Mostrando postagens com marcador partilhando conhecimentos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador partilhando conhecimentos. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Trilha da percepção ecológica

A trilha da percepção ecológica foi uma atividade elaborada, sob a orientação do professor Celso (professor articulador do projeto Escola Sustentável) para o mês do Meio Ambiente- Junho Verde, onde clubistas e bolsista ID, Bruna, participaram orientando os alunos da escola. O objetivo desta atividade era mostrar a quantidade de lixo encontrado no meio ambiente, por isso, a trilha foi feita no bosque da escola, onde distribuímos lixo propositalmente – como plásticos, garrafas PETs, produtos manufaturados – no decorrer da trilha. Foi proposto que os alunos passassem e contassem a quantidade de lixo presente na trilha. Por fim, foi realizada uma breve explicação sobre o lixo no meio ambiente, para conscientizar os alunos sobre o descarte correto e ecológico (este tema será abordado em sala de aula pelos professores das turmas que participaram da trilha).



quinta-feira, 30 de junho de 2016

Personalizando nosso Puff

O encontro do dia 30 de junho de 2016 foi muito produtivo, fizemos todo o processo para a construção dos Puffs , incluindo a lavação das garrafas PETs, corte e encaixe das mesmas, seleção por tamanho iguais, passamos fita larga para deixa-las bem firmes e colocamos papelão em cima com EVA.




Depois, cada clubista recebeu um pedaço de pano branco para fazer um desenho livre e assim podermos confeccionar o primeiro Puff do clube personalizado por todos.



 



Teve até Pibidianas contribuindo com as artes para personalizar nosso Puff.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

CAIXINHA DE PERGUNTAS

 A caixinha de perguntas surgiu com o objetivo de responder questões científicas sobre os mais variados assuntos sobre  as quais os clubistas possuem curiosidades.

Sendo assim no último encontro no dia 16 de junho foi respondidos algumas dessas duvidas até o momento. Os clubistas foram separados em grupo aonde cada um ganhou perguntas da nossa caixinha de pergunta para estudar as respostas e apresentar ao resto do grupo.




Assim que cada grupo já tinha estudado sua parte, cada grupo apresentou suas respostas. As perguntas eram:

 “Como a água é limpa?” Resposta:
A água é limpa através de um processo que envolve várias etapas, são elas:
1. Floculação: Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se juntem formando flocos para serem facilmente removidos.
2. Decantação: Como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água, os flocos caem e ficam no fundo do decantador, para serem removidos.
3. Filtração: Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes, para que os flocos menores fiquem nestas camadas. Neste processo a água fica livre das impurezas.
4. Cloração: A cloração é a adição de cloro na água. Este produto é usado para destruição de microrganismos presentes na água.
5. Laboratório: A água vai para o laboratório, que será testada para ver se a água está apropriada para ser consumida.
6. Bombeamento: Este é o último processo, é quando a água segue para as casas através de canalizações.

 “Qual a temperatura do sol?” Resposta:
A temperatura do sol pode variar entre 2 milhões até 15 milhões de graus Celsius.

 “Porque o pássaro voa ?” Resposta:
Os pássaros conseguem voar graças às penas, que, embora leves e flexíveis, são, ao mesmo tempo fortes e resistentes. Dependendo da espécie, um pássaro pode ter entre 1.000 e 25.000 penas espalhadas pelo corpo. Além de que o formato aerodinâmico do corpo, o esqueleto e a musculatura são outros fatores que ajudam como o pássaro a voar, elas impulsionam o pássaro para frente e dão a sustentação necessária para mantê-lo flutuando no ar.

"Como surgiu a ciência?" Resposta
Ciência vem da palavra em latim Scientia, que significa Conhecimento. A ciência surgiu com pessoas que queriam ter explicações de muitas coisas, porém, não se sabe exatamente quando e onde aconteceu, teorias dizem que a ciência nasceu na Grécia antiga, muito antes do século VI a.C, com pensadores filosóficos. Por volta do ano de 1.600, Galileu Galilei foi o fundador da
ciência moderna, onde introduziu cálculos matemáticos na ciência.

