Mostrando postagens com marcador atividades. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador atividades. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 14 de julho de 2016

100 EM 1 DIA na Leoberto Leal!

No dia 11 de junho ocorreram várias ações na cidade de Blumenau, devido a Semana do Meio Ambiente, com várias intervenções do 100em1Dia, as quais nossa escola, e também os clubistas do Clube de Ciências Girassol, participaram.


Ocorreram muitas ações no bairro Salto do Norte e na nossa escola. Houve a Caminhada entre Bairros pela Saúde (confira aqui), que ao chegarem, foram recepcionados pela Banda Musical da escola (veja aqui). Houve o Art Attack, no qual um grupo de grafiteiros fizeram sua arte no muro da escola (confira aqui) e também a Distribuição de Mudas de Plantas (veja aqui), que ficou sob a responsabilidade do Clube de Ciências. Foi um dia muito prazeroso e divertido, e também muito importante!

Clubistas animados para iniciar a distribuição das mudas!

Distribuindo as mudas para a comunidade do bairro Salto do Norte





quinta-feira, 12 de maio de 2016

O RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS

Estão curiosos para saber se realmente é possível fazer plástico de batatas e do leite? 
Então vamos aos resultados!!!



Vejam como o plástico feito de batata ficou legal! Ficou bem fininho e maleável. Todos aprovaram esse plástico biodegradável!


Vish! O que aconteceu com nosso plástico feito de leite? Parece que foi colonizado por algum microorganismo... aguardem as próximas postagens para descobrir o que aconteceu aqui!
Apesar dessa peça maior ter sido afetada, as peças menores deram certo. Elas ficaram bem legais e resistentes, até pisamos em cima para testar quanto tempo demoraria pra quebrar...e não é que demorou um monte?

E relembrando, os plásticos que fizemos em nossos experimentos são biodegradáveis, ou ou seja, fungos e bactérias por exemplo, podem degradar esse tipo de material, assim ele não fica por tantos anos na natureza.
E falando sobre isso, já assistiram a reportagem " Sopa Plástica: o Lixão do Pacífico"? É um vídeo bem legal falando sobre os estragos que o plástico traz para o meio ambiente, exemplificando com o efeito do descarte incorreto que afeta os oceanos. 

Para entender melhor sobre a degradação do plástico começamos a fazer um experimento: enterramos alguns pedacinhos dos plásticos que fizemos a partir da batata e do leite, um plástico de bala, um pedaço de um pacote e um pedaço de papel e um de PET. No dia 02 de junho iremos olhar como está o processo de degradação dos nossos materiais, acompanhe nosso blog para ver esses resultados!


Ao final do nosso encontro, os clubistas foram informados de que haveria uma nova pibidiana no grupo e eles foram desafiados a adivinhar o seu nome e como ela é. Será que eles acertaram??


quinta-feira, 28 de abril de 2016

Primeiro encontro do ano!

No dia 31 de março foi iniciado oficialmente os encontros do Clube de Ciências Girassol.

O encontro foi marcado por apresentações dos Pibidianos, dos novos clubistas que se juntaram ao nosso grupo e de alguns que ainda permanecem conosco.

Para descontrair a galera, realizamos a dinâmica "Que bicho sou", a qual já realizamos uma vez no clube, que você pode conferir a postagem aqui.

A dinâmica consiste em colar um papel com um nome de algum animal na testa de todos os clubistas e pibidianos. Fizemos um círculo e cada um tinha sua chance para descobrir qual animal estava escrito em sua testa, fazendo perguntas que pudessem ser respondidas apenas com sim ou não.

Além de muito divertido, todos puderam interagir um com os outros.







terça-feira, 17 de novembro de 2015

EBEA - II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental

Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizado o II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, o EBEA, que é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), da Secretaria de Educação (Semed) e do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL).


Esse evento foi realizado na Uniasselvi e teve como objetivo promover a socialização de conhecimento sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente, produzidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade.

Os clubistas participaram do EBEA na quinta feira, onde puderam ir em oficinas, assistir apresentações e ver diversas exposições.






Cinco clubistas do nosso Clube de Ciências ficaram responsáveis pela Sala de Percepções, na qual quem quisesse participar era vendado e tinha que ir descaço. Cada um era guiado por uma das clubistas e iam pisando em diversos substratos, como areia, brita e folhas secas. Após isso, tinham que sentir cheiros, tocar em diversos itens, escutar sons, e adivinhar o que era cada item que percebiam. Todos que participaram gostaram muito!


 
 
Foi um evento muito importante e especial tanto para os clubistas tanto para os pibidianos. Nos divertimos e aprendemos muito!!!
 
 



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dinâmica: A decomposição do lixo

No clube do dia 24 de setembro fizemos uma dinâmica sobre a decomposição dos materiais que usamos em nosso dia a dia.

