Mostrando postagens com marcador dinâmica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dinâmica. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 9 de março de 2017

Primeiro dia no clube

Dinâmica do balão do grupo vespertino
Este foi o nosso primeiro encontro de 2017 com os clubistas. Conversamos sobre o significado do nome GIRASSOL, que identifica o nosso clube (O Girassol é um conjunto de pequenas flores, assim, como o Girassol busca a luz solar, também o grupo, que representa o clube, busca o conhecimento científico.). A partir de uma dinâmica, verificamos o conhecimento dos clubistas com relação a cientistas, onde cada um recebeu um balão, e dentro dele havia uma questão, como por exemplo: “o que é ciência?”, “o que é preciso para ser cientista?”, "como é divulgado o trabalho científico?", entre outras. Cada clubista estourava o seu balão, lia e respondia a pergunta. No decorrer da dinâmica, muitos clubistas contribuíam com as respostas dos colegas e davam suas opiniões. Algumas das respostas que se destacaram foram: “O clube de ciências é onde estudamos tudo o que tem ciência”, “o cientista te ensina e te ajuda, não é maluco [...] Se todos fossem malucos, nós não teríamos as coisas que temos hoje”, “o clube de ciências serve para conscientizar as pessoas sobre os problemas do mundo”.
No início do encontro perguntamos para eles “por que vocês querem participar do clube?” e obtivemos várias respostas, como: “porque gosto de ciências”, “porque vi as imagens no mural e achava que era legal”, “porque quero ser cientista”, “porque queria conhecer o clube”.


Assistindo Laboratório de Dexter
 

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Entrevista na Comunidade

Hoje dia 11/08 saímos da escola para fazer algumas entrevistas sobre o gambá com pessoas que moram na comunidade. Foi super legal! Eu e a Emanuelle fomos da equipe do Alaor e da professora Ursula, a Jessica, Helena e Maria foram da equipe do Fábio e Morgana. Fomos na minha casa para entrevistar minha mãe e tomei um fanta uva. Voltamos para a escola às 10h. Nos encontramos no refeitório, reunimos as folhas e comemos alguns bis que o Alaor deu, por que a Helena acertou uma bolinha em um copo de água e acertou a pergunta do jogo que fizemos no encontro passado, depois fomos para casa.


Relato escrito pelo Clubista Jean Carlo Machado.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Conhecendo melhor as plantas



         Como de costume, o encontro iniciou com a leitura do relato do encontro passado feito pela clubista Katlin. Em seguida, realizamos uma dinâmica das cores, na qual foram extraídos corantes de plantas (Azaléia, Açaí, folhas de Mate, Açafrão, Urucum, Café). O objetivo era mostrar que é possível utilizar as plantas para fazer tintas. Os clubistas participaram fazendo novas cores, e cada um desenhou com estas tintas, deu supercerto!





         Dentro desta dinâmica, foi apresentado slides com informações sobre estas plantas utilizadas para fazer as tintas, e também, outras plantas (escolhidas pelos clubistas), apresentando suas características e curiosidades. A proposta destes slides era preencher, juntamente com os clubistas, uma tabela com questões como: nome científico, grupo (briófita, pteridófita, gimnosperma ou angiosperma), nativo, entre outros.



terça-feira, 19 de julho de 2016

Início do Clube Matutino



Neste ano, no Clube de Ciências Girassol, também formamos um grupo matutino, com encontros nas quintas-feiras. Iniciamos nossos estudos com o tema mosquitos.

                                       




Foram discutidas as diferenças entre inseticidas e repelentes. Então foi feita uma dinâmica sobre repelentes naturais, em que os clubistas deveriam relacionar o nome das plantas repelentes naturais conhecidas e sua foto. Os clubistas ainda escreveram sua primeira carta com várias perguntas referente aos inseticidas, está carta então foi enviada via e-mail para uma fábrica de inseticidas.
Resultado da dinâmica.
Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico em substâncias que são “odiadas” pelas moscas, mosquitos e pernilongos. Cultivar a citronela no jardim é aproveitar o seu poder repelente. Os clubistas plantaram algumas mudas de citronela na escola.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Primeiro encontro do ano!

No dia 31 de março foi iniciado oficialmente os encontros do Clube de Ciências Girassol.

O encontro foi marcado por apresentações dos Pibidianos, dos novos clubistas que se juntaram ao nosso grupo e de alguns que ainda permanecem conosco.

Para descontrair a galera, realizamos a dinâmica "Que bicho sou", a qual já realizamos uma vez no clube, que você pode conferir a postagem aqui.

A dinâmica consiste em colar um papel com um nome de algum animal na testa de todos os clubistas e pibidianos. Fizemos um círculo e cada um tinha sua chance para descobrir qual animal estava escrito em sua testa, fazendo perguntas que pudessem ser respondidas apenas com sim ou não.

Além de muito divertido, todos puderam interagir um com os outros.







terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dinâmica: A decomposição do lixo

No clube do dia 24 de setembro fizemos uma dinâmica sobre a decomposição dos materiais que usamos em nosso dia a dia.

Iniciamos pedindo para que os clubistas dessem suas opiniões e palpites sobre o tempo de decomposição de determinados materiais e caso eles acertassem, ganhavam 10 pontos. Posteriormente falamos pra eles qual o tempo correto que cada material leva para se decompor, e assim eles viram que leva muito mais tempo do que eles imaginaram.

Após isso, fizemos um jogo da memória para melhor memorização.

