Mostrando postagens com marcador cientista. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cientista. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Sucessos Matutino!

          A participação da clubista Emanuelle no clube de ciências Girassol/matutino demonstra como o clube tem sido bem aceito e querido pelos clubistas, basta dar uma olhada no capricho do caderno da Emanuelle. Com certeza é uma personalização de capa e contracapa digna de uma futura cientista.


Capa do caderno da clubista Emanuelle

Contracapa do caderno da clubista Emanuelle

quinta-feira, 23 de junho de 2016

CAIXINHA DE PERGUNTAS

 A caixinha de perguntas surgiu com o objetivo de responder questões científicas sobre os mais variados assuntos sobre  as quais os clubistas possuem curiosidades.

Sendo assim no último encontro no dia 16 de junho foi respondidos algumas dessas duvidas até o momento. Os clubistas foram separados em grupo aonde cada um ganhou perguntas da nossa caixinha de pergunta para estudar as respostas e apresentar ao resto do grupo.




Assim que cada grupo já tinha estudado sua parte, cada grupo apresentou suas respostas. As perguntas eram:

 “Como a água é limpa?” Resposta:
A água é limpa através de um processo que envolve várias etapas, são elas:
1. Floculação: Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se juntem formando flocos para serem facilmente removidos.
2. Decantação: Como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água, os flocos caem e ficam no fundo do decantador, para serem removidos.
3. Filtração: Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes, para que os flocos menores fiquem nestas camadas. Neste processo a água fica livre das impurezas.
4. Cloração: A cloração é a adição de cloro na água. Este produto é usado para destruição de microrganismos presentes na água.
5. Laboratório: A água vai para o laboratório, que será testada para ver se a água está apropriada para ser consumida.
6. Bombeamento: Este é o último processo, é quando a água segue para as casas através de canalizações.

 “Qual a temperatura do sol?” Resposta:
A temperatura do sol pode variar entre 2 milhões até 15 milhões de graus Celsius.

 “Porque o pássaro voa ?” Resposta:
Os pássaros conseguem voar graças às penas, que, embora leves e flexíveis, são, ao mesmo tempo fortes e resistentes. Dependendo da espécie, um pássaro pode ter entre 1.000 e 25.000 penas espalhadas pelo corpo. Além de que o formato aerodinâmico do corpo, o esqueleto e a musculatura são outros fatores que ajudam como o pássaro a voar, elas impulsionam o pássaro para frente e dão a sustentação necessária para mantê-lo flutuando no ar.

"Como surgiu a ciência?" Resposta
Ciência vem da palavra em latim Scientia, que significa Conhecimento. A ciência surgiu com pessoas que queriam ter explicações de muitas coisas, porém, não se sabe exatamente quando e onde aconteceu, teorias dizem que a ciência nasceu na Grécia antiga, muito antes do século VI a.C, com pensadores filosóficos. Por volta do ano de 1.600, Galileu Galilei foi o fundador da
ciência moderna, onde introduziu cálculos matemáticos na ciência.

“Porque as plantas fazem fotossíntese?” Resposta:
As plantas fazem fotossíntese com o objetivo de criar seu próprio alimento, e o processo da fotossíntese permite que este objetivo seja cumprido. Na fotossíntese, as plantas absorvem água e sais minerais através de suas raízes, e os transportam por meio de vasos até suas folhas. Nas folhas das plantas há um pigmento que dá a elas a cor verde, esse pigmento é chamado de clorofila, que é responsável por captar a luz solar. Nas folhas há também estruturas responsáveis por absorver o gás carbônico que fica disperso no ar. Quando a planta tem água, gás carbônico e luz solar, ela consegue produzir o seu próprio alimento, que é a glicose (um açúcar).


"O que são animais abissais?" Resposta:

São peixes que vivem nas profundezas do mar, onde não há luz solar e a temperatura é baixa.Por viverem nas profundezas, estes peixes são modificados para se adaptarem ao ambiente,desenvolvendo-se para viverem normalmente.