Iniciamos pedindo para que os clubistas dessem suas opiniões e palpites sobre o tempo de decomposição de determinados materiais e caso eles acertassem, ganhavam 10 pontos. Posteriormente falamos pra eles qual o tempo correto que cada material leva para se decompor, e assim eles viram que leva muito mais tempo do que eles imaginaram.

Após isso, fizemos um jogo da memória para melhor memorização.

Juntos, discutimos quanto tempo os materiais demoram pra se decompor, os prejuízos que isso traz ao meio ambiente e que nem nos damos conta disso. Também conversamos sobre medidas que podemos tomar para tentar minimizar a poluição em nosso ambiente e conscientizar para a reciclagem e reutilização dos materiais.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Experiência: Fluido Não-Newtonianos

No dia 10 de setembro realizamos um experimento sobre a Lei Newtoniana.

Utilizando maisena, água e corante alimentício, foi possível observar que ao submeter a substância a pressão exercida por um tapa ou um soco, as partículas se unem, possibilitando o aspecto de um sólido. Já se colocarmos apenas alguns dedos o aspecto é de um líquido.


Em breve postaremos as imagens =P

Até o próximo post ☻

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Fazendo o Bob Esponja

Olá pessoal!!!

Hoje iremos falar sobre o encontro passado, do dia 20 de agosto, no qual fizemos o Bob Espoja!

Materiais necessários: esponja de lavar louça, palitos de churrasco ou de picolé, canudinho, EVA, cola quente, cartolina e canetinhas.

Foi muito divertido!!!






Os Bob's



terça-feira, 18 de agosto de 2015

Experiência: Foguete na garrafa

No dia 13 de agosto, com o auxilio dos Pibidianos, os clubistas confeccionaram um foguete.

Materiais necessários: garrafa PET, cartolina, rolha, linha, papel higiênico, bicarbonato de sódio e vinagre.

Fomos para o campo da escola fazer as reações.  Enrolamos no papel higiênico o bicarbonato de sódio e amarramos com linha. Dentro da garrafa colocamos vinagre e o papel enrolado sem encostar nele. Fechamos com a rolha, agitamos e saímos correndo de perto.

O contato do vinagre com o bicarbonato de sódio fez com que o foguete subisse. Foi muito divertido!







quarta-feira, 20 de maio de 2015

Brincadeira: desenhando monstros

Olá pessoal!

Hoje vamos postar mais uma brincadeira que pode ser feita para dar uma descontraída.

Material necessário: o que normalmente existe dentro de uma sala de aula comum, como estudantes, quadro e giz, ou pincel se for desses quadros mais moderninhos.

Como proceder: um estudante vai ao quadro para começar a desenhar um monstrinho.
A regra é de que o estudante desenhe aquilo que os outros pedem para que ele desenhe. Exemplo:

- A cabeça do monstro tem que ser um barco
- O cabelo do monstro tem que ser de algas marinhas
- O corpo do monstro tem que ser uma vassoura
- Os pés de salsichão

E assim continua, você pode ir inventando do jeito que você quiser. Confira as fotos dos nossos monstrinhos:








Beijos, até o próximo post!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sobre o Bob Esponja e Animais Esponja

Neste último encontro, no dia 7 de maio, trabalhamos sobre o tema esponjas.

Esse tema foi escolhido por votação pelos clubistas, por que visamos um projeto de estudo do cientista Fritz Müller. As esponjas foram escolhidas dentre outros temas que o Fritz estudou, como as bromélias, a interação entre a embaúba e a formiga, crustáceos, mimetismo das borboletas, entre tantos outros... Pelo jeito nossos clubistas acham as esponjas animais muito interessantes e eles de fato são.

No encontro anterior, já havíamos começado o projeto fazendo uma pesquisa sobre as esponjas, um dos textos produzidos você pode ler aqui. Este foi feito pela Manuela, mas cada clubista fez seu próprio texto sobre poríferos.

Depois disso, fizemos uma brincadeira sobre os animais presentes no desenho do Bob Esponja, na qual os clubistas tinham que relacionar as características corpóreas e hábitos de vida dos animais de verdade com os personagens do desenho.







Para corrigir as respostas lemos um texto muito interessante da revista Mundo Estranho, que você pode ler aqui.

Depois disso vimos um episódio muito legal do Bob Esponja, que se chama Bolha de Grude, para relacionar com a atividade feita anteriormente. Como sempre projetamos nosso cine-ciências na parede da sala de aula, bem simples:




O intuito dessa atividade era de que os clubistas percebessem as características dos animais que vivem no mar, dentre eles, as esponjas, percebendo que os animais da realidade não são iguais aos do desenho. Também teve outra atividadezinha cujo exemplo segue abaixo:






Continuaremos escrevendo sobre mais atividades relacionadas as esponjas nos posts seguintes.
Até mais pessoal!

HEHEHEHEHEHEHEHEHEHE (fechando o post com a risada do Bob)