“Porque as plantas fazem fotossíntese?” Resposta:
As plantas fazem fotossíntese com o objetivo de criar seu próprio alimento, e o processo da fotossíntese permite que este objetivo seja cumprido. Na fotossíntese, as plantas absorvem água e sais minerais através de suas raízes, e os transportam por meio de vasos até suas folhas. Nas folhas das plantas há um pigmento que dá a elas a cor verde, esse pigmento é chamado de clorofila, que é responsável por captar a luz solar. Nas folhas há também estruturas responsáveis por absorver o gás carbônico que fica disperso no ar. Quando a planta tem água, gás carbônico e luz solar, ela consegue produzir o seu próprio alimento, que é a glicose (um açúcar).


"O que são animais abissais?" Resposta:

São peixes que vivem nas profundezas do mar, onde não há luz solar e a temperatura é baixa.Por viverem nas profundezas, estes peixes são modificados para se adaptarem ao ambiente,desenvolvendo-se para viverem normalmente.

"Como são animais abissais?" Resposta:

O habitat influencia muito na aparência destes seres, tanto na cor, quanto na estrutura, como por exemplo: dentes pontiagudos, estômago e bocas maiores e os peixes são de vários tamanhos. Alguns peixes apresentam luzes na ponta de sua cabeça, que serve para atraírem suas pressas. Estas luzes são produzidas por células ou bactérias que lançam flashes ocasionais para a iluminação. Outro exemplo é uma lula que vive nas profundezas do mar, são chamadas de Lula - Colossal, elas tem 14 metros de comprimento, e é considerado o maior invertebrado do mundo.





VAMOS FAZER UM PUFF?

No encontro do dia 09 de junho confeccionamos puffs.

Iniciamos lavando as garrafas PETs para fazer nosso Puff, depois de todas as garrafas lavadas e quase secas, cada clubista pegou um par de garrafas para fazer um molde.
Quando todos os moldes estavam prontos, montamos os Puffs e com bastante fita enrolamos para não desmontar.




Em síntese segue o tutorial da confecção do puff:

1) Corte a parte superior da garrafa pet conforme a imagem abaixo.           
2) Como a intensão é reutilizar tudo sem deixar resíduo no meio ambiente, a parte da tampa não será desprezada. Você vai encaixá-la dentro da garrafa com a tampa virada para baixo colocando-a no fundo da garrafa.
3) Depois disso feito, coloque uma garrafa inteira (sem partir a parte superior) como se fosse encaixar essa garrafa dentro da outra. Depois do encaixe, passe a fita adesiva grossa para prender uma garrafa a outra.
4) Repite esse passo outras 15 vezes. Depois agrupe todos formando um quadrado conforme a imagem abaixo. Para segurar as garrafas e manter o formato do “quadrado” firme, não economize na fita adesiva grossa. Vai ser a fita que dará estabilidade ao pufe depois de pronto.
A base do puff está pronta! Agora por cima da base você deve colocar uma espuma, para ficar confortável para quem for sentar. A espuma pode ser fixada também com fita adesiva ou cola quente, se preferir. Depois é só encapá-lo. Existem várias possibilidades de capas como, por exemplo, de crochê e tecido. Esses materiais são bem confortáveis para o uso além de muito bonitos.



Clubista: Ana Júlia Raitz de Souza

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Descobrindo o que aconteceu com nosso plástico de leite: FUNGOS!

O plástico de leite que fizemos (confira aqui e também aqui) no Clube de Ciências pegou fungos!!!
Nossa clubista, Camillie Marcelle, fez um relato do que aconteceu no encontro do dia 12 de maio:


CONHECENDO MELHOR OS FUNGOS

O encontro de hoje foi muito legal, tivemos a presença do pesquisador Felipe Bittencourt, que falou sobre fungos. Ele levou alguns fungos, que observamos no microscópio.