"Como são animais abissais?" Resposta:

O habitat influencia muito na aparência destes seres, tanto na cor, quanto na estrutura, como por exemplo: dentes pontiagudos, estômago e bocas maiores e os peixes são de vários tamanhos. Alguns peixes apresentam luzes na ponta de sua cabeça, que serve para atraírem suas pressas. Estas luzes são produzidas por células ou bactérias que lançam flashes ocasionais para a iluminação. Outro exemplo é uma lula que vive nas profundezas do mar, são chamadas de Lula - Colossal, elas tem 14 metros de comprimento, e é considerado o maior invertebrado do mundo.





quinta-feira, 2 de junho de 2016

Descobrindo o que aconteceu com nosso plástico de leite: FUNGOS!

O plástico de leite que fizemos (confira aqui e também aqui) no Clube de Ciências pegou fungos!!!
Nossa clubista, Camillie Marcelle, fez um relato do que aconteceu no encontro do dia 12 de maio:


CONHECENDO MELHOR OS FUNGOS

O encontro de hoje foi muito legal, tivemos a presença do pesquisador Felipe Bittencourt, que falou sobre fungos. Ele levou alguns fungos, que observamos no microscópio.







Alguns tinham a forma de bolinhas, que são as leveduras, compostas por células e são mais comuns...


...já outros, tinham a forma de um galho de árvore, que são os filamentos. Ao contrário das leveduras, que são compostas por células, os filamentos são compostos por hifas.





O Felipe também passou slides com alguns fungos, sendo principalmente os cogumelos, um que me chamou bastante a atenção foi o fungo que cresce em insetos, um exemplo é o Ophiocordyceps sp., que cresce na formiga. Esse fungo cai na formiga e começa a crescer dentro dela, fazendo com que a mesma tenha comportamentos estranhos e assim as outras a expulsam do formigueiro. Ela fica andando pela floresta e quando sobe em uma árvore, ela morde uma folha, morre e o fungo toma conta dela.






Existem fungos de várias cores e alguns até parecem flores, eles se desenvolvem nos mais variados lugares, tanto em comida como roupas, nas casas, florestas, entre outros.

Todos gostaram muito e para finalizar, saímos pelo campo da escola para procurar fungos, o que mais achamos foi cogumelos, lembrando que alguns são comestíveis, mas não devemos comer qualquer um pois alguns são tóxicos, podendo levar a morte, o mais correto é comprar no mercado.











Existem muitos tipos de fungos, o exemplo de um é o véu de noiva, que aparece e desaparece em questão de horas. Esse encontro foi por causa do fungo que deu em nosso plástico orgânico. Enfim, o clube foi muito divertido. :)


Desenho da Clubista Camillie


quinta-feira, 12 de maio de 2016

O RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS

Estão curiosos para saber se realmente é possível fazer plástico de batatas e do leite? 
Então vamos aos resultados!!!



Vejam como o plástico feito de batata ficou legal! Ficou bem fininho e maleável. Todos aprovaram esse plástico biodegradável!


Vish! O que aconteceu com nosso plástico feito de leite? Parece que foi colonizado por algum microorganismo... aguardem as próximas postagens para descobrir o que aconteceu aqui!
Apesar dessa peça maior ter sido afetada, as peças menores deram certo. Elas ficaram bem legais e resistentes, até pisamos em cima para testar quanto tempo demoraria pra quebrar...e não é que demorou um monte?

E relembrando, os plásticos que fizemos em nossos experimentos são biodegradáveis, ou ou seja, fungos e bactérias por exemplo, podem degradar esse tipo de material, assim ele não fica por tantos anos na natureza.
E falando sobre isso, já assistiram a reportagem " Sopa Plástica: o Lixão do Pacífico"? É um vídeo bem legal falando sobre os estragos que o plástico traz para o meio ambiente, exemplificando com o efeito do descarte incorreto que afeta os oceanos. 

Para entender melhor sobre a degradação do plástico começamos a fazer um experimento: enterramos alguns pedacinhos dos plásticos que fizemos a partir da batata e do leite, um plástico de bala, um pedaço de um pacote e um pedaço de papel e um de PET. No dia 02 de junho iremos olhar como está o processo de degradação dos nossos materiais, acompanhe nosso blog para ver esses resultados!


