Mostrando postagens com marcador botânica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador botânica. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 14 de julho de 2016

100 EM 1 DIA na Leoberto Leal!

No dia 11 de junho ocorreram várias ações na cidade de Blumenau, devido a Semana do Meio Ambiente, com várias intervenções do 100em1Dia, as quais nossa escola, e também os clubistas do Clube de Ciências Girassol, participaram.


Ocorreram muitas ações no bairro Salto do Norte e na nossa escola. Houve a Caminhada entre Bairros pela Saúde (confira aqui), que ao chegarem, foram recepcionados pela Banda Musical da escola (veja aqui). Houve o Art Attack, no qual um grupo de grafiteiros fizeram sua arte no muro da escola (confira aqui) e também a Distribuição de Mudas de Plantas (veja aqui), que ficou sob a responsabilidade do Clube de Ciências. Foi um dia muito prazeroso e divertido, e também muito importante!

Clubistas animados para iniciar a distribuição das mudas!

Distribuindo as mudas para a comunidade do bairro Salto do Norte





quarta-feira, 15 de abril de 2015

Fizemos pizza

Por estes dias estávamos revendo fotos que tiramos durante os encontros do clube. Encontramos algumas bem bonitas e percebemos que elas nem foram postadas aqui no blog, que falha!

Claro que essas fotografias tem um contexto, que foi o do projeto temperos do ano passado. Vou descrevendo tudo, acompanhe:

Depois de termos estudado sobre as partes das plantas, para saber quais são as partes usadas na culinária e na medicina popular, realizamos entrevistas com a comunidade nos arredores da escola pra saber que plantas as pessoas cultivam em suas casas.

Esta foi uma oportunidade de pedirmos algumas mudas para fazer a nossa própria horta de temperos da escola. O que mais acabou tendo de tempero, foi o manjericão, que cresce tanto que só vendo pra acreditar, veja só você também nessa foto que segue:



Esse manjericãozão todo levou a gente a pensar: que comida podemos fazer com ele? Tinha que ser uma comida que todos do clube gostassem e não teve dúvidas de que todos de fato gostaram: pizza!

Como a ideia era cozinhar na escola alimentos que fossem saudáveis, fizemos pizzas com tomate e queijo e também pizza de milho, hmmmmm! Confiram, as pizzas ficaram bem bonitas e todos os clubistas do projeto temperinho ajudaram a preparar:

Cada clubista do projeto tempero fez a sua própria pizza e depois compartilhamos com todo mundo do clube : )


Os ingredientes utilizados

Pizza bonita e estudante clubista bonita : )

E também tem foto da pizza pronta, só não das pessoas comendo, que ninguém quis aparecer feio na foto, de boca cheia.



Pizza de milho


Pizza de tomates


Pizza cortada em pedacinhos, para dividirmos com todos : )




Isso é tudo pessoal! (crianças dos anos 90 entenderão)


sábado, 21 de dezembro de 2013

Pesquisa Botânica

Aqui na escola houve um plantio de árvores nativas que foi doação da empresa Eletro Aço Altona de Blumenau e também teve a participação do biólogo José C. Sommer.
As espécies plantadas foram: cabeludinha, chal-chal, paineira, ingá, ipê-amarelo, ipê-rosa, aroeira, grumixama, pitanga, quaresmeira, chuva-de-ouro, jacarandá, salseiro, extremosa e camboatá! Para conhecermos mais sobre essas árvores fizemos uma pesquisa bibliográfica com livros, principalmente o “Árvores Brasileiras” do Harri Lorenzi.

Pesquisamos dados gerais sobre as plantas como: altura, como é a flor, o fruto, a folha, o caule e uma curiosidade sobre a espécie pesquisada. Para tanto, os alunos se sentaram em grupinhos, devido a quantidade de livros e também por que assim, um poderia ajudar o outro.

O objetivo desta atividade é de que mais tarde os clubistas possam compartilhar o que eles pesquisaram com os alunos das séries iniciais, até mais!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Nova Proposta

Faz duas semanas agora que tentamos construir junto com os clubistas um conceito novo sobre nossos jardins e quintais.

Para iniciar o assunto pedimos para que cada clubista desenhasse três retângulos e em cada um deles fizesse um desenho de uma horta, de um jardim e de um terreno, da forma que imaginassem ter um dia, ou como gostariam que fosse...



Notamos a partir dos desenhos feitos que o nosso modo de ver um quintal é de que cada vegetal esteja próximo de sua espécie e separado de uma espécie diferente. Essa é a visão sistêmica e linear criada por nós humanos: a monocultura.

Quando adentramos uma floresta as monoculturas não existem. O que vemos é uma mistura da natureza: plantas herbáceas, uma árvore mais baixa, outra mais alta, uma samambaia, um líquen, uma bromélia, todos convivendo juntos no ambiente da mata. Logo podemos pensar na seguinte questão: Se as florestas são biodiversas, por que os quintais não o são?

Este será então, um projeto do nosso Clube de Ciências: uma horta biodiversa!

Ao contrário da horta comum, a horta biodiversa possui uma miscelânea de plantas, onde verduras, frutas, chás e flores podem estar no mesmo canteiro. A hipótese trazida pela professora Lucia é de que com mais diversidade há uma menor quantia de pragas, já que o inseto ao se alimentar de uma determinada espécie encontra apenas um exemplar dela e não um banquete.