Mostrando postagens com marcador ecologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ecologia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 14 de julho de 2016

100 EM 1 DIA na Leoberto Leal!

No dia 11 de junho ocorreram várias ações na cidade de Blumenau, devido a Semana do Meio Ambiente, com várias intervenções do 100em1Dia, as quais nossa escola, e também os clubistas do Clube de Ciências Girassol, participaram.


Ocorreram muitas ações no bairro Salto do Norte e na nossa escola. Houve a Caminhada entre Bairros pela Saúde (confira aqui), que ao chegarem, foram recepcionados pela Banda Musical da escola (veja aqui). Houve o Art Attack, no qual um grupo de grafiteiros fizeram sua arte no muro da escola (confira aqui) e também a Distribuição de Mudas de Plantas (veja aqui), que ficou sob a responsabilidade do Clube de Ciências. Foi um dia muito prazeroso e divertido, e também muito importante!

Clubistas animados para iniciar a distribuição das mudas!

Distribuindo as mudas para a comunidade do bairro Salto do Norte





quinta-feira, 7 de julho de 2016

Trilha da percepção ecológica

A trilha da percepção ecológica foi uma atividade elaborada, sob a orientação do professor Celso (professor articulador do projeto Escola Sustentável) para o mês do Meio Ambiente- Junho Verde, onde clubistas e bolsista ID, Bruna, participaram orientando os alunos da escola. O objetivo desta atividade era mostrar a quantidade de lixo encontrado no meio ambiente, por isso, a trilha foi feita no bosque da escola, onde distribuímos lixo propositalmente – como plásticos, garrafas PETs, produtos manufaturados – no decorrer da trilha. Foi proposto que os alunos passassem e contassem a quantidade de lixo presente na trilha. Por fim, foi realizada uma breve explicação sobre o lixo no meio ambiente, para conscientizar os alunos sobre o descarte correto e ecológico (este tema será abordado em sala de aula pelos professores das turmas que participaram da trilha).



quinta-feira, 12 de maio de 2016

O RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS

Estão curiosos para saber se realmente é possível fazer plástico de batatas e do leite? 
Então vamos aos resultados!!!



Vejam como o plástico feito de batata ficou legal! Ficou bem fininho e maleável. Todos aprovaram esse plástico biodegradável!


Vish! O que aconteceu com nosso plástico feito de leite? Parece que foi colonizado por algum microorganismo... aguardem as próximas postagens para descobrir o que aconteceu aqui!
Apesar dessa peça maior ter sido afetada, as peças menores deram certo. Elas ficaram bem legais e resistentes, até pisamos em cima para testar quanto tempo demoraria pra quebrar...e não é que demorou um monte?

E relembrando, os plásticos que fizemos em nossos experimentos são biodegradáveis, ou ou seja, fungos e bactérias por exemplo, podem degradar esse tipo de material, assim ele não fica por tantos anos na natureza.
E falando sobre isso, já assistiram a reportagem " Sopa Plástica: o Lixão do Pacífico"? É um vídeo bem legal falando sobre os estragos que o plástico traz para o meio ambiente, exemplificando com o efeito do descarte incorreto que afeta os oceanos. 

Para entender melhor sobre a degradação do plástico começamos a fazer um experimento: enterramos alguns pedacinhos dos plásticos que fizemos a partir da batata e do leite, um plástico de bala, um pedaço de um pacote e um pedaço de papel e um de PET. No dia 02 de junho iremos olhar como está o processo de degradação dos nossos materiais, acompanhe nosso blog para ver esses resultados!


Ao final do nosso encontro, os clubistas foram informados de que haveria uma nova pibidiana no grupo e eles foram desafiados a adivinhar o seu nome e como ela é. Será que eles acertaram??


terça-feira, 17 de novembro de 2015

EBEA - II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental

Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizado o II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, o EBEA, que é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), da Secretaria de Educação (Semed) e do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL).


Esse evento foi realizado na Uniasselvi e teve como objetivo promover a socialização de conhecimento sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente, produzidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade.

Os clubistas participaram do EBEA na quinta feira, onde puderam ir em oficinas, assistir apresentações e ver diversas exposições.






