Mostrando postagens com marcador cientistas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cientistas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 9 de março de 2017

Primeiro dia no clube

Dinâmica do balão do grupo vespertino
Este foi o nosso primeiro encontro de 2017 com os clubistas. Conversamos sobre o significado do nome GIRASSOL, que identifica o nosso clube (O Girassol é um conjunto de pequenas flores, assim, como o Girassol busca a luz solar, também o grupo, que representa o clube, busca o conhecimento científico.). A partir de uma dinâmica, verificamos o conhecimento dos clubistas com relação a cientistas, onde cada um recebeu um balão, e dentro dele havia uma questão, como por exemplo: “o que é ciência?”, “o que é preciso para ser cientista?”, "como é divulgado o trabalho científico?", entre outras. Cada clubista estourava o seu balão, lia e respondia a pergunta. No decorrer da dinâmica, muitos clubistas contribuíam com as respostas dos colegas e davam suas opiniões. Algumas das respostas que se destacaram foram: “O clube de ciências é onde estudamos tudo o que tem ciência”, “o cientista te ensina e te ajuda, não é maluco [...] Se todos fossem malucos, nós não teríamos as coisas que temos hoje”, “o clube de ciências serve para conscientizar as pessoas sobre os problemas do mundo”.
No início do encontro perguntamos para eles “por que vocês querem participar do clube?” e obtivemos várias respostas, como: “porque gosto de ciências”, “porque vi as imagens no mural e achava que era legal”, “porque quero ser cientista”, “porque queria conhecer o clube”.


Assistindo Laboratório de Dexter
 

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Visita à FURB

         No dia 14 de julho, último dia do clube antes do recesso escolar, os clubistas do turno matutino fizeram uma visita à FURB. Em sua visita conheceram diversos lugares na universidade e ainda aprenderam onde os cientistas trabalham dentro da instituição.
"Bom, hoje foi um especial, acordamos cedo para ir até a FURB conhecer várias coisas lá: como: laboratórios e salas... Conhecemos a biblioteca de lá, foi muito legal, mais tarde a Mayara nos preparou um lanche que estava ótimo (comemos muito), após o lanche abrimos as respostas das cartas que entregamos aos cientistas e eu descobri o meu cientista secreto, o nome dele é Sidney Stürmer, amamos todas as respostas.  Depois disso, recebemos lembranças como um livro, doces e outras coisas, tiramos fotos bem legais e o grupo se divertiu voltando para casa e assim foi nosso encontro. (Clubista Emanuelle Martins)"
Conhecendo a Biblioteca

Visitando o Laboratório de Taxidermia


Passando pelo Laboratório de Botânica

Lendo as cartas dos cientistas

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Encontros com Mayara

      Recebemos nos encontros do clube matutino a mestranda Mayara (FURB), que  através da leitura de diários de Fritz Müller, Fritz Plaumann e Lúcia Sevegnani, bem como a realização de experiências e etapas de observação contribuiu para que os clubistas compreendessem sobre ciência e o trabalho de cientistas em nossa sociedade.
“A Mayara nos trouxe um presente que era um livro para cada um foi muito legal, pois ele é divertido e fala sobre Fritz Muller e o Fritz Plaumann, mas ele tá mais para um diário falando deles.” (Clubista Emanuelle)

Livro sobre Fritz Müller
“Fizemos a decoração de uma caixa de sementes, após isso fomos fazer uma pesquisa com vários tipos de formigas Mayara nos deu um guardanapo com um pouco de sardinha era bem forte e que acaba atraindo as formigas. Depois que colocamos os guardanapos em alguns lugares e fomos para o intervalo. Quando voltamos os guardanapos estavam cheios de formigas. Então calculamos quantos centímetros nossas formigas andaram, quantos segundos demoraram para andar foi bem legal.” (Clubista Ana Clara)

Materiais necessários para a experiência com as formigas