Mostrando postagens com marcador plantas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador plantas. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Caça ao tesouro

"Boa tarde, o encontro passado começou com o Kaio lendo o relato do encontro retrassado. Depois tivemos uma dinâmica de caça ao tesouro, que tinha 10 pistas espalhados pela escola, quando achamos o tesouro, nele estava escrito "Parabéns, que tal voltarmos para a sala?", quando nós chegamos na sala, tinha uma deliciosa sala de frutas. com suco de abacaxi e hortelã, antes da gente ir para o intervalo, o Quirino fez um sorteio dos livros que o Kaio trouxe do Rio de Janeiro sobre as Olimpíadas. Depois que voltamos do recreio, a professora Úrsula perguntou o que gostaríamos de estudar, fizemos uma votação, e o tema Universo ganhou. " (Clubista Karimy, 9º ano).



                                                                          Caça ao tesouro sobre plantas
 

                                                                                         Votação dos temas propostos para estudar

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Mural sobre as Plantas

Hoje, no dia 29 de setembro, foi a troca do mural. O clube vespertino estudou o tema plantas, então o mural foi baseado neste tema.
O mural contem informações básicas sobre as plantas: aponta raiz, caule e folhas e os grupos das plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). O mural também contou com um depoimento sobre o caça ao tesouro realizado:

"Tivemos uma dinâmica de caça ao tesouro, que tinha 10 pistas espalhados pela escola, quando achamos o tesouro, nele estava escrito "Parabéns, que tal voltarmos para a sala?", quando nós chegamos na sala, tinha uma deliciosa sala de frutas." (Clubista Karimy, 9º ano).

Foi feito uma árvore com folhas secas de verdade! Confira:



quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Conhecendo melhor as plantas



         Como de costume, o encontro iniciou com a leitura do relato do encontro passado feito pela clubista Katlin. Em seguida, realizamos uma dinâmica das cores, na qual foram extraídos corantes de plantas (Azaléia, Açaí, folhas de Mate, Açafrão, Urucum, Café). O objetivo era mostrar que é possível utilizar as plantas para fazer tintas. Os clubistas participaram fazendo novas cores, e cada um desenhou com estas tintas, deu supercerto!





         Dentro desta dinâmica, foi apresentado slides com informações sobre estas plantas utilizadas para fazer as tintas, e também, outras plantas (escolhidas pelos clubistas), apresentando suas características e curiosidades. A proposta destes slides era preencher, juntamente com os clubistas, uma tabela com questões como: nome científico, grupo (briófita, pteridófita, gimnosperma ou angiosperma), nativo, entre outros.



quinta-feira, 14 de julho de 2016

100 EM 1 DIA na Leoberto Leal!

No dia 11 de junho ocorreram várias ações na cidade de Blumenau, devido a Semana do Meio Ambiente, com várias intervenções do 100em1Dia, as quais nossa escola, e também os clubistas do Clube de Ciências Girassol, participaram.


Ocorreram muitas ações no bairro Salto do Norte e na nossa escola. Houve a Caminhada entre Bairros pela Saúde (confira aqui), que ao chegarem, foram recepcionados pela Banda Musical da escola (veja aqui). Houve o Art Attack, no qual um grupo de grafiteiros fizeram sua arte no muro da escola (confira aqui) e também a Distribuição de Mudas de Plantas (veja aqui), que ficou sob a responsabilidade do Clube de Ciências. Foi um dia muito prazeroso e divertido, e também muito importante!

Clubistas animados para iniciar a distribuição das mudas!

Distribuindo as mudas para a comunidade do bairro Salto do Norte





quinta-feira, 7 de julho de 2016

Resultado do Concurso Fotográfico!

As 15 melhores fotos que estiveram expostas no mural da escola foram votadas pelos estudantes e funcionários  no dia 16 de junho com os seguintes resultados:


1º lugar: Camille Bertolino de Andrade - 8º ano B (154 votos)


2º lugar: Marcely Batistoti  Fraga -   8º ano  D (113 votos)


3º lugar:  Isabelle  Louise  Batista   Weber  - 9º ano  A (76 votos)


Concurso Fotográfico!

No mês do meio ambiente o “Junho Verde”, a E.B.M. Leoberto Leal promoveu algumas atividades voltadas às questões ambientais e dentre elas destacou o primeiro Concurso Fotográfico promovido pelo Clube de Ciências em parceria com o subprojeto Pibid/Biologia (FURB) e demais professores de Ciências da escola. O presente “Concurso” foi destinado para os alunos de 6º a 9º ano e integrantes do Clube de Ciências. Este “Concurso” de fotografia teve como objetivo trabalhar o tema: “Ser Vivo”, com fotos que pudessem despertar novos talentos fotográficos, bem como trabalhar inteligências múltiplas e desenvolver a sensibilidade do educando, fazendo-o perceber o espaço natural da escola.

Foram selecionadas as 15 melhores fotos que estiveram expostas no mural da escola, veja a seguir:

















terça-feira, 7 de maio de 2013

Preparando a horta!

 

      Uma das melhores atividades, segundo os clubistas é a horta. Lá eles tem a possibilidade de mexer com a terra, cuidar das plantas e observar as mudanças que ocorrem no espaço. É um grande lugar para a aprendizagem tanto dos clubistas quanto dos pibidianos. Além da possibilidade de fazer ciência a horta também cria noções de responsabilidade, importantes para o crescimento dos clubistas. Este ano pretendemos reformar a horta, estamos estudando a viabilidade de fazer uma horta mandala. Todos estão ansiosos para colocar as mãos na terra novamente!


Limpando o terreno

Vamos lá pessoal!

Mãos à obra!

Figatil

Detalhe da planta Figatil: marcas de formigas

Plantando o Figatil