Mostrando postagens com marcador bem estar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bem estar. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 14 de julho de 2016

100 EM 1 DIA na Leoberto Leal!

No dia 11 de junho ocorreram várias ações na cidade de Blumenau, devido a Semana do Meio Ambiente, com várias intervenções do 100em1Dia, as quais nossa escola, e também os clubistas do Clube de Ciências Girassol, participaram.


Ocorreram muitas ações no bairro Salto do Norte e na nossa escola. Houve a Caminhada entre Bairros pela Saúde (confira aqui), que ao chegarem, foram recepcionados pela Banda Musical da escola (veja aqui). Houve o Art Attack, no qual um grupo de grafiteiros fizeram sua arte no muro da escola (confira aqui) e também a Distribuição de Mudas de Plantas (veja aqui), que ficou sob a responsabilidade do Clube de Ciências. Foi um dia muito prazeroso e divertido, e também muito importante!

Clubistas animados para iniciar a distribuição das mudas!

Distribuindo as mudas para a comunidade do bairro Salto do Norte





terça-feira, 17 de novembro de 2015

EBEA - II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental

Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizado o II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, o EBEA, que é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), da Secretaria de Educação (Semed) e do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL).


Esse evento foi realizado na Uniasselvi e teve como objetivo promover a socialização de conhecimento sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente, produzidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade.

Os clubistas participaram do EBEA na quinta feira, onde puderam ir em oficinas, assistir apresentações e ver diversas exposições.






Cinco clubistas do nosso Clube de Ciências ficaram responsáveis pela Sala de Percepções, na qual quem quisesse participar era vendado e tinha que ir descaço. Cada um era guiado por uma das clubistas e iam pisando em diversos substratos, como areia, brita e folhas secas. Após isso, tinham que sentir cheiros, tocar em diversos itens, escutar sons, e adivinhar o que era cada item que percebiam. Todos que participaram gostaram muito!


 
 
Foi um evento muito importante e especial tanto para os clubistas tanto para os pibidianos. Nos divertimos e aprendemos muito!!!
 
 



domingo, 19 de julho de 2015

Mímica!

Materiais necessários para fazer a brincadeira.

Para começar a brincadeira escrevemos diversas palavras em pedaços de papel. Haviam palavras ligadas ao que estudamos, ligadas à ciência, coisas divertidas, profissões, animais, etc...

Dividimos a turma em duas equipes. Cada  integrante em sua vez retirava um papel do envelope e fazia a mímica escrita nele. A primeira equipe a acertar a mímica fazia um ponto.

Foi bem divertido. Realizamos esta dinâmica na biblioteca da escola, depois de termos pesquisado sobre os poríferos nos livros.

A equipe discutindo a mímica

Ana Julia fazendo a mímica para o restante do clube

Espero que goste de fazer na sua escola, ou em casa com seus amigos.

Até o próximo post!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Desenhando um porquinho

Esta dinâmica é bem simples: é só pedir pra turma desenhar um porco de olhos fechados. Depois você pode fazer uma exposição de porquinhos no mural da sala de aula ou do corredor da escola.

Como você pode ver abaixo, alguns porquinhos receberam nomes. Veja também que se pode variar, escolhendo o que se quer desenhar e como.

Serve para descontrair depois de um dia cansativo de estudo, leitura e escrita.

Confira:
















FIM!

O desejo de ensinar e a arte de aprender

Hoje vamos fazer uma postagem nunca postada antes, tchararaãm: uma dica de livro.

O livro é: "O desejo de ensinar e a arte de aprender" do Rubem Alves.

Este livro aqui é recomendado para todos aqueles que desejam ser professores, não importa qual será a sua área de atuação. Você está cursando licenciatura, leia.

É um livro desses de leitura facinha, que você vai gostando de ler e quando vê já terminou e você nem se deu conta. Você pode ler com calma num domingo de tarde, ou então nas suas férias de verão, ou esperando ônibus. Não é um livro com palavras difíceis, nem pesado, aproveite sem preocupação.

Queria contar um pouco mais desse livro, mas ao mesmo tempo não consigo. Queria escrever assim sucinto que nem nas resenhas de lojas on-line, mas  meu nível de marketing é meio pifado. Vou digitar mais uma palavra só: leia.

Ah, este livro foi distribuído gratuitamente em várias escolas públicas. Não tenho certeza se vai ter no local onde você trabalha ou estuda, mas dá uma procurada.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Coisas bonitas da escola

Vamos falar de coisa boa, e não é tek pix!

Por vezes, no nosso dia-a-dia acontecem muitas coisas bonitas, só que a gente nem percebe, porque fica na correria o tempo todo!

Como contei no post anterior, andamos revendo algumas fotos e assim percebemos imagens legais que fazem toda a diferença em uma visão de como deve ser um clube de ciências: agradável, divertido, curioso, com diversos tipos de aprendizagens diferentes...

Como sempre, confira nossas lindas imagens, de diversos fotógrafos pibidianos : )


Declarações de afeto


A paineira da escola

O pátio da escola, com bastante espaço pra correr e descobrir coisas novas

O fruto da champaca, árvore que também tem na escola

As vezes aprendemos ao ar livre

As vezes encontramos frutos que não sabemos o que é

E as vezes encontramos bichinhos também

FIM!



domingo, 15 de dezembro de 2013

Comida Plantada é Melhor Degustada

Nunca vi uma escola ter tanta horta assim! Culpa de quem? Culpa do Clube de Ciências, ué!

Esta atividade já estava sendo desenvolvida junto com o PIBID em 2012 (como vocês podem conferir em posts anteriores).

Esse ano tudo funcionou assim: preparamos a terra, fizemos sementeiras e fizemos vasos com garrafas PET. Tanto na terra do chão, quanto na dos vasos, as mudinhas cresceram e bonitas ficaram.

cortando garrafas para fazermos vasos

as sementeiras

limpando a horta



E as plantinhas quase prontas para serem colhidas!

Como os alfaces cresceram bem, a professora Ursula fez um lanche especial, justo no dia em que tivemos visita surpresa do professor Edson Schroeder. O Edson é biólogo, além de coordenador do PIBID - ciências, ele faz pesquisas sobre como a gente aprende e escreveu livros bem bacanas, como o Biodiversidade Catarinense!

É muito bom saber que temos um exemplo como ele ao nosso lado e que a nossa horta e apareça!

Até mais!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Quando Há Interesse

Se há uma coisa bacana na docência é perceber o quanto os alunos podem nos surpreender. Saber que parte da mudança que ocorre dentro deles foi instigada por você, mas que veio a partir deles mesmos é mais gratificante ainda.

Vejam exemplos:
A aluna Camilie trouxe para a aula um livro de uma historinha sobre jardinagem que ela encontrou na biblioteca da escola:



E vejam que linda a borboleta que a aluna Manuela conseguiu pegar pra tirar uma foto!


E a força de vontade de colocar as mãos na terra?



Penso que nenhuma palavra cabe pra dizer o quão bonito isso tudo é.
E quer saber? Muito mais ainda há de vir!