Ao final do nosso encontro, os clubistas foram informados de que haveria uma nova pibidiana no grupo e eles foram desafiados a adivinhar o seu nome e como ela é. Será que eles acertaram??


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Experiências: Fazendo plástico!

O clube do dia 14 de abril foi um encontro diferente, fizemos dois experimentos muito interessante: plástico de batata e plástico de leite! Segue agora os materiais e métodos que utilizamos, que pegamos de um site muito interessante, o Manual do Mundo, confira aqui!


Plástico de Leite

Materiais:
  • 2 litros de leite
  • um pouco de vinagre de champanhe (até aparecer o "coalhado" do leite)
  • panela (para esquentar o leite)
  • um recipiente de vidro
  • um misturador (pode ser uma colher)
  • um pedaço de pano (velhinho, porque ele vai ficar fedido!)
Procedimentos:

Primeiramente, deve-se esquentar o leite em uma temperatura que não ferva;

Colocar o vinagre até perceber que cria o soro do leite;


Filtrar no pano até acabar de sair o líquido e então moldar.



Plástico de Batata

Materiais:
  • 8 batatas
  • 8 colheres de vinagre
  • 8 colheres de glicerina
  • Água
  • Corante
  • Liquidificador
  • Peneira fininha
Procedimentos:

Primeiramente, picar as batas e bater no liquidificador com água;


Coar a mistura, colocar água e deixar descansar por cerca de 20 minutos;

No fundo do recipiente ficará uma substância branca, e é isso que precisamos utilizar;

Colocar no fogo, quando virar uma "geleca" tirar e colocar em uma vasilha.



Aguardar por uma ou duas semanas e tchran, o plático está pronto!

Os nossos plásticos são biodegradáveis e, ao contrário dos comuns, permanece por pouco tempo na natureza, uma vez que os fungos e as bactérias ficam encarregados de "comer" e eliminar todo o material.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Projeto Sabão!

No dia 29 de outubro foi iniciado um novo projeto no Clube de Ciências Girassol, foi  questionado aos clubistas sobre o sabão, se eles sabiam do que é feito, porque limpa, como funciona, que tipos de sabão existem (como o sabão em pó e sabonete), se seus componentes são diferentes, entre outras perguntas. Foi concluído que o sabão limpa e que é um tensoativo. Também foi esclarecido cada tipo de sabão – sabão em pó, sabonete, detergente e sabão em barra – seus componentes, qual dá mais espuma, qual limpa melhor e qual polui menos o meio ambiente.


Foi feito uma amostra no dia 05 de novembro mas como em todo experimento científico nem sempre sai como esperamos e a receita não teve o resultado desejado mas nos ensinou a tentar novamente, trocamos também um dos ingredientes e na outra tentativa sai ótimo e com o resultado esperado.
A receita usada foi: Receita de sabão com sabão em pó

4 litros de óleo vegetal pós-consumo
2 litros de água
½ copo de sabão em pó – utilizamos um copo de 200 ml
1 quilo de soda cáustica (NaOH)
5 ml essência de óleo aromático
Bacia de plástico para misturar os ingredientes
Colher longa ou pá de madeira
formas para colocar o sabão para secar e dar forma
Produtos usados no primeira amostra
Produto final sem o resultado esperado
 Dia 19 de novembro foi refeito a mesma receita e teve o resultado esperado, foi armazenado em vasilhas e potes plástico para secagem e posteriormente embalagem para serem presenteados as pessoas que nos acompanham o semestre inteiro nos apoiando.
Potes para armazenar o sabão pronto

Etapa de misturar os ingredientes,fica quente sem usar fogo

Filtrando o óleo usado

Filtrando o óleo

Sabão no ponto, ficou ótimo!

Sabão sendo armazenado nos potes para secagem
Por fim mas não menos importante , no dia 26 de novembro foi o momento de embalar o sabão feito pelo clube mas com a ajuda do PIBID de Letras para preparar as etiquetas , ficou show!


Sabão embalado!

Entregando o sabão
Clube orgulhoso do trabalho concluído com sucesso!