Mostrando postagens com marcador fauna. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fauna. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Experiência: como as esponjas comem?

Semana passada trabalhamos com o tema esponjas, mas não coube tanta atividade feita num só dia em um post só, ficaria muito comprido.

Deixando de lado as justificativas das postagens, vamos aos fatos que interessam: que experiência é essa? Como é que faz? Caro leitor, te conto a seguir.

Materiais necessários:

*Uma bacia
*Uma esponja (pode ser de louça ou de banho)
*Um jarro
*Água
*Pó de café
*Colher

Como se faz: primeiro você mistura o pó de café com a água dentro do jarro, mexendo com a colher. Em seguida você joga essa mistura em cima da esponja para ver o que acontece. Utilize a bacia embaixo do local onde você vai fazer isso, ela serve pra não fazer lambança. Ó a foto, ela explica bem:

Percebam que não fizemos nossa mistura com uma colher, mas improvisamos com um pincel.

Resultados: a água passa pela esponja, mas o pó de café não.

Reflexões: do mesmo modo que a esponja de louça filtrou os grânulos de pó de café que eram muito grandes, uma esponja animal também irá filtrar as partículas de alimento presentes na água, deixando que passem apenas as partículas menores.

Espero que você tenha gostado. Até!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sobre o Bob Esponja e Animais Esponja

Neste último encontro, no dia 7 de maio, trabalhamos sobre o tema esponjas.

Esse tema foi escolhido por votação pelos clubistas, por que visamos um projeto de estudo do cientista Fritz Müller. As esponjas foram escolhidas dentre outros temas que o Fritz estudou, como as bromélias, a interação entre a embaúba e a formiga, crustáceos, mimetismo das borboletas, entre tantos outros... Pelo jeito nossos clubistas acham as esponjas animais muito interessantes e eles de fato são.

No encontro anterior, já havíamos começado o projeto fazendo uma pesquisa sobre as esponjas, um dos textos produzidos você pode ler aqui. Este foi feito pela Manuela, mas cada clubista fez seu próprio texto sobre poríferos.

Depois disso, fizemos uma brincadeira sobre os animais presentes no desenho do Bob Esponja, na qual os clubistas tinham que relacionar as características corpóreas e hábitos de vida dos animais de verdade com os personagens do desenho.







Para corrigir as respostas lemos um texto muito interessante da revista Mundo Estranho, que você pode ler aqui.

Depois disso vimos um episódio muito legal do Bob Esponja, que se chama Bolha de Grude, para relacionar com a atividade feita anteriormente. Como sempre projetamos nosso cine-ciências na parede da sala de aula, bem simples:




O intuito dessa atividade era de que os clubistas percebessem as características dos animais que vivem no mar, dentre eles, as esponjas, percebendo que os animais da realidade não são iguais aos do desenho. Também teve outra atividadezinha cujo exemplo segue abaixo:






Continuaremos escrevendo sobre mais atividades relacionadas as esponjas nos posts seguintes.
Até mais pessoal!

HEHEHEHEHEHEHEHEHEHE (fechando o post com a risada do Bob)

quinta-feira, 30 de abril de 2015

O que são esponjas?

Os poríferos ou esponjas são organismos simples. Não possuem órgãos ou sistemas e pertencem ao reino Animalia. 
Esponjas são animais aquáticos, podendo ser de água doce ou salgada. Sim animais, podem ser muito confundidos com algas ou  plantas aquáticas.
Em geral formam moradia fixadas em rochas  em que possam estabelecer  sua colônia, sendo elas de  cores, tamanhos e formas diferentes.
Hoje em dia as esponjas utilizadas para banho são sintéticas, todavia, no passado, era usado o esqueleto das esponjas marinhas, para o banho ou para a limpeza da casa.
Por serem organismos simples, não possuem sistema digestor ou qualquer coisa do gênero. Por isso, alimentam-se pela filtração da água, bombeando a mesma através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas células.


 
Texto feito por Manuela de Deus, 9º ano A.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Projeto Quero-quero

         
        Nos últimos encontros, o projeto quero-quero questionou os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental sobre o quero-quero. Os estudantes deveriam escrever suas curiosidades e repassar à professora Ursula.

      As respostas foram pesquisadas em livros e na internet e, no próximo encontro, será confeccionado um mural itinerante na escola onde serão apresentadas as perguntas e as respostas.


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Quero-Quero na Escola

Os Clubistas que estão trabalhando com o tema "Quero-quero na escola" estão realizando várias atividades sobre o Quero-quero, uma delas foi a roda de conversa com os clubistas e a leitura do texto "Quando crescer vou ser Ornitólogo" que rendeu ótimas curiosidades, e uma conversa super legal.
 Apesar de não ter nenhum Quero-quero na escola, o envolvimento dos clubistas na busca do ninho foi muito prazerosa.  


Roda de conversa e leitura do texto “Quando crescer vou ser Ornitólogo” 
Procurando ninho de Quero-Quero na escola.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

E o girino virou sapo?

Com o objetivo de mostrar aos clubistas a metamorfose dos anfíbios, construímos um girinário. Mas o que é um girinário? 

"É uma miniatura do habitat das rãs, sapos e pererecas. Ele é feito para acompanhar a metamorfose e ecologia. " (Resposta dos Clubistas)
  
No dia 17 de julho de 2014, montamos com os clubistas um girinário, contendo 15 girinos (5 menores, 5 médios e 5 já com as patas traseiras). 

O desenvolvimento dos girinos foi acompanhado semanalmente, bem como alimentação e limpeza do girinário. Conforme o acompanhamento os dados foram inseridos em uma tabela.

Na última observação realizada no dia 11 de setembro notou-se que um dos girinos já apresentam 4 patas. 


Estamos muito ansiosos  para a metamorfose completa dos nossos girinos. 




E o projeto rendeu frutos...

Nos dias 14 e 21 de agosto de 2014, aconteceu na E. B. M Leoberto Leal a 1ª mostra científica do Clube de Ciências Girassol, sobre o tema “Anfíbios”.

Recebemos a visita dos anos iniciais do ensino fundamental (pré até 4º ano) da E.B.M. Leoberto Leal, Centro de Educação Infantil - CEI, acadêmicos/pibidianos da Universidade Regional de Blumenau - FURB, Professores Coordenadores Daniela Tomio e Edson Schroeder do PIBID/CIÊNCIAS. A mostra teve atividades relacionadas com os Anfíbios, sendo elas: Contação de História sobre a Vida de um Sapo, Girinário, Vídeo sobre Anfíbios, Sons dos Anfíbios, Cadeia alimentar/alimentação e brincadeira do labirinto, além disso, muitas outras atrações.