Mostrando postagens com marcador plástico. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador plástico. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Personalizando nosso Puff

O encontro do dia 30 de junho de 2016 foi muito produtivo, fizemos todo o processo para a construção dos Puffs , incluindo a lavação das garrafas PETs, corte e encaixe das mesmas, seleção por tamanho iguais, passamos fita larga para deixa-las bem firmes e colocamos papelão em cima com EVA.




Depois, cada clubista recebeu um pedaço de pano branco para fazer um desenho livre e assim podermos confeccionar o primeiro Puff do clube personalizado por todos.



 



Teve até Pibidianas contribuindo com as artes para personalizar nosso Puff.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

VAMOS FAZER UM PUFF?

No encontro do dia 09 de junho confeccionamos puffs.

Iniciamos lavando as garrafas PETs para fazer nosso Puff, depois de todas as garrafas lavadas e quase secas, cada clubista pegou um par de garrafas para fazer um molde.
Quando todos os moldes estavam prontos, montamos os Puffs e com bastante fita enrolamos para não desmontar.




Em síntese segue o tutorial da confecção do puff:

1) Corte a parte superior da garrafa pet conforme a imagem abaixo.           
2) Como a intensão é reutilizar tudo sem deixar resíduo no meio ambiente, a parte da tampa não será desprezada. Você vai encaixá-la dentro da garrafa com a tampa virada para baixo colocando-a no fundo da garrafa.
3) Depois disso feito, coloque uma garrafa inteira (sem partir a parte superior) como se fosse encaixar essa garrafa dentro da outra. Depois do encaixe, passe a fita adesiva grossa para prender uma garrafa a outra.
4) Repite esse passo outras 15 vezes. Depois agrupe todos formando um quadrado conforme a imagem abaixo. Para segurar as garrafas e manter o formato do “quadrado” firme, não economize na fita adesiva grossa. Vai ser a fita que dará estabilidade ao pufe depois de pronto.
A base do puff está pronta! Agora por cima da base você deve colocar uma espuma, para ficar confortável para quem for sentar. A espuma pode ser fixada também com fita adesiva ou cola quente, se preferir. Depois é só encapá-lo. Existem várias possibilidades de capas como, por exemplo, de crochê e tecido. Esses materiais são bem confortáveis para o uso além de muito bonitos.



Clubista: Ana Júlia Raitz de Souza

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Descobrindo o que aconteceu com nosso plástico de leite: FUNGOS!

O plástico de leite que fizemos (confira aqui e também aqui) no Clube de Ciências pegou fungos!!!
Nossa clubista, Camillie Marcelle, fez um relato do que aconteceu no encontro do dia 12 de maio:


CONHECENDO MELHOR OS FUNGOS

O encontro de hoje foi muito legal, tivemos a presença do pesquisador Felipe Bittencourt, que falou sobre fungos. Ele levou alguns fungos, que observamos no microscópio.







Alguns tinham a forma de bolinhas, que são as leveduras, compostas por células e são mais comuns...


...já outros, tinham a forma de um galho de árvore, que são os filamentos. Ao contrário das leveduras, que são compostas por células, os filamentos são compostos por hifas.





O Felipe também passou slides com alguns fungos, sendo principalmente os cogumelos, um que me chamou bastante a atenção foi o fungo que cresce em insetos, um exemplo é o Ophiocordyceps sp., que cresce na formiga. Esse fungo cai na formiga e começa a crescer dentro dela, fazendo com que a mesma tenha comportamentos estranhos e assim as outras a expulsam do formigueiro. Ela fica andando pela floresta e quando sobe em uma árvore, ela morde uma folha, morre e o fungo toma conta dela.






Existem fungos de várias cores e alguns até parecem flores, eles se desenvolvem nos mais variados lugares, tanto em comida como roupas, nas casas, florestas, entre outros.

Todos gostaram muito e para finalizar, saímos pelo campo da escola para procurar fungos, o que mais achamos foi cogumelos, lembrando que alguns são comestíveis, mas não devemos comer qualquer um pois alguns são tóxicos, podendo levar a morte, o mais correto é comprar no mercado.











Existem muitos tipos de fungos, o exemplo de um é o véu de noiva, que aparece e desaparece em questão de horas. Esse encontro foi por causa do fungo que deu em nosso plástico orgânico. Enfim, o clube foi muito divertido. :)


Desenho da Clubista Camillie


quinta-feira, 12 de maio de 2016

O RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS

Estão curiosos para saber se realmente é possível fazer plástico de batatas e do leite? 
Então vamos aos resultados!!!



Vejam como o plástico feito de batata ficou legal! Ficou bem fininho e maleável. Todos aprovaram esse plástico biodegradável!


