Mostrando postagens com marcador brincadeira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador brincadeira. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Primeiro encontro do ano!

No dia 31 de março foi iniciado oficialmente os encontros do Clube de Ciências Girassol.

O encontro foi marcado por apresentações dos Pibidianos, dos novos clubistas que se juntaram ao nosso grupo e de alguns que ainda permanecem conosco.

Para descontrair a galera, realizamos a dinâmica "Que bicho sou", a qual já realizamos uma vez no clube, que você pode conferir a postagem aqui.

A dinâmica consiste em colar um papel com um nome de algum animal na testa de todos os clubistas e pibidianos. Fizemos um círculo e cada um tinha sua chance para descobrir qual animal estava escrito em sua testa, fazendo perguntas que pudessem ser respondidas apenas com sim ou não.

Além de muito divertido, todos puderam interagir um com os outros.







terça-feira, 17 de novembro de 2015

EBEA - II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental

Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizado o II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, o EBEA, que é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), da Secretaria de Educação (Semed) e do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL).


Esse evento foi realizado na Uniasselvi e teve como objetivo promover a socialização de conhecimento sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente, produzidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade.

Os clubistas participaram do EBEA na quinta feira, onde puderam ir em oficinas, assistir apresentações e ver diversas exposições.






Cinco clubistas do nosso Clube de Ciências ficaram responsáveis pela Sala de Percepções, na qual quem quisesse participar era vendado e tinha que ir descaço. Cada um era guiado por uma das clubistas e iam pisando em diversos substratos, como areia, brita e folhas secas. Após isso, tinham que sentir cheiros, tocar em diversos itens, escutar sons, e adivinhar o que era cada item que percebiam. Todos que participaram gostaram muito!


 
 
Foi um evento muito importante e especial tanto para os clubistas tanto para os pibidianos. Nos divertimos e aprendemos muito!!!
 
 



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dinâmica: A decomposição do lixo

No clube do dia 24 de setembro fizemos uma dinâmica sobre a decomposição dos materiais que usamos em nosso dia a dia.

Iniciamos pedindo para que os clubistas dessem suas opiniões e palpites sobre o tempo de decomposição de determinados materiais e caso eles acertassem, ganhavam 10 pontos. Posteriormente falamos pra eles qual o tempo correto que cada material leva para se decompor, e assim eles viram que leva muito mais tempo do que eles imaginaram.

Após isso, fizemos um jogo da memória para melhor memorização.

Juntos, discutimos quanto tempo os materiais demoram pra se decompor, os prejuízos que isso traz ao meio ambiente e que nem nos damos conta disso. Também conversamos sobre medidas que podemos tomar para tentar minimizar a poluição em nosso ambiente e conscientizar para a reciclagem e reutilização dos materiais.


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Fazendo o Bob Esponja

Olá pessoal!!!

Hoje iremos falar sobre o encontro passado, do dia 20 de agosto, no qual fizemos o Bob Espoja!

Materiais necessários: esponja de lavar louça, palitos de churrasco ou de picolé, canudinho, EVA, cola quente, cartolina e canetinhas.

Foi muito divertido!!!






Os Bob's



terça-feira, 18 de agosto de 2015

Experiência: Foguete na garrafa

No dia 13 de agosto, com o auxilio dos Pibidianos, os clubistas confeccionaram um foguete.

Materiais necessários: garrafa PET, cartolina, rolha, linha, papel higiênico, bicarbonato de sódio e vinagre.

Fomos para o campo da escola fazer as reações.  Enrolamos no papel higiênico o bicarbonato de sódio e amarramos com linha. Dentro da garrafa colocamos vinagre e o papel enrolado sem encostar nele. Fechamos com a rolha, agitamos e saímos correndo de perto.

O contato do vinagre com o bicarbonato de sódio fez com que o foguete subisse. Foi muito divertido!







Dinâmica: Que bicho sou?

Olá pessoal!

Hoje vamos explicar uma dinâmica muito divertida que realizamos no dia 13.

Colocamos na testa dos clubistas e  dos Pibidianos um papel com o nome de um animal e cada um tinha que perguntar dicas para tentar adivinhar qual era seu bicho, nas quais as respostas podiam ser apenas sim ou não, mas as vezes foram feitas mímicas.

