Mostrando postagens com marcador pibid. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pibid. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Os mistérios do universo


Hoje o clube de ciências começou com o encontro diferente, partimos de uma conversa sobre nosso tema de estudo, o universo, que nos levou a pensar em várias ideias que poderíamos acrescentar na nossa Feira Amostral, além de que decidimos nosso tema para feira, que será: Os mistérios do universo.

            Em seguida discutimos, juntamente com slides, algumas informações e conceitos básicos sobre o universo. Tivemos um tempo de estudo, no qual os clubistas estavam pesquisando em livros todas as informações necessárias para a Feira, perguntando algumas dúvidas e criando ideias de dinâmicas.

            Por fim, fizemos uma dinâmica com os clubistas denominado de Jogo dos Planetas, ele tinha como objetivo acertar o copo com uma bolinha de tênis e responder uma pergunta, se acertasse, a equipe ganhava 1 ponto.



sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Caça ao tesouro

"Boa tarde, o encontro passado começou com o Kaio lendo o relato do encontro retrassado. Depois tivemos uma dinâmica de caça ao tesouro, que tinha 10 pistas espalhados pela escola, quando achamos o tesouro, nele estava escrito "Parabéns, que tal voltarmos para a sala?", quando nós chegamos na sala, tinha uma deliciosa sala de frutas. com suco de abacaxi e hortelã, antes da gente ir para o intervalo, o Quirino fez um sorteio dos livros que o Kaio trouxe do Rio de Janeiro sobre as Olimpíadas. Depois que voltamos do recreio, a professora Úrsula perguntou o que gostaríamos de estudar, fizemos uma votação, e o tema Universo ganhou. " (Clubista Karimy, 9º ano).



                                                                          Caça ao tesouro sobre plantas
 

                                                                                         Votação dos temas propostos para estudar

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Mural sobre as Plantas

Hoje, no dia 29 de setembro, foi a troca do mural. O clube vespertino estudou o tema plantas, então o mural foi baseado neste tema.
O mural contem informações básicas sobre as plantas: aponta raiz, caule e folhas e os grupos das plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). O mural também contou com um depoimento sobre o caça ao tesouro realizado:

"Tivemos uma dinâmica de caça ao tesouro, que tinha 10 pistas espalhados pela escola, quando achamos o tesouro, nele estava escrito "Parabéns, que tal voltarmos para a sala?", quando nós chegamos na sala, tinha uma deliciosa sala de frutas." (Clubista Karimy, 9º ano).

Foi feito uma árvore com folhas secas de verdade! Confira:



segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Fim do Estudo dos Gambás





No dia 08/09/16 no Clube de Ciências nós saímos da escola para colarmos informativos sobre gambás nos pontos de ônibus próximos à escola. 

Nos informativos estava escrito: PROCURADO VIVO, ai logo embaixo o desenho de um gambá, da clubista Jéssica , e depois estava escrito: LADRÃO FEDORENTO. O informativo ainda falava um pouco sobre os gambás como:  seu nome científico (Didelphis sp.) e também que o gambá não perdoa nenhuma fruta dando sopa, ou seja, nenhuma fruta por ai.
Por fim, as pibidianas Morgana e Jéssica foram no mercado para comprar um lanchinho para nós, quando chegamos na escola fomos fazer um piquenique embaixo de uma árvore. 

Relato escrito pela clubista Maria Clara Odorizzi.






quinta-feira, 2 de junho de 2016

Uma visita no Clube

No dia 12 de maio, o Clube de Ciências da manhã teve uma visita bem diferente: uma Pibidiana de outro subprojeto veio conhecer o nosso Clube. Ela escreveu o seguinte:

"Me chamo Andreia e participo do subprojeto Letras - Português do PIBID da FURB desde 2014. Desde 2015 atuo na E.B.M. Leoberto Leal e no dia 12/05/16 tive a oportunidade de acompanhar um dos encontros dos meus parceiros Pibidianos do Clube de Ciências da escola.

