Mostrando postagens com marcador sustentabilidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sustentabilidade. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 14 de julho de 2016

100 EM 1 DIA na Leoberto Leal!

No dia 11 de junho ocorreram várias ações na cidade de Blumenau, devido a Semana do Meio Ambiente, com várias intervenções do 100em1Dia, as quais nossa escola, e também os clubistas do Clube de Ciências Girassol, participaram.


Ocorreram muitas ações no bairro Salto do Norte e na nossa escola. Houve a Caminhada entre Bairros pela Saúde (confira aqui), que ao chegarem, foram recepcionados pela Banda Musical da escola (veja aqui). Houve o Art Attack, no qual um grupo de grafiteiros fizeram sua arte no muro da escola (confira aqui) e também a Distribuição de Mudas de Plantas (veja aqui), que ficou sob a responsabilidade do Clube de Ciências. Foi um dia muito prazeroso e divertido, e também muito importante!

Clubistas animados para iniciar a distribuição das mudas!

Distribuindo as mudas para a comunidade do bairro Salto do Norte





quinta-feira, 30 de junho de 2016

Personalizando nosso Puff

O encontro do dia 30 de junho de 2016 foi muito produtivo, fizemos todo o processo para a construção dos Puffs , incluindo a lavação das garrafas PETs, corte e encaixe das mesmas, seleção por tamanho iguais, passamos fita larga para deixa-las bem firmes e colocamos papelão em cima com EVA.




Depois, cada clubista recebeu um pedaço de pano branco para fazer um desenho livre e assim podermos confeccionar o primeiro Puff do clube personalizado por todos.



 



Teve até Pibidianas contribuindo com as artes para personalizar nosso Puff.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

VAMOS FAZER UM PUFF?

No encontro do dia 09 de junho confeccionamos puffs.

Iniciamos lavando as garrafas PETs para fazer nosso Puff, depois de todas as garrafas lavadas e quase secas, cada clubista pegou um par de garrafas para fazer um molde.
Quando todos os moldes estavam prontos, montamos os Puffs e com bastante fita enrolamos para não desmontar.




Em síntese segue o tutorial da confecção do puff:

1) Corte a parte superior da garrafa pet conforme a imagem abaixo.           
2) Como a intensão é reutilizar tudo sem deixar resíduo no meio ambiente, a parte da tampa não será desprezada. Você vai encaixá-la dentro da garrafa com a tampa virada para baixo colocando-a no fundo da garrafa.
3) Depois disso feito, coloque uma garrafa inteira (sem partir a parte superior) como se fosse encaixar essa garrafa dentro da outra. Depois do encaixe, passe a fita adesiva grossa para prender uma garrafa a outra.
4) Repite esse passo outras 15 vezes. Depois agrupe todos formando um quadrado conforme a imagem abaixo. Para segurar as garrafas e manter o formato do “quadrado” firme, não economize na fita adesiva grossa. Vai ser a fita que dará estabilidade ao pufe depois de pronto.
A base do puff está pronta! Agora por cima da base você deve colocar uma espuma, para ficar confortável para quem for sentar. A espuma pode ser fixada também com fita adesiva ou cola quente, se preferir. Depois é só encapá-lo. Existem várias possibilidades de capas como, por exemplo, de crochê e tecido. Esses materiais são bem confortáveis para o uso além de muito bonitos.



Clubista: Ana Júlia Raitz de Souza

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Experiências: Fazendo plástico!

O clube do dia 14 de abril foi um encontro diferente, fizemos dois experimentos muito interessante: plástico de batata e plástico de leite! Segue agora os materiais e métodos que utilizamos, que pegamos de um site muito interessante, o Manual do Mundo, confira aqui!


Plástico de Leite

Materiais:
  • 2 litros de leite
  • um pouco de vinagre de champanhe (até aparecer o "coalhado" do leite)
  • panela (para esquentar o leite)
  • um recipiente de vidro
  • um misturador (pode ser uma colher)
  • um pedaço de pano (velhinho, porque ele vai ficar fedido!)
Procedimentos:

Primeiramente, deve-se esquentar o leite em uma temperatura que não ferva;

Colocar o vinagre até perceber que cria o soro do leite;


Filtrar no pano até acabar de sair o líquido e então moldar.



Plástico de Batata

Materiais:
  • 8 batatas
  • 8 colheres de vinagre
  • 8 colheres de glicerina
  • Água
  • Corante
  • Liquidificador
  • Peneira fininha
Procedimentos:

Primeiramente, picar as batas e bater no liquidificador com água;


Coar a mistura, colocar água e deixar descansar por cerca de 20 minutos;

No fundo do recipiente ficará uma substância branca, e é isso que precisamos utilizar;

Colocar no fogo, quando virar uma "geleca" tirar e colocar em uma vasilha.



Aguardar por uma ou duas semanas e tchran, o plático está pronto!

Os nossos plásticos são biodegradáveis e, ao contrário dos comuns, permanece por pouco tempo na natureza, uma vez que os fungos e as bactérias ficam encarregados de "comer" e eliminar todo o material.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Projeto Sabão!

No dia 29 de outubro foi iniciado um novo projeto no Clube de Ciências Girassol, foi  questionado aos clubistas sobre o sabão, se eles sabiam do que é feito, porque limpa, como funciona, que tipos de sabão existem (como o sabão em pó e sabonete), se seus componentes são diferentes, entre outras perguntas. Foi concluído que o sabão limpa e que é um tensoativo. Também foi esclarecido cada tipo de sabão – sabão em pó, sabonete, detergente e sabão em barra – seus componentes, qual dá mais espuma, qual limpa melhor e qual polui menos o meio ambiente.


