Mostrando postagens com marcador desenho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador desenho. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Observando esponjas

Tivemos no clube uma atividade prática sobre observação de diferentes espécies de poríferos para observarmos a diversidade destes animais com o auxílio de uma lupa eletrônica.

O fotógrafo (Ana) não se acostumou com câmeras modernas e ainda pôs os dedos na lente, puxa vida!

Alguns dos exemplares de poríferos que foram visualizados

Ana Julia fazendo o registro.

Camillie fazendo o registro das esponjas que observou

Dentre os exemplares que foram levados ao clube, três foram selecionados para serem descritos e desenhados, afim de serem comparados.






O que observamos:

Cada uma tem um formato diferente.
Elas não tem cores vivas por causa do álcool utilizado para preservá-las.
Eu vi que tem centenas de poros que são pequenos buracos.
As características delas são diferentes:
1: É bem mole. A textura é molhada, parece uma espuma.
2: É igual a uma pedra. A textura dela é seca pois está fora do álcool.
3: Parece um chiclete. É macia.

Com esta prática percebemos que existem esponjas com diferentes morfologias e texturas,  características que diferenciam as espécies. Também observamos que existem diferentes meios de preservar as esponjas que podem ser em meio seco, ou líquido. O mais importante da prática foi aprender a observar e registrar, um dos métodos científicos utilizados para aqueles que estudam os poríferos.

Até mais!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Brincadeira: desenhando monstros

Olá pessoal!

Hoje vamos postar mais uma brincadeira que pode ser feita para dar uma descontraída.

Material necessário: o que normalmente existe dentro de uma sala de aula comum, como estudantes, quadro e giz, ou pincel se for desses quadros mais moderninhos.

Como proceder: um estudante vai ao quadro para começar a desenhar um monstrinho.
A regra é de que o estudante desenhe aquilo que os outros pedem para que ele desenhe. Exemplo:

- A cabeça do monstro tem que ser um barco
- O cabelo do monstro tem que ser de algas marinhas
- O corpo do monstro tem que ser uma vassoura
- Os pés de salsichão

E assim continua, você pode ir inventando do jeito que você quiser. Confira as fotos dos nossos monstrinhos:








Beijos, até o próximo post!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sobre o Bob Esponja e Animais Esponja

Neste último encontro, no dia 7 de maio, trabalhamos sobre o tema esponjas.

Esse tema foi escolhido por votação pelos clubistas, por que visamos um projeto de estudo do cientista Fritz Müller. As esponjas foram escolhidas dentre outros temas que o Fritz estudou, como as bromélias, a interação entre a embaúba e a formiga, crustáceos, mimetismo das borboletas, entre tantos outros... Pelo jeito nossos clubistas acham as esponjas animais muito interessantes e eles de fato são.

No encontro anterior, já havíamos começado o projeto fazendo uma pesquisa sobre as esponjas, um dos textos produzidos você pode ler aqui. Este foi feito pela Manuela, mas cada clubista fez seu próprio texto sobre poríferos.

Depois disso, fizemos uma brincadeira sobre os animais presentes no desenho do Bob Esponja, na qual os clubistas tinham que relacionar as características corpóreas e hábitos de vida dos animais de verdade com os personagens do desenho.







Para corrigir as respostas lemos um texto muito interessante da revista Mundo Estranho, que você pode ler aqui.

Depois disso vimos um episódio muito legal do Bob Esponja, que se chama Bolha de Grude, para relacionar com a atividade feita anteriormente. Como sempre projetamos nosso cine-ciências na parede da sala de aula, bem simples:




O intuito dessa atividade era de que os clubistas percebessem as características dos animais que vivem no mar, dentre eles, as esponjas, percebendo que os animais da realidade não são iguais aos do desenho. Também teve outra atividadezinha cujo exemplo segue abaixo:






Continuaremos escrevendo sobre mais atividades relacionadas as esponjas nos posts seguintes.
Até mais pessoal!

HEHEHEHEHEHEHEHEHEHE (fechando o post com a risada do Bob)