Foi uma manhã significativa para minha formação enquanto professora. Me fez relembrar as minhas aulas de ciências no ensino fundamental. A equipe toda, incluindo os clubistas, apresentaram gostar muito de estar no Clube, ver os estudantes tão empolgados por algo na escola é motivador".



quinta-feira, 28 de abril de 2016

Agora estamos na Rede Internacional de Clubes de Ciências!

Nosso clube agora está famoso! Estamos no site da Rede Internacional de Clubes de Ciências, no qual há clubes do Brasil, da Argentina, Bolívia, Paraguai, México e muitos outros! Confira o site aqui!


terça-feira, 17 de novembro de 2015

EBEA - II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental

Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizado o II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, o EBEA, que é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), da Secretaria de Educação (Semed) e do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL).


Esse evento foi realizado na Uniasselvi e teve como objetivo promover a socialização de conhecimento sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente, produzidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade.

Os clubistas participaram do EBEA na quinta feira, onde puderam ir em oficinas, assistir apresentações e ver diversas exposições.






Cinco clubistas do nosso Clube de Ciências ficaram responsáveis pela Sala de Percepções, na qual quem quisesse participar era vendado e tinha que ir descaço. Cada um era guiado por uma das clubistas e iam pisando em diversos substratos, como areia, brita e folhas secas. Após isso, tinham que sentir cheiros, tocar em diversos itens, escutar sons, e adivinhar o que era cada item que percebiam. Todos que participaram gostaram muito!


 
 
Foi um evento muito importante e especial tanto para os clubistas tanto para os pibidianos. Nos divertimos e aprendemos muito!!!
 
 



terça-feira, 1 de setembro de 2015

Novos Integrantes!

No encontro da semana passada, no dia 27 de agosto, os novos integrante do Pibid, Alaor e Felipe, foram apresentados ao grupo e os clubistas levaram eles pra conhecer toda a escola.

Os novos integrantes




A equipe completa

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Cine-Ciência: Divertida Mente

Olá! Estamos de férias no clube de ciências, porém o blog não. Sempre temos postagens acumuladas, pois há muito que pode ser escrito aqui.

Fazemos tantas coisas em um só dia que esquecemos de tomar nota e fotografar algumas vezes. Também acontece ao contrário, de batermos muitas fotos e não sabermos qual material selecionar.

Esta postagem é uma que eu não gostaria de deixar de registrar. Embora tenhamos assistido este filme a duas semanas atrás, ainda vale a divulgação tanto do filme, como da alegria de fazermos algo juntos.

Devo explicar que este foi um cine-ciência diferente. Havíamos combinado de fazer reunião dos pibidianos para planejar o encontro da semana no clube, como sempre fazemos. Depois de pensarmos nas atividades que seriam feitas, começarmos a tagarelar (também como sempre fazemos) e alguém do grupo começou a falar sobre filmes.  Quando nos demos conta, já estávamos verificando horários do cinema para assistirmos um filme juntos naquele mesmo dia.  Combinamos de assistir Divertida Mente, pois como o próprio título em português sugere, parecia ser divertido. Como não havia sido planejado anteriormente, apenas os pibidianos que estavam presentes no dia da reunião e a professora coordenadora do sub-projeto PIBID Ciências, Daniela Tomio, foram assistir.

Os camisas azuis invadem a sessão de cinema e compram pipoca também

Agora que você já sabe do contexto de porque assistimos este filme neste dia e somente  os pibidianos foram assistir, vamos falar do que interessa: o filme.

A história  se passa dentro da cabeça de uma menina chamada Riley. Dentro da cabeça dela moram os seus sentimentos, que controlam todas as ações do quotidiano da menina.




Assistindo o filme podemos aprender o quanto as emoções são importantes. Dependendo do que sentimos, tomamos atitudes que irão determinar diversos acontecimentos de nossas vidas.

Em uma aula de ciências sobre o sistema nervoso podemos aprender que há dois tipos de memória: a de curto  e a de longo prazo. Para que possamos relembrar de fatos que aconteceram com a gente, ou coisas que aprendemos, estas memórias precisam se tornar de longo prazo.

Também podemos perceber que aquilo que não utilizamos acaba caindo na zona do esquecimento, por isso para que possamos aprender/ lembrar, estas memórias precisam ser marcantes ou revistas constantemente.