Foi feito uma amostra no dia 05 de novembro mas como em todo experimento científico nem sempre sai como esperamos e a receita não teve o resultado desejado mas nos ensinou a tentar novamente, trocamos também um dos ingredientes e na outra tentativa sai ótimo e com o resultado esperado.
A receita usada foi: Receita de sabão com sabão em pó

4 litros de óleo vegetal pós-consumo
2 litros de água
½ copo de sabão em pó – utilizamos um copo de 200 ml
1 quilo de soda cáustica (NaOH)
5 ml essência de óleo aromático
Bacia de plástico para misturar os ingredientes
Colher longa ou pá de madeira
formas para colocar o sabão para secar e dar forma
Produtos usados no primeira amostra
Produto final sem o resultado esperado
 Dia 19 de novembro foi refeito a mesma receita e teve o resultado esperado, foi armazenado em vasilhas e potes plástico para secagem e posteriormente embalagem para serem presenteados as pessoas que nos acompanham o semestre inteiro nos apoiando.
Potes para armazenar o sabão pronto

Etapa de misturar os ingredientes,fica quente sem usar fogo

Filtrando o óleo usado

Filtrando o óleo

Sabão no ponto, ficou ótimo!

Sabão sendo armazenado nos potes para secagem
Por fim mas não menos importante , no dia 26 de novembro foi o momento de embalar o sabão feito pelo clube mas com a ajuda do PIBID de Letras para preparar as etiquetas , ficou show!


Sabão embalado!

Entregando o sabão
Clube orgulhoso do trabalho concluído com sucesso!



terça-feira, 17 de novembro de 2015

EBEA - II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental

Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizado o II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, o EBEA, que é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), da Secretaria de Educação (Semed) e do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL).


Esse evento foi realizado na Uniasselvi e teve como objetivo promover a socialização de conhecimento sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente, produzidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade.

Os clubistas participaram do EBEA na quinta feira, onde puderam ir em oficinas, assistir apresentações e ver diversas exposições.






Cinco clubistas do nosso Clube de Ciências ficaram responsáveis pela Sala de Percepções, na qual quem quisesse participar era vendado e tinha que ir descaço. Cada um era guiado por uma das clubistas e iam pisando em diversos substratos, como areia, brita e folhas secas. Após isso, tinham que sentir cheiros, tocar em diversos itens, escutar sons, e adivinhar o que era cada item que percebiam. Todos que participaram gostaram muito!


 
 
Foi um evento muito importante e especial tanto para os clubistas tanto para os pibidianos. Nos divertimos e aprendemos muito!!!
 
 



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dinâmica: A decomposição do lixo

No clube do dia 24 de setembro fizemos uma dinâmica sobre a decomposição dos materiais que usamos em nosso dia a dia.

Iniciamos pedindo para que os clubistas dessem suas opiniões e palpites sobre o tempo de decomposição de determinados materiais e caso eles acertassem, ganhavam 10 pontos. Posteriormente falamos pra eles qual o tempo correto que cada material leva para se decompor, e assim eles viram que leva muito mais tempo do que eles imaginaram.

Após isso, fizemos um jogo da memória para melhor memorização.

Juntos, discutimos quanto tempo os materiais demoram pra se decompor, os prejuízos que isso traz ao meio ambiente e que nem nos damos conta disso. Também conversamos sobre medidas que podemos tomar para tentar minimizar a poluição em nosso ambiente e conscientizar para a reciclagem e reutilização dos materiais.


sábado, 21 de dezembro de 2013

Pesquisa Botânica

Aqui na escola houve um plantio de árvores nativas que foi doação da empresa Eletro Aço Altona de Blumenau e também teve a participação do biólogo José C. Sommer.
As espécies plantadas foram: cabeludinha, chal-chal, paineira, ingá, ipê-amarelo, ipê-rosa, aroeira, grumixama, pitanga, quaresmeira, chuva-de-ouro, jacarandá, salseiro, extremosa e camboatá! Para conhecermos mais sobre essas árvores fizemos uma pesquisa bibliográfica com livros, principalmente o “Árvores Brasileiras” do Harri Lorenzi.

Pesquisamos dados gerais sobre as plantas como: altura, como é a flor, o fruto, a folha, o caule e uma curiosidade sobre a espécie pesquisada. Para tanto, os alunos se sentaram em grupinhos, devido a quantidade de livros e também por que assim, um poderia ajudar o outro.

O objetivo desta atividade é de que mais tarde os clubistas possam compartilhar o que eles pesquisaram com os alunos das séries iniciais, até mais!

domingo, 15 de dezembro de 2013

Comida Plantada é Melhor Degustada

Nunca vi uma escola ter tanta horta assim! Culpa de quem? Culpa do Clube de Ciências, ué!

Esta atividade já estava sendo desenvolvida junto com o PIBID em 2012 (como vocês podem conferir em posts anteriores).

Esse ano tudo funcionou assim: preparamos a terra, fizemos sementeiras e fizemos vasos com garrafas PET. Tanto na terra do chão, quanto na dos vasos, as mudinhas cresceram e bonitas ficaram.

cortando garrafas para fazermos vasos

as sementeiras

limpando a horta



E as plantinhas quase prontas para serem colhidas!

Como os alfaces cresceram bem, a professora Ursula fez um lanche especial, justo no dia em que tivemos visita surpresa do professor Edson Schroeder. O Edson é biólogo, além de coordenador do PIBID - ciências, ele faz pesquisas sobre como a gente aprende e escreveu livros bem bacanas, como o Biodiversidade Catarinense!

É muito bom saber que temos um exemplo como ele ao nosso lado e que a nossa horta e apareça!

Até mais!