Alguns tinham a forma de bolinhas, que são as leveduras, compostas por células e são mais comuns...


...já outros, tinham a forma de um galho de árvore, que são os filamentos. Ao contrário das leveduras, que são compostas por células, os filamentos são compostos por hifas.





O Felipe também passou slides com alguns fungos, sendo principalmente os cogumelos, um que me chamou bastante a atenção foi o fungo que cresce em insetos, um exemplo é o Ophiocordyceps sp., que cresce na formiga. Esse fungo cai na formiga e começa a crescer dentro dela, fazendo com que a mesma tenha comportamentos estranhos e assim as outras a expulsam do formigueiro. Ela fica andando pela floresta e quando sobe em uma árvore, ela morde uma folha, morre e o fungo toma conta dela.






Existem fungos de várias cores e alguns até parecem flores, eles se desenvolvem nos mais variados lugares, tanto em comida como roupas, nas casas, florestas, entre outros.

Todos gostaram muito e para finalizar, saímos pelo campo da escola para procurar fungos, o que mais achamos foi cogumelos, lembrando que alguns são comestíveis, mas não devemos comer qualquer um pois alguns são tóxicos, podendo levar a morte, o mais correto é comprar no mercado.











Existem muitos tipos de fungos, o exemplo de um é o véu de noiva, que aparece e desaparece em questão de horas. Esse encontro foi por causa do fungo que deu em nosso plástico orgânico. Enfim, o clube foi muito divertido. :)


Desenho da Clubista Camillie


Uma visita no Clube

No dia 12 de maio, o Clube de Ciências da manhã teve uma visita bem diferente: uma Pibidiana de outro subprojeto veio conhecer o nosso Clube. Ela escreveu o seguinte:

"Me chamo Andreia e participo do subprojeto Letras - Português do PIBID da FURB desde 2014. Desde 2015 atuo na E.B.M. Leoberto Leal e no dia 12/05/16 tive a oportunidade de acompanhar um dos encontros dos meus parceiros Pibidianos do Clube de Ciências da escola.

Foi uma manhã significativa para minha formação enquanto professora. Me fez relembrar as minhas aulas de ciências no ensino fundamental. A equipe toda, incluindo os clubistas, apresentaram gostar muito de estar no Clube, ver os estudantes tão empolgados por algo na escola é motivador".



quinta-feira, 28 de abril de 2016

Agora estamos na Rede Internacional de Clubes de Ciências!

Nosso clube agora está famoso! Estamos no site da Rede Internacional de Clubes de Ciências, no qual há clubes do Brasil, da Argentina, Bolívia, Paraguai, México e muitos outros! Confira o site aqui!


terça-feira, 17 de novembro de 2015

EBEA - II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental

Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizado o II Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, o EBEA, que é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), da Secretaria de Educação (Semed) e do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL).


Esse evento foi realizado na Uniasselvi e teve como objetivo promover a socialização de conhecimento sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas ao meio ambiente, produzidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade.

Os clubistas participaram do EBEA na quinta feira, onde puderam ir em oficinas, assistir apresentações e ver diversas exposições.






Cinco clubistas do nosso Clube de Ciências ficaram responsáveis pela Sala de Percepções, na qual quem quisesse participar era vendado e tinha que ir descaço. Cada um era guiado por uma das clubistas e iam pisando em diversos substratos, como areia, brita e folhas secas. Após isso, tinham que sentir cheiros, tocar em diversos itens, escutar sons, e adivinhar o que era cada item que percebiam. Todos que participaram gostaram muito!


 
 
Foi um evento muito importante e especial tanto para os clubistas tanto para os pibidianos. Nos divertimos e aprendemos muito!!!
 
 



domingo, 10 de maio de 2015

Uma homenagem à prô Lúcia

No dia 28 de abril recebemos uma notícia triste, pois faleceu a professora Lúcia Sevegnani.

