinagre com o bicarbonato de sódio fez com que o foguete subisse. Foi muito divertido!
quarta-feira, 15 de abril de 2015
Coisas bonitas da escola
Vamos falar de coisa boa, e não é tek pix!
Por vezes, no nosso dia-a-dia acontecem muitas coisas bonitas, só que a gente nem percebe, porque fica na correria o tempo todo!
Como contei no post anterior, andamos revendo algumas fotos e assim percebemos imagens legais que fazem toda a diferença em uma visão de como deve ser um clube de ciências: agradável, divertido, curioso, com diversos tipos de aprendizagens diferentes...
Como sempre, confira nossas lindas imagens, de diversos fotógrafos pibidianos : )
Por vezes, no nosso dia-a-dia acontecem muitas coisas bonitas, só que a gente nem percebe, porque fica na correria o tempo todo!
Como contei no post anterior, andamos revendo algumas fotos e assim percebemos imagens legais que fazem toda a diferença em uma visão de como deve ser um clube de ciências: agradável, divertido, curioso, com diversos tipos de aprendizagens diferentes...
Como sempre, confira nossas lindas imagens, de diversos fotógrafos pibidianos : )
![]() |
| Declarações de afeto |
![]() |
| A paineira da escola |
![]() |
| O pátio da escola, com bastante espaço pra correr e descobrir coisas novas |
![]() |
| O fruto da champaca, árvore que também tem na escola |
![]() |
| As vezes aprendemos ao ar livre |
![]() |
| As vezes encontramos frutos que não sabemos o que é |
![]() |
| E as vezes encontramos bichinhos também FIM! |
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Quero-Quero na Escola
![]() |
| Procurando ninho de Quero-Quero na escola. |
domingo, 15 de dezembro de 2013
Comida Plantada é Melhor Degustada
Nunca vi uma escola ter tanta horta assim! Culpa de quem? Culpa do Clube de Ciências, ué!
Esta atividade já estava sendo desenvolvida junto com o PIBID em 2012 (como vocês podem conferir em posts anteriores).
Esse ano tudo funcionou assim: preparamos a terra, fizemos sementeiras e fizemos vasos com garrafas PET. Tanto na terra do chão, quanto na dos vasos, as mudinhas cresceram e bonitas ficaram.
Esta atividade já estava sendo desenvolvida junto com o PIBID em 2012 (como vocês podem conferir em posts anteriores).
Esse ano tudo funcionou assim: preparamos a terra, fizemos sementeiras e fizemos vasos com garrafas PET. Tanto na terra do chão, quanto na dos vasos, as mudinhas cresceram e bonitas ficaram.
![]() |
| cortando garrafas para fazermos vasos |
![]() |
| as sementeiras |
![]() |
| limpando a horta |
| E as plantinhas quase prontas para serem colhidas! |
Como os alfaces cresceram bem, a professora Ursula fez um lanche especial, justo no dia em que tivemos visita surpresa do professor Edson Schroeder. O Edson é biólogo, além de coordenador do PIBID - ciências, ele faz pesquisas sobre como a gente aprende e escreveu livros bem bacanas, como o Biodiversidade Catarinense!
É muito bom saber que temos um exemplo como ele ao nosso lado e que a nossa horta e apareça!
Até mais!
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Quando Há Interesse
Se há uma coisa bacana na docência é perceber o quanto os alunos
podem nos surpreender. Saber que parte da mudança que ocorre dentro deles foi
instigada por você, mas que veio a partir deles mesmos é mais gratificante
ainda.
Vejam exemplos:
A aluna Camilie trouxe para a aula um livro de uma
historinha sobre jardinagem que ela encontrou na biblioteca da escola:
E vejam que linda a borboleta que a aluna Manuela conseguiu
pegar pra tirar uma foto!
E a força de vontade de colocar as mãos na terra?
E quer saber? Muito mais ainda há de vir!
Assinar:
Postagens (Atom)
























