Mostrando postagens com marcador pipoca. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pipoca. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Pipocas na panela!

Leitura do relato
No encontro do dia 30/03/2017, nosso clube começou com a leitura do relato do 2º encontro, feito pelo clubista Gustavo, que também trouxe uma pesquisa proposta no último encontro: "Qual a diferença entre  milho e o Sorgo?". Segue abaixo a pesquisa dele:
Desenho do Sorgo feito pelo clubista Gustavo
"O milho (Zea mays), também chamado abati, auati e avati, conhecido em Portugal no século XVIII por milho zaburro, milho grande, milho graúdo, milho maiz, milhão, milho grosso e milho de maçaroca, é um conhecido cereal, cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal, devido às suas qualidades nutricionais.
                Sorghum bicolor é uma espécie de planta com flor pertencente à família Poaceae. O seu nome comum é sorgo, e é também chamado milho-zaburro no Brasil, mapira em Moçambique e massambala em Angola. A autoridade científica da espécie é (L.) Moench, tendo sido publicada em Methodus Plantas Horti Botanici et Agri Marburgensis: a staminum situ describendi 207. 1794. O sorgo é o quinto cereal mais produzido no mundo, antecedido pelo trigo, o arroz, o milho e a cevada. Em Moçambique, constitui um dos alimentos básicos da população."


Grupos formados
Em seguida, todos se organizaram em pequenos grupos para desenhar uma “pipoca” e escrever frases sobre o que aprenderam com os artigos discutidos no encontro anterior, que mencionavam os porquês das pipocas estourarem e de não estourarem, sobre milhos transgênicos e benefícios à saúde que a pipoca pode trazer. Após isto, cada clubista colou sua "pipoca" no quadro ao redor de uma panela, simbolizando o estouro da pipoca.  

Pipocas na panela!
Para finalizar, foi proposto aos clubistas a ida para a sala de informática pedagógica  e conhecer os blogs de outros Clubes  de Ciências, a origem do nome  do  clube e também  registrar  uma atividade que achou interessante .
Clubistas na sala de informática

Até a próxima pessoal :D





quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cine-ciências: Happy Feet

O filme Happy Feet conta a história de Mano, um pinguim um pouco diferente dos demais. Entre os pinguins imperador, você apenas é alguém se souber cantar. Isto causa grande preocupação a Mano, considerado o pior cantor de todos os pinguins e também um grande sapateador.
 
 
Norma Jean, sua mãe, gosta do sapateado de Mano, mas Memphis, seu pai, acha que "isto não é coisa de pinguim". Além disso, seus pais sabem que caso Mano não encontre sua "canção do coração" ele talvez nunca encontre o verdadeiro amor. Muitos pinguins não gostam de Mano, então ele é expulso de seu grupo. Mano faz novos amigos e com eles vive grandes aventuras e descobertas muito importantes.
 
 
O filme foi muito legal e divertido, mas além disso, e o mais importante, pudemos ver o efeito da ação humana nos animais e no planeta.
 
 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Cine-Ciência: Frankenweenie


No encontro do dia 17/09 assistimos ao filme Frankenweenie. É um filme animado em preto e branco, dirigido por Tim Burton, que conta a história de Victor Frankenstein, um garoto que perde seu cão Sparky num acidente de carro. Após seu professor de ciências, o Sr. Rzykruski, ensinar sobre bioelectricidade, Victor tenta trazer Sparky de volta a vida. Ele consegue trazer seu cão de volta a vida, mas um colega seu descobre isso e começa a espalhar a notícia, para tentarem realizar esse experimento na feira de ciências e vencerem, causando um tumulto em toda a cidade.






terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cine-Ciência: Wall-E

No dia 27 de agosto assistimos o filme Wall-E.

A história do filme conta que após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças.

Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Partindo do tema ecologia, abordamos os clubistas com algumas questões relacionadas ao assunto.

 

 






Espero que tenham gostado, um abraço e até o próximo post!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Cine-Ciência: Divertida Mente

Olá! Estamos de férias no clube de ciências, porém o blog não. Sempre temos postagens acumuladas, pois há muito que pode ser escrito aqui.

Fazemos tantas coisas em um só dia que esquecemos de tomar nota e fotografar algumas vezes. Também acontece ao contrário, de batermos muitas fotos e não sabermos qual material selecionar.