Cinco clubistas do nosso Clube de Ciências ficaram responsáveis pela Sala de Percepções, na qual quem quisesse participar era vendado e tinha que ir descaço. Cada um era guiado por uma das clubistas e iam pisando em diversos substratos, como areia, brita e folhas secas. Após isso, tinham que sentir cheiros, tocar em diversos itens, escutar sons, e adivinhar o que era cada item que percebiam. Todos que participaram gostaram muito!


 
 
Foi um evento muito importante e especial tanto para os clubistas tanto para os pibidianos. Nos divertimos e aprendemos muito!!!
 
 



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dinâmica: A decomposição do lixo

No clube do dia 24 de setembro fizemos uma dinâmica sobre a decomposição dos materiais que usamos em nosso dia a dia.

Iniciamos pedindo para que os clubistas dessem suas opiniões e palpites sobre o tempo de decomposição de determinados materiais e caso eles acertassem, ganhavam 10 pontos. Posteriormente falamos pra eles qual o tempo correto que cada material leva para se decompor, e assim eles viram que leva muito mais tempo do que eles imaginaram.

Após isso, fizemos um jogo da memória para melhor memorização.

Juntos, discutimos quanto tempo os materiais demoram pra se decompor, os prejuízos que isso traz ao meio ambiente e que nem nos damos conta disso. Também conversamos sobre medidas que podemos tomar para tentar minimizar a poluição em nosso ambiente e conscientizar para a reciclagem e reutilização dos materiais.


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cine-Ciência: Wall-E

No dia 27 de agosto assistimos o filme Wall-E.

A história do filme conta que após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças.

Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Partindo do tema ecologia, abordamos os clubistas com algumas questões relacionadas ao assunto.

 

 






Espero que tenham gostado, um abraço e até o próximo post!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Quero-Quero na Escola

Os Clubistas que estão trabalhando com o tema "Quero-quero na escola" estão realizando várias atividades sobre o Quero-quero, uma delas foi a roda de conversa com os clubistas e a leitura do texto "Quando crescer vou ser Ornitólogo" que rendeu ótimas curiosidades, e uma conversa super legal.
 Apesar de não ter nenhum Quero-quero na escola, o envolvimento dos clubistas na busca do ninho foi muito prazerosa.  


Roda de conversa e leitura do texto “Quando crescer vou ser Ornitólogo” 
Procurando ninho de Quero-Quero na escola.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Dinâmica - Teia Alimentar

Discutimos sobre os seres vivos da Mata Atlântica e em seguida fizemos uma dinâmica sobre a cadeia, ou teia alimentar, utilizando de fio de um carretel.

Aplicamos a prática da seguinte maneira: cada aluno era um ser vivo, um era uma flor, outro um passarinho, outro um felino... e todos juntos formaram um círculo.



O primeiro aluno que era uma planta seria a base da cadeia, ele segurava a ponta do fio e passava para o segundo aluno que era um herbívoro, este passava para um terceiro aluno que era um predador  e depois disso o animal topo de cadeia passava para um parasita e assim por diante o carretel foi sendo passado.






Ao final formamos literalmente uma teia alimentar!

O que podemos tirar dessa prática: cada ser vivo é importante, se faltar um deles, se acaba com um pedaço da teia!

Aprendendo as Relações Ecológicas Entre os Seres Vivos - Predador e Presa

Bem essa atividade é muito simples de se fazer se você tiver na sua escola um pátio bem grande com árvores e vegetação, assim como é na Leoberto Leal.

A brincadeira é bem simples: um dos alunos é o predador. Ele terá de encontrar e capturar as presas, que serão os demais alunos. É semelhante ao esconde-esconde, porém neste caso, a brincadeira se torna mais reflexiva. Ao final, terá de se fazer questionamentos com os alunos:

- Que características precisa ter uma presa para não ser encontrada?
- Que locais são melhores para se esconder?
- Quem estava usando roupa colorida foi encontrado antes?
- Vocês usaram camuflagem?
- Como vocês se sentiram sendo uma presa?
- E se tirássemos a vegetação, conseguiríamos nos esconder?

Essa brincadeira pode ser melhor explicada no livro “Orientando a Criança Para Amar a Terra”. É um livro muito bonito, vale a pena ser lido por pais, professores e estudantes de licenciatura!

Seria legal se outro clube de ciências ou outra turma de escola tentasse fazer essa brincadeira e nos contasse como foi.

Por que brincando se cria gosto e apego e com isso se aprende bem mais, até mais!