Mostrando postagens com marcador furb. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador furb. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Visita à FURB

         No dia 14 de julho, último dia do clube antes do recesso escolar, os clubistas do turno matutino fizeram uma visita à FURB. Em sua visita conheceram diversos lugares na universidade e ainda aprenderam onde os cientistas trabalham dentro da instituição.
"Bom, hoje foi um especial, acordamos cedo para ir até a FURB conhecer várias coisas lá: como: laboratórios e salas... Conhecemos a biblioteca de lá, foi muito legal, mais tarde a Mayara nos preparou um lanche que estava ótimo (comemos muito), após o lanche abrimos as respostas das cartas que entregamos aos cientistas e eu descobri o meu cientista secreto, o nome dele é Sidney Stürmer, amamos todas as respostas.  Depois disso, recebemos lembranças como um livro, doces e outras coisas, tiramos fotos bem legais e o grupo se divertiu voltando para casa e assim foi nosso encontro. (Clubista Emanuelle Martins)"
Conhecendo a Biblioteca

Visitando o Laboratório de Taxidermia


Passando pelo Laboratório de Botânica

Lendo as cartas dos cientistas

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Uma visita no Clube

No dia 12 de maio, o Clube de Ciências da manhã teve uma visita bem diferente: uma Pibidiana de outro subprojeto veio conhecer o nosso Clube. Ela escreveu o seguinte:

"Me chamo Andreia e participo do subprojeto Letras - Português do PIBID da FURB desde 2014. Desde 2015 atuo na E.B.M. Leoberto Leal e no dia 12/05/16 tive a oportunidade de acompanhar um dos encontros dos meus parceiros Pibidianos do Clube de Ciências da escola.

Foi uma manhã significativa para minha formação enquanto professora. Me fez relembrar as minhas aulas de ciências no ensino fundamental. A equipe toda, incluindo os clubistas, apresentaram gostar muito de estar no Clube, ver os estudantes tão empolgados por algo na escola é motivador".



terça-feira, 1 de setembro de 2015

Novos Integrantes!

No encontro da semana passada, no dia 27 de agosto, os novos integrante do Pibid, Alaor e Felipe, foram apresentados ao grupo e os clubistas levaram eles pra conhecer toda a escola.

Os novos integrantes




A equipe completa

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

V Seminário PIBID-FURB

Nos dias 7 e 8 de novembro foi realizado na Universidade Regional de Blumenau - FURB o 5º Seminário PIBID, reunindo bolsistas de iniciação, surpervisores, coordenadores, colaboradores, estudantes e representantes da secretaria de ensino. Nesses dois dias aconteceram diversas atividades, no dia 7 tivemos a roda interdisciplinar de debates reunindo vários subprojetos para trocar ideias. No mesmo dia, a noite, aconteceu a Mostra de Trabalhos desenvolvidos pelos subprojetos.




 


Na manhã do dia 8, ocorreram as oficinas temáticas contando com a participação dos bolsistas. 




quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Clube em festa!

Neste início de semestre o Clube de Ciências Girassol comemora dois anos de parceria com o PIBID.
Estamos juntos nesta caminhada desde 2012, mas o Clube já existia desde o ano de 2009 aos cuidados da professora Ursula.
Com o PIBID as ações do Clube foram divididas aos cuidados de cada bolsista sob os olhares da professora supervisora Ursula. As dinâmicas basearam-se nos conhecimentos e vivências de cada um, que somados formaram um grupo unido com um objetivo em comum: construir o conhecimento através das práticas docentes. No começo os desafios foram imensos, porém juntos conseguimos aprender com as nossas limitações e superar expectativas.
O que dizer de nossos clubistas? Primeiramente não haveria clube sem os clubistas. Foi o interesse e a busca pelo saber destes estudantes que possibilitou a existência do Clube. Cada encontro foi diferente, cada membro contribuiu deixando a sua marca na história do Clube.
Agradecemos a professora Ursula pela dedicação e compreensão, aos professores Edson Schroeder e Daniela Tomio pelo incentivo e orientação, aos companheiros pibidianos e a todos que de alguma forma contribuíram.
Para comemorar esta data tão importante os pibidianos reuniram-se na FURB para mais um planejamento do Clube e fizeram uma confraternização. Confira:




terça-feira, 17 de junho de 2014

Projeto em andamento...


Devido à escolha dos clubistas, o tema “Vida dos anfíbios” tem sido investigado durante este semestre nas atividades do Clube de Ciências. Com pesquisas, observações, dinâmicas, leitura de imagens, vídeos, estamos estudando, coletivamente, o ciclo de vida, alimentação, reprodução, habitat, diferença entre “sapos, rãs, pererecas e salamandras” relacionando com a sua importância ecológica.

As atividades são planejadas considerando fundamentos da alfabetização científica e da educação ambiental.

O fechamento do projeto será em uma mostra científica na EBM Leoberto Leal. A mostra será dividida em espaços diferentes: o da leitura, cinema, descoberta dos sons, labirinto da alimentação e espaço do conhecimento.

Paralelo ao projeto realizar-se-á a construção de um ranário para acompanhar o desenvolvimento dos girinos.

Pibidianos planejando os próximos encontros

terça-feira, 10 de junho de 2014

Dia de estudo dos pibidianos

Nos últimos dias que se seguiram, devido à greve de professores da rede pública de ensino, refletimos sobre a profissão de um professor, mesmo que sejamos aprendizes.

Nesta última quinta-feira (05 de maio) nos reunimos no LIE da FURB para estudar e planejar os próximos encontros do clube.

Lemos o artigo intitulado:
Clubes de Ciências como Espaço de Alfabetização Científica e Ecoformação publicado no periódico Atos de Pesquisa em Educação.


Depois de lermos, as ideias pipocaram para que se promovam melhorias, com isso teremos novidades inclusive para o blog, que prevê maior participação dos clubistas e pibidianos.

Como sempre fechamos nossas considerações com uma foto, obrigado e até o próximo post!