Mostrando postagens com marcador Clubes de Ciências. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Clubes de Ciências. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Construção de um Vulcão

          O tema atual de investigação do Clube de Ciências matutino, são os Fenômenos Naturais. Então construímos nosso próprio vulcão, para podermos entender mais sobre o vulcanismo.

            Para você montar seu vulcão você vai precisar de: 3kg de argila que você pode comprar em qualquer floricultura; um suporte de madeira ou papelão para moldar o seu vulcão em cima dele; tintas guache para colorir seu vulcão; corante alimentício na cor vermelha; vinagredetergente; e bicarbonato de sódio

Montando o vulcão:

  • Primeiro você irá cortar o suporte no tamanho desejado (aconselhamos ter uma medida mínima de 30cm X 30cm);
  • Segundo você irá moldar, em cima do suporte, e montar seu vulcão utilizando a argila (é bom começar pela base e depois ir moldando a forma do vulcão);
  • Terceiro deixe-o secando por no mínimo um dia;
  • Após seu vulcão estar seco chegou a hora de pintá-lo, você pode utilizar as cores que quiser, e deixe-o secando novamente;
  • Após a tintar estar totalmente seca, chegou a hora da experiência, você irá precisar colocar duas colher de sopa bem cheias de bicarbonato de sódio dentro de seu vulcão;
  • Depois disso, encha um copo com cerca de meio copo de vinagre, com um fio de detergente e algumas gotas de corante vermelho e derrame dentro do vulcão, onde já continha o bicarbonato de sódio.


E então espere a ciência acontecer conforme o vídeo abaixo:



segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Fim do Estudo dos Gambás





No dia 08/09/16 no Clube de Ciências nós saímos da escola para colarmos informativos sobre gambás nos pontos de ônibus próximos à escola. 

Nos informativos estava escrito: PROCURADO VIVO, ai logo embaixo o desenho de um gambá, da clubista Jéssica , e depois estava escrito: LADRÃO FEDORENTO. O informativo ainda falava um pouco sobre os gambás como:  seu nome científico (Didelphis sp.) e também que o gambá não perdoa nenhuma fruta dando sopa, ou seja, nenhuma fruta por ai.
Por fim, as pibidianas Morgana e Jéssica foram no mercado para comprar um lanchinho para nós, quando chegamos na escola fomos fazer um piquenique embaixo de uma árvore. 

Relato escrito pela clubista Maria Clara Odorizzi.






sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Entrevista na Comunidade

Hoje dia 11/08 saímos da escola para fazer algumas entrevistas sobre o gambá com pessoas que moram na comunidade. Foi super legal! Eu e a Emanuelle fomos da equipe do Alaor e da professora Ursula, a Jessica, Helena e Maria foram da equipe do Fábio e Morgana. Fomos na minha casa para entrevistar minha mãe e tomei um fanta uva. Voltamos para a escola às 10h. Nos encontramos no refeitório, reunimos as folhas e comemos alguns bis que o Alaor deu, por que a Helena acertou uma bolinha em um copo de água e acertou a pergunta do jogo que fizemos no encontro passado, depois fomos para casa.


Relato escrito pelo Clubista Jean Carlo Machado.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Sucessos Matutino!

          A participação da clubista Emanuelle no clube de ciências Girassol/matutino demonstra como o clube tem sido bem aceito e querido pelos clubistas, basta dar uma olhada no capricho do caderno da Emanuelle. Com certeza é uma personalização de capa e contracapa digna de uma futura cientista.


Capa do caderno da clubista Emanuelle

Contracapa do caderno da clubista Emanuelle

terça-feira, 19 de julho de 2016

Início do Clube Matutino



Neste ano, no Clube de Ciências Girassol, também formamos um grupo matutino, com encontros nas quintas-feiras. Iniciamos nossos estudos com o tema mosquitos.