Aprendemos já no ensino fundamental que morrer faz parte do ciclo de vida de cada ser vivo e portanto, temos que aceitar a perda de entes queridos com naturalidade.

Aceitando a naturalidade do que acontece, podemos lembrar de coisas boas das pessoas que marcaram nossas vidas, com certeza a prô Lúcia foi uma delas, pois ela foi uma grande professora, bióloga e principalmente defensora da natureza, deixando seu exemplo a todos.

Vamos lembrar aqui de algo muito legal que ela fez, que foi escrever junto com o professor Edson,o livro Biodiversidade Catarinense. Na época em que foi lançado, cada pibidiano do clube recebeu um exemplar impresso. Alguns textos deste livro foram utilizados para desenvolvermos algumas atividades no clube como o projeto anfíbios e a horta biodiversa, veja aqui e aqui.

Vamos lembrar da professora com muito carinho, cuidando e conhecendo a natureza para que seus ensinamentos se perpetuem.

Todas ficaram muito contentes ao receber o livro, que lembrança boa.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

O que são esponjas?

Os poríferos ou esponjas são organismos simples. Não possuem órgãos ou sistemas e pertencem ao reino Animalia. 
Esponjas são animais aquáticos, podendo ser de água doce ou salgada. Sim animais, podem ser muito confundidos com algas ou  plantas aquáticas.
Em geral formam moradia fixadas em rochas  em que possam estabelecer  sua colônia, sendo elas de  cores, tamanhos e formas diferentes.
Hoje em dia as esponjas utilizadas para banho são sintéticas, todavia, no passado, era usado o esqueleto das esponjas marinhas, para o banho ou para a limpeza da casa.
Por serem organismos simples, não possuem sistema digestor ou qualquer coisa do gênero. Por isso, alimentam-se pela filtração da água, bombeando a mesma através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas células.


 
Texto feito por Manuela de Deus, 9º ano A.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

O desejo de ensinar e a arte de aprender

Hoje vamos fazer uma postagem nunca postada antes, tchararaãm: uma dica de livro.

O livro é: "O desejo de ensinar e a arte de aprender" do Rubem Alves.

Este livro aqui é recomendado para todos aqueles que desejam ser professores, não importa qual será a sua área de atuação. Você está cursando licenciatura, leia.

É um livro desses de leitura facinha, que você vai gostando de ler e quando vê já terminou e você nem se deu conta. Você pode ler com calma num domingo de tarde, ou então nas suas férias de verão, ou esperando ônibus. Não é um livro com palavras difíceis, nem pesado, aproveite sem preocupação.

Queria contar um pouco mais desse livro, mas ao mesmo tempo não consigo. Queria escrever assim sucinto que nem nas resenhas de lojas on-line, mas  meu nível de marketing é meio pifado. Vou digitar mais uma palavra só: leia.

Ah, este livro foi distribuído gratuitamente em várias escolas públicas. Não tenho certeza se vai ter no local onde você trabalha ou estuda, mas dá uma procurada.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Projeto Quero-quero

         
        Nos últimos encontros, o projeto quero-quero questionou os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental sobre o quero-quero. Os estudantes deveriam escrever suas curiosidades e repassar à professora Ursula.

      As respostas foram pesquisadas em livros e na internet e, no próximo encontro, será confeccionado um mural itinerante na escola onde serão apresentadas as perguntas e as respostas.


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Rádio Científica - 50 anos da fita k7


No dia 13 de novembro os clubistas do projeto rádio científica estudaram a fita k7. Primeiramente os PIBIDIANOS apresentaram para os alunos uma fita k7, em seguida discutiram quem já havia escutado música nesse “formato” de arquivo, na sequência fizeram a partir de uma leitura de um texto publicado no site techtudo, tema “FITA K7 COMPLETA 50 ANOS” com isso os alunos obtiveram um conhecimento histórico e científico sobre o funcionamento e evolução destas mídias.