Vish! O que aconteceu com nosso plástico feito de leite? Parece que foi colonizado por algum microorganismo... aguardem as próximas postagens para descobrir o que aconteceu aqui!
Apesar dessa peça maior ter sido afetada, as peças menores deram certo. Elas ficaram bem legais e resistentes, até pisamos em cima para testar quanto tempo demoraria pra quebrar...e não é que demorou um monte?

E relembrando, os plásticos que fizemos em nossos experimentos são biodegradáveis, ou ou seja, fungos e bactérias por exemplo, podem degradar esse tipo de material, assim ele não fica por tantos anos na natureza.
E falando sobre isso, já assistiram a reportagem " Sopa Plástica: o Lixão do Pacífico"? É um vídeo bem legal falando sobre os estragos que o plástico traz para o meio ambiente, exemplificando com o efeito do descarte incorreto que afeta os oceanos. 

Para entender melhor sobre a degradação do plástico começamos a fazer um experimento: enterramos alguns pedacinhos dos plásticos que fizemos a partir da batata e do leite, um plástico de bala, um pedaço de um pacote e um pedaço de papel e um de PET. No dia 02 de junho iremos olhar como está o processo de degradação dos nossos materiais, acompanhe nosso blog para ver esses resultados!


Ao final do nosso encontro, os clubistas foram informados de que haveria uma nova pibidiana no grupo e eles foram desafiados a adivinhar o seu nome e como ela é. Será que eles acertaram??


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Experiências: Fazendo plástico!

O clube do dia 14 de abril foi um encontro diferente, fizemos dois experimentos muito interessante: plástico de batata e plástico de leite! Segue agora os materiais e métodos que utilizamos, que pegamos de um site muito interessante, o Manual do Mundo, confira aqui!


Plástico de Leite

Materiais:
  • 2 litros de leite
  • um pouco de vinagre de champanhe (até aparecer o "coalhado" do leite)
  • panela (para esquentar o leite)
  • um recipiente de vidro
  • um misturador (pode ser uma colher)
  • um pedaço de pano (velhinho, porque ele vai ficar fedido!)
Procedimentos:

Primeiramente, deve-se esquentar o leite em uma temperatura que não ferva;

Colocar o vinagre até perceber que cria o soro do leite;


Filtrar no pano até acabar de sair o líquido e então moldar.



Plástico de Batata

Materiais:
  • 8 batatas
  • 8 colheres de vinagre
  • 8 colheres de glicerina
  • Água
  • Corante
  • Liquidificador
  • Peneira fininha
Procedimentos:

Primeiramente, picar as batas e bater no liquidificador com água;


Coar a mistura, colocar água e deixar descansar por cerca de 20 minutos;

No fundo do recipiente ficará uma substância branca, e é isso que precisamos utilizar;

Colocar no fogo, quando virar uma "geleca" tirar e colocar em uma vasilha.



Aguardar por uma ou duas semanas e tchran, o plático está pronto!

Os nossos plásticos são biodegradáveis e, ao contrário dos comuns, permanece por pouco tempo na natureza, uma vez que os fungos e as bactérias ficam encarregados de "comer" e eliminar todo o material.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Conhecendo os plásticos

Iniciamos o encontro do dia 07 de abril com a apresentação dos novos clubistas e observamos no microscópio uma aranha encontrada no Clube de Ciências da manhã.

Após isso, foi apresentado slides sobre cadernos de cientistas, explicamos porque um(a) cientista escreve, para que(m) ele escreve e o que. Depois que os clubistas compreenderam a importância de anotações, conversamos sobre o caderno de relatos do Clube de Ciências, o qual cada um escrever uma vez o relato do dia, e também falamos do caderno que cada um deve ter para fazer suas anotações, quem ainda não tinha, ganhou um.

Na sequência, foi apresentado slides de diferentes espaços de aprendizagem, ideias que podemos utilizar para personalizar a sala.

A clubista Camille havia levado para o encontro um “Puff” feito de garrafas PET, então tiramos a capa de tecido e observamos como ele era por dentro, como foi feito o encaixe das garrafas e o acabamento.


Foi iniciado então o tema plástico. Pedimos para que os clubistas anotassem no caderno tudo o que achavam que era feito de plástico na sala e fizemos uma lista no quadro.




Depois do intervalo, foi perguntado aos clubistas como eles separariam o plástico. Várias ideias surgiram, como por tamanho, cor, espessura, resistência, textura, entre outros.

Após o diagnóstico que fizemos com eles, foi apresentado slides sobre os diferentes tipos de plástico existentes. Para ver se eles compreenderam, foram divididos em quatro grupos, e cada grupo procurou plásticos em diferentes locais na escola (sala dos professores, biblioteca, sala de educação física e sala de informática) para identificar e anotar no caderno os tipos de plásticos encontrados.