Juntos, discutimos quanto tempo os materiais demoram pra se decompor, os prejuízos que isso traz ao meio ambiente e que nem nos damos conta disso. Também conversamos sobre medidas que podemos tomar para tentar minimizar a poluição em nosso ambiente e conscientizar para a reciclagem e reutilização dos materiais.


terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dinâmica: Que bicho sou?

Olá pessoal!

Hoje vamos explicar uma dinâmica muito divertida que realizamos no dia 13.

Colocamos na testa dos clubistas e  dos Pibidianos um papel com o nome de um animal e cada um tinha que perguntar dicas para tentar adivinhar qual era seu bicho, nas quais as respostas podiam ser apenas sim ou não, mas as vezes foram feitas mímicas.

Foi uma dinâmica muito divertida e produtiva, pois serviu para que todos interagissem um com o outro.




domingo, 19 de julho de 2015

Mímica!

Materiais necessários para fazer a brincadeira.

Para começar a brincadeira escrevemos diversas palavras em pedaços de papel. Haviam palavras ligadas ao que estudamos, ligadas à ciência, coisas divertidas, profissões, animais, etc...

Dividimos a turma em duas equipes. Cada  integrante em sua vez retirava um papel do envelope e fazia a mímica escrita nele. A primeira equipe a acertar a mímica fazia um ponto.

Foi bem divertido. Realizamos esta dinâmica na biblioteca da escola, depois de termos pesquisado sobre os poríferos nos livros.

A equipe discutindo a mímica

Ana Julia fazendo a mímica para o restante do clube

Espero que goste de fazer na sua escola, ou em casa com seus amigos.

Até o próximo post!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Brincadeira: desenhando monstros

Olá pessoal!

Hoje vamos postar mais uma brincadeira que pode ser feita para dar uma descontraída.

Material necessário: o que normalmente existe dentro de uma sala de aula comum, como estudantes, quadro e giz, ou pincel se for desses quadros mais moderninhos.

Como proceder: um estudante vai ao quadro para começar a desenhar um monstrinho.
A regra é de que o estudante desenhe aquilo que os outros pedem para que ele desenhe. Exemplo:

- A cabeça do monstro tem que ser um barco
- O cabelo do monstro tem que ser de algas marinhas
- O corpo do monstro tem que ser uma vassoura
- Os pés de salsichão

E assim continua, você pode ir inventando do jeito que você quiser. Confira as fotos dos nossos monstrinhos:








Beijos, até o próximo post!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Desenhando um porquinho

Esta dinâmica é bem simples: é só pedir pra turma desenhar um porco de olhos fechados. Depois você pode fazer uma exposição de porquinhos no mural da sala de aula ou do corredor da escola.

Como você pode ver abaixo, alguns porquinhos receberam nomes. Veja também que se pode variar, escolhendo o que se quer desenhar e como.

Serve para descontrair depois de um dia cansativo de estudo, leitura e escrita.

Confira:
















FIM!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Karaokê!

Como atualmente uma das nossas frentes de trabalho é a rádio, fizemos uma atividade prévia pra animar o pessoal! Para soltarmos as nossas vozes e perdermos um tanto da nossa vergonha, fizemos uma tarde de karaokê e foi muito divertido!

Esta é uma atividade relativemente fácil de se fazer na escola se você tiver equipamento de som e um projetor para passar a letra das músicas. Nesta atividade baixamos músicas com letras do youtube e projetamos na parede da sala de aula. Confira:

Quem participou


Meninos e meninas cantando juntos


Soltando a voz

Só na cantoria

Também dançamos! Até a próxima!


terça-feira, 27 de maio de 2014

Dinâmica: Precisamos uns dos outros!

Essa dinâmica é bem simples de se fazer em qualquer turma da escola, além de ser divertida e gostosa ela nos dá uma lição.

Materiais necessários: Uma bala para cada participante.

Local: um espaço razoavelmente grande onde possamos fazer um círculo com o grupo de estudantes.

Descrição da atividade: primeiro fazemos um círculo e cada participante senta no chão com as mãos para trás. Cada um recebe uma bala e tenta abri-la, mas sem usar as suas mãos.

Na nossa tentativa apenas um participante conseguiu abrir a bala e comê-la sem as suas mãos. Mas foi um só, e este ainda comeu uns pedacinhos da embalagem e de capim! hahaha

Bom, é neste ponto que quem preparou a dinâmica entra com a fala:
-“Eu falei que vocês poderiam abrir a bala sem as SUAS mãos, mas vocês poderiam pedir ajuda aos seus colegas”.

Esta hora é a mais legal, pois é quando um ajuda o outro abrindo a bala e todos compartilham deste momento.


Enfim, fim! Seguem imagens abaixo:

Fazendo o círculo e distribuindo as balas. Cada um com a mão para trás!


E por fim o tão esperado momento da partilha!

sábado, 21 de dezembro de 2013

Dinâmica - Teia Alimentar

Discutimos sobre os seres vivos da Mata Atlântica e em seguida fizemos uma dinâmica sobre a cadeia, ou teia alimentar, utilizando de fio de um carretel.

Aplicamos a prática da seguinte maneira: cada aluno era um ser vivo, um era uma flor, outro um passarinho, outro um felino... e todos juntos formaram um círculo.



O primeiro aluno que era uma planta seria a base da cadeia, ele segurava a ponta do fio e passava para o segundo aluno que era um herbívoro, este passava para um terceiro aluno que era um predador  e depois disso o animal topo de cadeia passava para um parasita e assim por diante o carretel foi sendo passado.






Ao final formamos literalmente uma teia alimentar!

O que podemos tirar dessa prática: cada ser vivo é importante, se faltar um deles, se acaba com um pedaço da teia!