Mostrando postagens com marcador artesanato. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador artesanato. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Personalizando nosso Puff

O encontro do dia 30 de junho de 2016 foi muito produtivo, fizemos todo o processo para a construção dos Puffs , incluindo a lavação das garrafas PETs, corte e encaixe das mesmas, seleção por tamanho iguais, passamos fita larga para deixa-las bem firmes e colocamos papelão em cima com EVA.




Depois, cada clubista recebeu um pedaço de pano branco para fazer um desenho livre e assim podermos confeccionar o primeiro Puff do clube personalizado por todos.



 



Teve até Pibidianas contribuindo com as artes para personalizar nosso Puff.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

VAMOS FAZER UM PUFF?

No encontro do dia 09 de junho confeccionamos puffs.

Iniciamos lavando as garrafas PETs para fazer nosso Puff, depois de todas as garrafas lavadas e quase secas, cada clubista pegou um par de garrafas para fazer um molde.
Quando todos os moldes estavam prontos, montamos os Puffs e com bastante fita enrolamos para não desmontar.




Em síntese segue o tutorial da confecção do puff:

1) Corte a parte superior da garrafa pet conforme a imagem abaixo.           
2) Como a intensão é reutilizar tudo sem deixar resíduo no meio ambiente, a parte da tampa não será desprezada. Você vai encaixá-la dentro da garrafa com a tampa virada para baixo colocando-a no fundo da garrafa.
3) Depois disso feito, coloque uma garrafa inteira (sem partir a parte superior) como se fosse encaixar essa garrafa dentro da outra. Depois do encaixe, passe a fita adesiva grossa para prender uma garrafa a outra.
4) Repite esse passo outras 15 vezes. Depois agrupe todos formando um quadrado conforme a imagem abaixo. Para segurar as garrafas e manter o formato do “quadrado” firme, não economize na fita adesiva grossa. Vai ser a fita que dará estabilidade ao pufe depois de pronto.
A base do puff está pronta! Agora por cima da base você deve colocar uma espuma, para ficar confortável para quem for sentar. A espuma pode ser fixada também com fita adesiva ou cola quente, se preferir. Depois é só encapá-lo. Existem várias possibilidades de capas como, por exemplo, de crochê e tecido. Esses materiais são bem confortáveis para o uso além de muito bonitos.



Clubista: Ana Júlia Raitz de Souza

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Conhecendo os plásticos

Iniciamos o encontro do dia 07 de abril com a apresentação dos novos clubistas e observamos no microscópio uma aranha encontrada no Clube de Ciências da manhã.

Após isso, foi apresentado slides sobre cadernos de cientistas, explicamos porque um(a) cientista escreve, para que(m) ele escreve e o que. Depois que os clubistas compreenderam a importância de anotações, conversamos sobre o caderno de relatos do Clube de Ciências, o qual cada um escrever uma vez o relato do dia, e também falamos do caderno que cada um deve ter para fazer suas anotações, quem ainda não tinha, ganhou um.

Na sequência, foi apresentado slides de diferentes espaços de aprendizagem, ideias que podemos utilizar para personalizar a sala.

A clubista Camille havia levado para o encontro um “Puff” feito de garrafas PET, então tiramos a capa de tecido e observamos como ele era por dentro, como foi feito o encaixe das garrafas e o acabamento.


Foi iniciado então o tema plástico. Pedimos para que os clubistas anotassem no caderno tudo o que achavam que era feito de plástico na sala e fizemos uma lista no quadro.




Depois do intervalo, foi perguntado aos clubistas como eles separariam o plástico. Várias ideias surgiram, como por tamanho, cor, espessura, resistência, textura, entre outros.

Após o diagnóstico que fizemos com eles, foi apresentado slides sobre os diferentes tipos de plástico existentes. Para ver se eles compreenderam, foram divididos em quatro grupos, e cada grupo procurou plásticos em diferentes locais na escola (sala dos professores, biblioteca, sala de educação física e sala de informática) para identificar e anotar no caderno os tipos de plásticos encontrados.









quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Fazendo o Bob Esponja

Olá pessoal!!!

Hoje iremos falar sobre o encontro passado, do dia 20 de agosto, no qual fizemos o Bob Espoja!

Materiais necessários: esponja de lavar louça, palitos de churrasco ou de picolé, canudinho, EVA, cola quente, cartolina e canetinhas.

Foi muito divertido!!!






Os Bob's



terça-feira, 7 de maio de 2013

Cortina de caixas de leite


 

      Logo nas primeiras semanas do clube, os pibidianos tiveram a oportunidade de acompanhar o projeto que já estava em andamento. A ideia de fazer uma cortina de caixas de leite veio da necessidade de uma sala de aula do colégio em adquirir uma cortina que bloqueasse os raios solares, evitando que a claridade atrapalhasse o aprendizado dos alunos. Para a cortina se tornar realidade, fez-se uma pesquisa sobre como confeccionar e reaproveitar as caixas de leite, coleta de caixas de leite, limpeza e corte das mesmas e por fim, a confecção e a pintura. O resultado foi uma cortina artesanal feita pelos clubistas, com pinturas de girassóis em homenagem ao clube.



 Limpeza do material

Corte das caixas

Pintura

Pibidiana com amostra da cortina



Pibidianas finalizando parte da cortina