Foi uma dinâmica muito divertida e produtiva, pois serviu para que todos interagissem um com o outro.




domingo, 19 de julho de 2015

Mímica!

Materiais necessários para fazer a brincadeira.

Para começar a brincadeira escrevemos diversas palavras em pedaços de papel. Haviam palavras ligadas ao que estudamos, ligadas à ciência, coisas divertidas, profissões, animais, etc...

Dividimos a turma em duas equipes. Cada  integrante em sua vez retirava um papel do envelope e fazia a mímica escrita nele. A primeira equipe a acertar a mímica fazia um ponto.

Foi bem divertido. Realizamos esta dinâmica na biblioteca da escola, depois de termos pesquisado sobre os poríferos nos livros.

A equipe discutindo a mímica

Ana Julia fazendo a mímica para o restante do clube

Espero que goste de fazer na sua escola, ou em casa com seus amigos.

Até o próximo post!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Brincadeira: desenhando monstros

Olá pessoal!

Hoje vamos postar mais uma brincadeira que pode ser feita para dar uma descontraída.

Material necessário: o que normalmente existe dentro de uma sala de aula comum, como estudantes, quadro e giz, ou pincel se for desses quadros mais moderninhos.

Como proceder: um estudante vai ao quadro para começar a desenhar um monstrinho.
A regra é de que o estudante desenhe aquilo que os outros pedem para que ele desenhe. Exemplo:

- A cabeça do monstro tem que ser um barco
- O cabelo do monstro tem que ser de algas marinhas
- O corpo do monstro tem que ser uma vassoura
- Os pés de salsichão

E assim continua, você pode ir inventando do jeito que você quiser. Confira as fotos dos nossos monstrinhos:








Beijos, até o próximo post!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sobre o Bob Esponja e Animais Esponja

Neste último encontro, no dia 7 de maio, trabalhamos sobre o tema esponjas.

Esse tema foi escolhido por votação pelos clubistas, por que visamos um projeto de estudo do cientista Fritz Müller. As esponjas foram escolhidas dentre outros temas que o Fritz estudou, como as bromélias, a interação entre a embaúba e a formiga, crustáceos, mimetismo das borboletas, entre tantos outros... Pelo jeito nossos clubistas acham as esponjas animais muito interessantes e eles de fato são.

No encontro anterior, já havíamos começado o projeto fazendo uma pesquisa sobre as esponjas, um dos textos produzidos você pode ler aqui. Este foi feito pela Manuela, mas cada clubista fez seu próprio texto sobre poríferos.

Depois disso, fizemos uma brincadeira sobre os animais presentes no desenho do Bob Esponja, na qual os clubistas tinham que relacionar as características corpóreas e hábitos de vida dos animais de verdade com os personagens do desenho.







Para corrigir as respostas lemos um texto muito interessante da revista Mundo Estranho, que você pode ler aqui.

Depois disso vimos um episódio muito legal do Bob Esponja, que se chama Bolha de Grude, para relacionar com a atividade feita anteriormente. Como sempre projetamos nosso cine-ciências na parede da sala de aula, bem simples:




O intuito dessa atividade era de que os clubistas percebessem as características dos animais que vivem no mar, dentre eles, as esponjas, percebendo que os animais da realidade não são iguais aos do desenho. Também teve outra atividadezinha cujo exemplo segue abaixo:






Continuaremos escrevendo sobre mais atividades relacionadas as esponjas nos posts seguintes.
Até mais pessoal!

HEHEHEHEHEHEHEHEHEHE (fechando o post com a risada do Bob)

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Desenhando um porquinho

Esta dinâmica é bem simples: é só pedir pra turma desenhar um porco de olhos fechados. Depois você pode fazer uma exposição de porquinhos no mural da sala de aula ou do corredor da escola.

Como você pode ver abaixo, alguns porquinhos receberam nomes. Veja também que se pode variar, escolhendo o que se quer desenhar e como.

Serve para descontrair depois de um dia cansativo de estudo, leitura e escrita.

Confira:
















FIM!