Mostrando postagens com marcador comida. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador comida. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cine-ciências: Happy Feet

O filme Happy Feet conta a história de Mano, um pinguim um pouco diferente dos demais. Entre os pinguins imperador, você apenas é alguém se souber cantar. Isto causa grande preocupação a Mano, considerado o pior cantor de todos os pinguins e também um grande sapateador.
 
 
Norma Jean, sua mãe, gosta do sapateado de Mano, mas Memphis, seu pai, acha que "isto não é coisa de pinguim". Além disso, seus pais sabem que caso Mano não encontre sua "canção do coração" ele talvez nunca encontre o verdadeiro amor. Muitos pinguins não gostam de Mano, então ele é expulso de seu grupo. Mano faz novos amigos e com eles vive grandes aventuras e descobertas muito importantes.
 
 
O filme foi muito legal e divertido, mas além disso, e o mais importante, pudemos ver o efeito da ação humana nos animais e no planeta.
 
 

quarta-feira, 25 de março de 2015

Cine-Ciências: Tá chovendo hambúrguer


     O primeiro dia do Clube de Ciências Girassol em 2015 começou com a apresentação dos pibidianos e dos clubistas. Cada um disse o seu nome, idade, série e o que mais gosta de fazer depois da escola. A grande maioria dos meninos respondeu que gosta de jogar futebol e as meninas, de dançar ♪ e usar o celular. Os pibidianos apresentaram o projeto Clube de Ciências e deram ênfase na escolha do nome Girassol.

     Após este primeiro momento foi utilizado o multimídia para apresentar uma retrospectiva de fotos e filmagens de 2014, para que os novos pibidianos e novos clubistas copiaram no caderno do clube um roteiro para acompanhar o Cineciências  do dia.
As perguntas foram:
1) Como é o personagem principal?
2) Como é o laboratório dele?
3) Se a máquina fosse real, seria um experimento bom ou ruim?
4) Qual são os problemas associados a uma chuva de comida?
5) Qual é o experimento de Flint?
6) Os alimentos produzidos eram saudáveis?
7) Quais são os problemas dos alimentos “não saudáveis”, como doces e frituras?
 
     Sim, o primeiro dia de clube foi marcado pela reprodução da animação Tá chovendo hambúrguer.  O longa tem uma hora e meia de duração e conta a historia de um cientista (Flint) que cria uma engenhoca que transforma água em comida. A máquina “fazedora de rango” é aceita com muito carinho pela população da cidade de Boca da Maré e Flint torna-se famoso. Porém a criação dele acaba se transformando em um monstro e muitas trapalhadas acontecem. E não, não contarei o final do filme, para não estragar o suspense. Durante a reprodução todos do clube ganharam pipoca e refrigerante, agradinhos muito bem vindos. O filme teve uma ótima aceitação pelos clubistas, até aqueles que já tinham assistido em casa o viram de uma forma diferente: com o “olhar da ciência”! A pipoca aparentemente ajudou na concentração dos clubistas e eles prestaram atenção no filme durante todo o tempo.

Foi uma delícia! ❤



Cartaz do filme

Flint, o cientista

Pibidianas e a pipoca quentinha!

Clubistas curtindo o filme

。◕‿◕。

sábado, 21 de dezembro de 2013

Conhecendo novos hábitos alimentares, Uma ideia em conjunto com o PIBID de Matemática

Através de um questionário feito com alunos e professores foram feitas construções de gráficos pela Matemática e também um mural.


Os clubistas confeccionaram uma Pirâmide Alimentar, após conhecer e saber os principais componentes nutricionais que fazem parte de uma alimentação adequada.

Algumas Curiosidades sobre a Pesquisa feita com os Alunos:

32% fazem três refeições por dia, o ideal mesmo seria a cada três horas, ou seja, seis vezes.
38% dos alunos que responderam ao questionário costumam comer frutas!!!

Algumas Curiosidades sobre a Pesquisa feita com os Professores:

50% costumam fazer quatro refeições por dia.
43% consomem frutas diariamente.

Pirâmide Alimentar:

1º nível da pirâmide: está os alimentos que devem ser consumidos moderadamente, pois além de calóricos, podem levar á obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades. Neste grupo estão os doces, açúcares, óleos e gorduras.

 2º nível da pirâmide: estão os alimentos de fontes de proteínas e minerais como carnes (devem ser consumidos de 1 a 2 vezes ao dia), leguminosas (uma porção diária), leite e derivados (2 a 3 porções diárias).

Encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo. São importantes reguladores e devem ser consumidos até cinco vezes ao dia, podem ser consumidos nos lanches entre as refeições.

e último nível encontramos os alimentos energéticos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia (5 a 9 porções diárias).

Aqui vão a fotos de como a pirâmide foi feita:










domingo, 15 de dezembro de 2013

Comida Plantada é Melhor Degustada

Nunca vi uma escola ter tanta horta assim! Culpa de quem? Culpa do Clube de Ciências, ué!

Esta atividade já estava sendo desenvolvida junto com o PIBID em 2012 (como vocês podem conferir em posts anteriores).

Esse ano tudo funcionou assim: preparamos a terra, fizemos sementeiras e fizemos vasos com garrafas PET. Tanto na terra do chão, quanto na dos vasos, as mudinhas cresceram e bonitas ficaram.

cortando garrafas para fazermos vasos

as sementeiras

limpando a horta



E as plantinhas quase prontas para serem colhidas!

Como os alfaces cresceram bem, a professora Ursula fez um lanche especial, justo no dia em que tivemos visita surpresa do professor Edson Schroeder. O Edson é biólogo, além de coordenador do PIBID - ciências, ele faz pesquisas sobre como a gente aprende e escreveu livros bem bacanas, como o Biodiversidade Catarinense!

É muito bom saber que temos um exemplo como ele ao nosso lado e que a nossa horta e apareça!

Até mais!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Preparando a horta!

 

      Uma das melhores atividades, segundo os clubistas é a horta. Lá eles tem a possibilidade de mexer com a terra, cuidar das plantas e observar as mudanças que ocorrem no espaço. É um grande lugar para a aprendizagem tanto dos clubistas quanto dos pibidianos. Além da possibilidade de fazer ciência a horta também cria noções de responsabilidade, importantes para o crescimento dos clubistas. Este ano pretendemos reformar a horta, estamos estudando a viabilidade de fazer uma horta mandala. Todos estão ansiosos para colocar as mãos na terra novamente!


Limpando o terreno

Vamos lá pessoal!

Mãos à obra!

Figatil

Detalhe da planta Figatil: marcas de formigas

Plantando o Figatil