Esperam que tenham gostado, um abraço e até o próximo post!


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Uma tentativa de desenho

Me perdoem amigos leitores, mas é que a vontade de desenhar é maior que o treino em desenho.
Aqui estão desenhadas as veteranas do PIBID na escola Leoberto Leal: Ana, Amanda, Joana, Patrícia e Deizi.



Beijo, caranguejo.

V Seminário PIBID-FURB

Nos dias 7 e 8 de novembro foi realizado na Universidade Regional de Blumenau - FURB o 5º Seminário PIBID, reunindo bolsistas de iniciação, surpervisores, coordenadores, colaboradores, estudantes e representantes da secretaria de ensino. Nesses dois dias aconteceram diversas atividades, no dia 7 tivemos a roda interdisciplinar de debates reunindo vários subprojetos para trocar ideias. No mesmo dia, a noite, aconteceu a Mostra de Trabalhos desenvolvidos pelos subprojetos.




 


Na manhã do dia 8, ocorreram as oficinas temáticas contando com a participação dos bolsistas. 




quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Clube em festa!

Neste início de semestre o Clube de Ciências Girassol comemora dois anos de parceria com o PIBID.
Estamos juntos nesta caminhada desde 2012, mas o Clube já existia desde o ano de 2009 aos cuidados da professora Ursula.
Com o PIBID as ações do Clube foram divididas aos cuidados de cada bolsista sob os olhares da professora supervisora Ursula. As dinâmicas basearam-se nos conhecimentos e vivências de cada um, que somados formaram um grupo unido com um objetivo em comum: construir o conhecimento através das práticas docentes. No começo os desafios foram imensos, porém juntos conseguimos aprender com as nossas limitações e superar expectativas.
O que dizer de nossos clubistas? Primeiramente não haveria clube sem os clubistas. Foi o interesse e a busca pelo saber destes estudantes que possibilitou a existência do Clube. Cada encontro foi diferente, cada membro contribuiu deixando a sua marca na história do Clube.
Agradecemos a professora Ursula pela dedicação e compreensão, aos professores Edson Schroeder e Daniela Tomio pelo incentivo e orientação, aos companheiros pibidianos e a todos que de alguma forma contribuíram.
Para comemorar esta data tão importante os pibidianos reuniram-se na FURB para mais um planejamento do Clube e fizeram uma confraternização. Confira:




terça-feira, 17 de junho de 2014

Projeto em andamento...


Devido à escolha dos clubistas, o tema “Vida dos anfíbios” tem sido investigado durante este semestre nas atividades do Clube de Ciências. Com pesquisas, observações, dinâmicas, leitura de imagens, vídeos, estamos estudando, coletivamente, o ciclo de vida, alimentação, reprodução, habitat, diferença entre “sapos, rãs, pererecas e salamandras” relacionando com a sua importância ecológica.

As atividades são planejadas considerando fundamentos da alfabetização científica e da educação ambiental.

O fechamento do projeto será em uma mostra científica na EBM Leoberto Leal. A mostra será dividida em espaços diferentes: o da leitura, cinema, descoberta dos sons, labirinto da alimentação e espaço do conhecimento.

Paralelo ao projeto realizar-se-á a construção de um ranário para acompanhar o desenvolvimento dos girinos.

Pibidianos planejando os próximos encontros

terça-feira, 10 de junho de 2014

Dia de estudo dos pibidianos

Nos últimos dias que se seguiram, devido à greve de professores da rede pública de ensino, refletimos sobre a profissão de um professor, mesmo que sejamos aprendizes.

Nesta última quinta-feira (05 de maio) nos reunimos no LIE da FURB para estudar e planejar os próximos encontros do clube.

Lemos o artigo intitulado:
Clubes de Ciências como Espaço de Alfabetização Científica e Ecoformação publicado no periódico Atos de Pesquisa em Educação.


Depois de lermos, as ideias pipocaram para que se promovam melhorias, com isso teremos novidades inclusive para o blog, que prevê maior participação dos clubistas e pibidianos.

Como sempre fechamos nossas considerações com uma foto, obrigado e até o próximo post!