Mostrando postagens com marcador animais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador animais. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Resultado do Concurso Fotográfico!

As 15 melhores fotos que estiveram expostas no mural da escola foram votadas pelos estudantes e funcionários  no dia 16 de junho com os seguintes resultados:


1º lugar: Camille Bertolino de Andrade - 8º ano B (154 votos)


2º lugar: Marcely Batistoti  Fraga -   8º ano  D (113 votos)


3º lugar:  Isabelle  Louise  Batista   Weber  - 9º ano  A (76 votos)


Concurso Fotográfico!

No mês do meio ambiente o “Junho Verde”, a E.B.M. Leoberto Leal promoveu algumas atividades voltadas às questões ambientais e dentre elas destacou o primeiro Concurso Fotográfico promovido pelo Clube de Ciências em parceria com o subprojeto Pibid/Biologia (FURB) e demais professores de Ciências da escola. O presente “Concurso” foi destinado para os alunos de 6º a 9º ano e integrantes do Clube de Ciências. Este “Concurso” de fotografia teve como objetivo trabalhar o tema: “Ser Vivo”, com fotos que pudessem despertar novos talentos fotográficos, bem como trabalhar inteligências múltiplas e desenvolver a sensibilidade do educando, fazendo-o perceber o espaço natural da escola.

Foram selecionadas as 15 melhores fotos que estiveram expostas no mural da escola, veja a seguir:

















quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cine-ciências: Happy Feet

O filme Happy Feet conta a história de Mano, um pinguim um pouco diferente dos demais. Entre os pinguins imperador, você apenas é alguém se souber cantar. Isto causa grande preocupação a Mano, considerado o pior cantor de todos os pinguins e também um grande sapateador.
 
 
Norma Jean, sua mãe, gosta do sapateado de Mano, mas Memphis, seu pai, acha que "isto não é coisa de pinguim". Além disso, seus pais sabem que caso Mano não encontre sua "canção do coração" ele talvez nunca encontre o verdadeiro amor. Muitos pinguins não gostam de Mano, então ele é expulso de seu grupo. Mano faz novos amigos e com eles vive grandes aventuras e descobertas muito importantes.
 
 
O filme foi muito legal e divertido, mas além disso, e o mais importante, pudemos ver o efeito da ação humana nos animais e no planeta.
 
 

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Primeiro encontro do ano!

No dia 31 de março foi iniciado oficialmente os encontros do Clube de Ciências Girassol.

O encontro foi marcado por apresentações dos Pibidianos, dos novos clubistas que se juntaram ao nosso grupo e de alguns que ainda permanecem conosco.

Para descontrair a galera, realizamos a dinâmica "Que bicho sou", a qual já realizamos uma vez no clube, que você pode conferir a postagem aqui.

A dinâmica consiste em colar um papel com um nome de algum animal na testa de todos os clubistas e pibidianos. Fizemos um círculo e cada um tinha sua chance para descobrir qual animal estava escrito em sua testa, fazendo perguntas que pudessem ser respondidas apenas com sim ou não.

Além de muito divertido, todos puderam interagir um com os outros.







quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Fazendo o Bob Esponja

Olá pessoal!!!

Hoje iremos falar sobre o encontro passado, do dia 20 de agosto, no qual fizemos o Bob Espoja!

Materiais necessários: esponja de lavar louça, palitos de churrasco ou de picolé, canudinho, EVA, cola quente, cartolina e canetinhas.

Foi muito divertido!!!






Os Bob's



terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dinâmica: Que bicho sou?

Olá pessoal!

Hoje vamos explicar uma dinâmica muito divertida que realizamos no dia 13.

Colocamos na testa dos clubistas e  dos Pibidianos um papel com o nome de um animal e cada um tinha que perguntar dicas para tentar adivinhar qual era seu bicho, nas quais as respostas podiam ser apenas sim ou não, mas as vezes foram feitas mímicas.

Foi uma dinâmica muito divertida e produtiva, pois serviu para que todos interagissem um com o outro.




quarta-feira, 8 de julho de 2015

Observando esponjas

Tivemos no clube uma atividade prática sobre observação de diferentes espécies de poríferos para observarmos a diversidade destes animais com o auxílio de uma lupa eletrônica.

O fotógrafo (Ana) não se acostumou com câmeras modernas e ainda pôs os dedos na lente, puxa vida!

Alguns dos exemplares de poríferos que foram visualizados

Ana Julia fazendo o registro.

Camillie fazendo o registro das esponjas que observou

Dentre os exemplares que foram levados ao clube, três foram selecionados para serem descritos e desenhados, afim de serem comparados.






O que observamos:

Cada uma tem um formato diferente.
Elas não tem cores vivas por causa do álcool utilizado para preservá-las.
Eu vi que tem centenas de poros que são pequenos buracos.
As características delas são diferentes:
1: É bem mole. A textura é molhada, parece uma espuma.
2: É igual a uma pedra. A textura dela é seca pois está fora do álcool.
3: Parece um chiclete. É macia.

Com esta prática percebemos que existem esponjas com diferentes morfologias e texturas,  características que diferenciam as espécies. Também observamos que existem diferentes meios de preservar as esponjas que podem ser em meio seco, ou líquido. O mais importante da prática foi aprender a observar e registrar, um dos métodos científicos utilizados para aqueles que estudam os poríferos.

Até mais!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Experiência: como as esponjas comem?

Semana passada trabalhamos com o tema esponjas, mas não coube tanta atividade feita num só dia em um post só, ficaria muito comprido.

Deixando de lado as justificativas das postagens, vamos aos fatos que interessam: que experiência é essa? Como é que faz? Caro leitor, te conto a seguir.

Materiais necessários:

*Uma bacia
*Uma esponja (pode ser de louça ou de banho)
*Um jarro
*Água
*Pó de café
*Colher

Como se faz: primeiro você mistura o pó de café com a água dentro do jarro, mexendo com a colher. Em seguida você joga essa mistura em cima da esponja para ver o que acontece. Utilize a bacia embaixo do local onde você vai fazer isso, ela serve pra não fazer lambança. Ó a foto, ela explica bem:

Percebam que não fizemos nossa mistura com uma colher, mas improvisamos com um pincel.

Resultados: a água passa pela esponja, mas o pó de café não.

Reflexões: do mesmo modo que a esponja de louça filtrou os grânulos de pó de café que eram muito grandes, uma esponja animal também irá filtrar as partículas de alimento presentes na água, deixando que passem apenas as partículas menores.

Espero que você tenha gostado. Até!

quinta-feira, 30 de abril de 2015

O que são esponjas?

Os poríferos ou esponjas são organismos simples. Não possuem órgãos ou sistemas e pertencem ao reino Animalia. 
Esponjas são animais aquáticos, podendo ser de água doce ou salgada. Sim animais, podem ser muito confundidos com algas ou  plantas aquáticas.
Em geral formam moradia fixadas em rochas  em que possam estabelecer  sua colônia, sendo elas de  cores, tamanhos e formas diferentes.
Hoje em dia as esponjas utilizadas para banho são sintéticas, todavia, no passado, era usado o esqueleto das esponjas marinhas, para o banho ou para a limpeza da casa.
Por serem organismos simples, não possuem sistema digestor ou qualquer coisa do gênero. Por isso, alimentam-se pela filtração da água, bombeando a mesma através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas células.


 
Texto feito por Manuela de Deus, 9º ano A.