Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Sucessos Matutino!

          A participação da clubista Emanuelle no clube de ciências Girassol/matutino demonstra como o clube tem sido bem aceito e querido pelos clubistas, basta dar uma olhada no capricho do caderno da Emanuelle. Com certeza é uma personalização de capa e contracapa digna de uma futura cientista.


Capa do caderno da clubista Emanuelle

Contracapa do caderno da clubista Emanuelle

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Personalizando nosso Puff

O encontro do dia 30 de junho de 2016 foi muito produtivo, fizemos todo o processo para a construção dos Puffs , incluindo a lavação das garrafas PETs, corte e encaixe das mesmas, seleção por tamanho iguais, passamos fita larga para deixa-las bem firmes e colocamos papelão em cima com EVA.




Depois, cada clubista recebeu um pedaço de pano branco para fazer um desenho livre e assim podermos confeccionar o primeiro Puff do clube personalizado por todos.



 



Teve até Pibidianas contribuindo com as artes para personalizar nosso Puff.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

VAMOS FAZER UM PUFF?

No encontro do dia 09 de junho confeccionamos puffs.

Iniciamos lavando as garrafas PETs para fazer nosso Puff, depois de todas as garrafas lavadas e quase secas, cada clubista pegou um par de garrafas para fazer um molde.
Quando todos os moldes estavam prontos, montamos os Puffs e com bastante fita enrolamos para não desmontar.




Em síntese segue o tutorial da confecção do puff:

1) Corte a parte superior da garrafa pet conforme a imagem abaixo.           
2) Como a intensão é reutilizar tudo sem deixar resíduo no meio ambiente, a parte da tampa não será desprezada. Você vai encaixá-la dentro da garrafa com a tampa virada para baixo colocando-a no fundo da garrafa.
3) Depois disso feito, coloque uma garrafa inteira (sem partir a parte superior) como se fosse encaixar essa garrafa dentro da outra. Depois do encaixe, passe a fita adesiva grossa para prender uma garrafa a outra.
4) Repite esse passo outras 15 vezes. Depois agrupe todos formando um quadrado conforme a imagem abaixo. Para segurar as garrafas e manter o formato do “quadrado” firme, não economize na fita adesiva grossa. Vai ser a fita que dará estabilidade ao pufe depois de pronto.
A base do puff está pronta! Agora por cima da base você deve colocar uma espuma, para ficar confortável para quem for sentar. A espuma pode ser fixada também com fita adesiva ou cola quente, se preferir. Depois é só encapá-lo. Existem várias possibilidades de capas como, por exemplo, de crochê e tecido. Esses materiais são bem confortáveis para o uso além de muito bonitos.



Clubista: Ana Júlia Raitz de Souza

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Fazendo o Bob Esponja

Olá pessoal!!!

Hoje iremos falar sobre o encontro passado, do dia 20 de agosto, no qual fizemos o Bob Espoja!

Materiais necessários: esponja de lavar louça, palitos de churrasco ou de picolé, canudinho, EVA, cola quente, cartolina e canetinhas.

Foi muito divertido!!!






Os Bob's



quarta-feira, 20 de maio de 2015

Brincadeira: desenhando monstros

Olá pessoal!

Hoje vamos postar mais uma brincadeira que pode ser feita para dar uma descontraída.

Material necessário: o que normalmente existe dentro de uma sala de aula comum, como estudantes, quadro e giz, ou pincel se for desses quadros mais moderninhos.

Como proceder: um estudante vai ao quadro para começar a desenhar um monstrinho.
A regra é de que o estudante desenhe aquilo que os outros pedem para que ele desenhe. Exemplo:

- A cabeça do monstro tem que ser um barco
- O cabelo do monstro tem que ser de algas marinhas
- O corpo do monstro tem que ser uma vassoura
- Os pés de salsichão

E assim continua, você pode ir inventando do jeito que você quiser. Confira as fotos dos nossos monstrinhos:








Beijos, até o próximo post!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Desenhando um porquinho

Esta dinâmica é bem simples: é só pedir pra turma desenhar um porco de olhos fechados. Depois você pode fazer uma exposição de porquinhos no mural da sala de aula ou do corredor da escola.

Como você pode ver abaixo, alguns porquinhos receberam nomes. Veja também que se pode variar, escolhendo o que se quer desenhar e como.

Serve para descontrair depois de um dia cansativo de estudo, leitura e escrita.

Confira:
















FIM!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Projeto Quero-quero

         
        Nos últimos encontros, o projeto quero-quero questionou os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental sobre o quero-quero. Os estudantes deveriam escrever suas curiosidades e repassar à professora Ursula.

      As respostas foram pesquisadas em livros e na internet e, no próximo encontro, será confeccionado um mural itinerante na escola onde serão apresentadas as perguntas e as respostas.


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Uma tentativa de desenho

Me perdoem amigos leitores, mas é que a vontade de desenhar é maior que o treino em desenho.
Aqui estão desenhadas as veteranas do PIBID na escola Leoberto Leal: Ana, Amanda, Joana, Patrícia e Deizi.



Beijo, caranguejo.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Nova Proposta

Faz duas semanas agora que tentamos construir junto com os clubistas um conceito novo sobre nossos jardins e quintais.

Para iniciar o assunto pedimos para que cada clubista desenhasse três retângulos e em cada um deles fizesse um desenho de uma horta, de um jardim e de um terreno, da forma que imaginassem ter um dia, ou como gostariam que fosse...



Notamos a partir dos desenhos feitos que o nosso modo de ver um quintal é de que cada vegetal esteja próximo de sua espécie e separado de uma espécie diferente. Essa é a visão sistêmica e linear criada por nós humanos: a monocultura.

Quando adentramos uma floresta as monoculturas não existem. O que vemos é uma mistura da natureza: plantas herbáceas, uma árvore mais baixa, outra mais alta, uma samambaia, um líquen, uma bromélia, todos convivendo juntos no ambiente da mata. Logo podemos pensar na seguinte questão: Se as florestas são biodiversas, por que os quintais não o são?

Este será então, um projeto do nosso Clube de Ciências: uma horta biodiversa!

Ao contrário da horta comum, a horta biodiversa possui uma miscelânea de plantas, onde verduras, frutas, chás e flores podem estar no mesmo canteiro. A hipótese trazida pela professora Lucia é de que com mais diversidade há uma menor quantia de pragas, já que o inseto ao se alimentar de uma determinada espécie encontra apenas um exemplar dela e não um banquete.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Cortina de caixas de leite


 

      Logo nas primeiras semanas do clube, os pibidianos tiveram a oportunidade de acompanhar o projeto que já estava em andamento. A ideia de fazer uma cortina de caixas de leite veio da necessidade de uma sala de aula do colégio em adquirir uma cortina que bloqueasse os raios solares, evitando que a claridade atrapalhasse o aprendizado dos alunos. Para a cortina se tornar realidade, fez-se uma pesquisa sobre como confeccionar e reaproveitar as caixas de leite, coleta de caixas de leite, limpeza e corte das mesmas e por fim, a confecção e a pintura. O resultado foi uma cortina artesanal feita pelos clubistas, com pinturas de girassóis em homenagem ao clube.



 Limpeza do material

Corte das caixas

Pintura

Pibidiana com amostra da cortina



Pibidianas finalizando parte da cortina