                                       




Foram discutidas as diferenças entre inseticidas e repelentes. Então foi feita uma dinâmica sobre repelentes naturais, em que os clubistas deveriam relacionar o nome das plantas repelentes naturais conhecidas e sua foto. Os clubistas ainda escreveram sua primeira carta com várias perguntas referente aos inseticidas, está carta então foi enviada via e-mail para uma fábrica de inseticidas.
Resultado da dinâmica.
Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico em substâncias que são “odiadas” pelas moscas, mosquitos e pernilongos. Cultivar a citronela no jardim é aproveitar o seu poder repelente. Os clubistas plantaram algumas mudas de citronela na escola.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

100 EM 1 DIA na Leoberto Leal!

No dia 11 de junho ocorreram várias ações na cidade de Blumenau, devido a Semana do Meio Ambiente, com várias intervenções do 100em1Dia, as quais nossa escola, e também os clubistas do Clube de Ciências Girassol, participaram.


Ocorreram muitas ações no bairro Salto do Norte e na nossa escola. Houve a Caminhada entre Bairros pela Saúde (confira aqui), que ao chegarem, foram recepcionados pela Banda Musical da escola (veja aqui). Houve o Art Attack, no qual um grupo de grafiteiros fizeram sua arte no muro da escola (confira aqui) e também a Distribuição de Mudas de Plantas (veja aqui), que ficou sob a responsabilidade do Clube de Ciências. Foi um dia muito prazeroso e divertido, e também muito importante!

Clubistas animados para iniciar a distribuição das mudas!

Distribuindo as mudas para a comunidade do bairro Salto do Norte





quinta-feira, 7 de julho de 2016

Resultado do Concurso Fotográfico!

As 15 melhores fotos que estiveram expostas no mural da escola foram votadas pelos estudantes e funcionários  no dia 16 de junho com os seguintes resultados:


1º lugar: Camille Bertolino de Andrade - 8º ano B (154 votos)


2º lugar: Marcely Batistoti  Fraga -   8º ano  D (113 votos)


3º lugar:  Isabelle  Louise  Batista   Weber  - 9º ano  A (76 votos)


Concurso Fotográfico!

No mês do meio ambiente o “Junho Verde”, a E.B.M. Leoberto Leal promoveu algumas atividades voltadas às questões ambientais e dentre elas destacou o primeiro Concurso Fotográfico promovido pelo Clube de Ciências em parceria com o subprojeto Pibid/Biologia (FURB) e demais professores de Ciências da escola. O presente “Concurso” foi destinado para os alunos de 6º a 9º ano e integrantes do Clube de Ciências. Este “Concurso” de fotografia teve como objetivo trabalhar o tema: “Ser Vivo”, com fotos que pudessem despertar novos talentos fotográficos, bem como trabalhar inteligências múltiplas e desenvolver a sensibilidade do educando, fazendo-o perceber o espaço natural da escola.

Foram selecionadas as 15 melhores fotos que estiveram expostas no mural da escola, veja a seguir:

















quinta-feira, 2 de junho de 2016

Uma visita no Clube

No dia 12 de maio, o Clube de Ciências da manhã teve uma visita bem diferente: uma Pibidiana de outro subprojeto veio conhecer o nosso Clube. Ela escreveu o seguinte:

"Me chamo Andreia e participo do subprojeto Letras - Português do PIBID da FURB desde 2014. Desde 2015 atuo na E.B.M. Leoberto Leal e no dia 12/05/16 tive a oportunidade de acompanhar um dos encontros dos meus parceiros Pibidianos do Clube de Ciências da escola.

Foi uma manhã significativa para minha formação enquanto professora. Me fez relembrar as minhas aulas de ciências no ensino fundamental. A equipe toda, incluindo os clubistas, apresentaram gostar muito de estar no Clube, ver os estudantes tão empolgados por algo na escola é motivador".



quinta-feira, 28 de abril de 2016

Agora estamos na Rede Internacional de Clubes de Ciências!

Nosso clube agora está famoso! Estamos no site da Rede Internacional de Clubes de Ciências, no qual há clubes do Brasil, da Argentina, Bolívia, Paraguai, México e muitos outros! Confira o site aqui!