Esta postagem é uma que eu não gostaria de deixar de registrar. Embora tenhamos assistido este filme a duas semanas atrás, ainda vale a divulgação tanto do filme, como da alegria de fazermos algo juntos.

Devo explicar que este foi um cine-ciência diferente. Havíamos combinado de fazer reunião dos pibidianos para planejar o encontro da semana no clube, como sempre fazemos. Depois de pensarmos nas atividades que seriam feitas, começarmos a tagarelar (também como sempre fazemos) e alguém do grupo começou a falar sobre filmes.  Quando nos demos conta, já estávamos verificando horários do cinema para assistirmos um filme juntos naquele mesmo dia.  Combinamos de assistir Divertida Mente, pois como o próprio título em português sugere, parecia ser divertido. Como não havia sido planejado anteriormente, apenas os pibidianos que estavam presentes no dia da reunião e a professora coordenadora do sub-projeto PIBID Ciências, Daniela Tomio, foram assistir.

Os camisas azuis invadem a sessão de cinema e compram pipoca também

Agora que você já sabe do contexto de porque assistimos este filme neste dia e somente  os pibidianos foram assistir, vamos falar do que interessa: o filme.

A história  se passa dentro da cabeça de uma menina chamada Riley. Dentro da cabeça dela moram os seus sentimentos, que controlam todas as ações do quotidiano da menina.




Assistindo o filme podemos aprender o quanto as emoções são importantes. Dependendo do que sentimos, tomamos atitudes que irão determinar diversos acontecimentos de nossas vidas.

Em uma aula de ciências sobre o sistema nervoso podemos aprender que há dois tipos de memória: a de curto  e a de longo prazo. Para que possamos relembrar de fatos que aconteceram com a gente, ou coisas que aprendemos, estas memórias precisam se tornar de longo prazo.

Também podemos perceber que aquilo que não utilizamos acaba caindo na zona do esquecimento, por isso para que possamos aprender/ lembrar, estas memórias precisam ser marcantes ou revistas constantemente.

Esperam que tenham gostado, um abraço e até o próximo post!


quarta-feira, 25 de março de 2015

Cine-Ciências: Tá chovendo hambúrguer


     O primeiro dia do Clube de Ciências Girassol em 2015 começou com a apresentação dos pibidianos e dos clubistas. Cada um disse o seu nome, idade, série e o que mais gosta de fazer depois da escola. A grande maioria dos meninos respondeu que gosta de jogar futebol e as meninas, de dançar ♪ e usar o celular. Os pibidianos apresentaram o projeto Clube de Ciências e deram ênfase na escolha do nome Girassol.

     Após este primeiro momento foi utilizado o multimídia para apresentar uma retrospectiva de fotos e filmagens de 2014, para que os novos pibidianos e novos clubistas copiaram no caderno do clube um roteiro para acompanhar o Cineciências  do dia.
As perguntas foram:
1) Como é o personagem principal?
2) Como é o laboratório dele?
3) Se a máquina fosse real, seria um experimento bom ou ruim?
4) Qual são os problemas associados a uma chuva de comida?
5) Qual é o experimento de Flint?
6) Os alimentos produzidos eram saudáveis?
7) Quais são os problemas dos alimentos “não saudáveis”, como doces e frituras?
 
     Sim, o primeiro dia de clube foi marcado pela reprodução da animação Tá chovendo hambúrguer.  O longa tem uma hora e meia de duração e conta a historia de um cientista (Flint) que cria uma engenhoca que transforma água em comida. A máquina “fazedora de rango” é aceita com muito carinho pela população da cidade de Boca da Maré e Flint torna-se famoso. Porém a criação dele acaba se transformando em um monstro e muitas trapalhadas acontecem. E não, não contarei o final do filme, para não estragar o suspense. Durante a reprodução todos do clube ganharam pipoca e refrigerante, agradinhos muito bem vindos. O filme teve uma ótima aceitação pelos clubistas, até aqueles que já tinham assistido em casa o viram de uma forma diferente: com o “olhar da ciência”! A pipoca aparentemente ajudou na concentração dos clubistas e eles prestaram atenção no filme durante todo o tempo.

Foi uma delícia! ❤



Cartaz do filme

Flint, o cientista

Pibidianas e a pipoca quentinha!

Clubistas curtindo o filme

。◕‿◕。