Mostrando postagens com marcador reutilização. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador reutilização. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Personalizando nosso Puff

O encontro do dia 30 de junho de 2016 foi muito produtivo, fizemos todo o processo para a construção dos Puffs , incluindo a lavação das garrafas PETs, corte e encaixe das mesmas, seleção por tamanho iguais, passamos fita larga para deixa-las bem firmes e colocamos papelão em cima com EVA.




Depois, cada clubista recebeu um pedaço de pano branco para fazer um desenho livre e assim podermos confeccionar o primeiro Puff do clube personalizado por todos.



 



Teve até Pibidianas contribuindo com as artes para personalizar nosso Puff.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

VAMOS FAZER UM PUFF?

No encontro do dia 09 de junho confeccionamos puffs.

Iniciamos lavando as garrafas PETs para fazer nosso Puff, depois de todas as garrafas lavadas e quase secas, cada clubista pegou um par de garrafas para fazer um molde.
Quando todos os moldes estavam prontos, montamos os Puffs e com bastante fita enrolamos para não desmontar.




Em síntese segue o tutorial da confecção do puff:

1) Corte a parte superior da garrafa pet conforme a imagem abaixo.           
2) Como a intensão é reutilizar tudo sem deixar resíduo no meio ambiente, a parte da tampa não será desprezada. Você vai encaixá-la dentro da garrafa com a tampa virada para baixo colocando-a no fundo da garrafa.
3) Depois disso feito, coloque uma garrafa inteira (sem partir a parte superior) como se fosse encaixar essa garrafa dentro da outra. Depois do encaixe, passe a fita adesiva grossa para prender uma garrafa a outra.
4) Repite esse passo outras 15 vezes. Depois agrupe todos formando um quadrado conforme a imagem abaixo. Para segurar as garrafas e manter o formato do “quadrado” firme, não economize na fita adesiva grossa. Vai ser a fita que dará estabilidade ao pufe depois de pronto.
A base do puff está pronta! Agora por cima da base você deve colocar uma espuma, para ficar confortável para quem for sentar. A espuma pode ser fixada também com fita adesiva ou cola quente, se preferir. Depois é só encapá-lo. Existem várias possibilidades de capas como, por exemplo, de crochê e tecido. Esses materiais são bem confortáveis para o uso além de muito bonitos.



Clubista: Ana Júlia Raitz de Souza

domingo, 13 de dezembro de 2015

Projeto Sabão!

No dia 29 de outubro foi iniciado um novo projeto no Clube de Ciências Girassol, foi  questionado aos clubistas sobre o sabão, se eles sabiam do que é feito, porque limpa, como funciona, que tipos de sabão existem (como o sabão em pó e sabonete), se seus componentes são diferentes, entre outras perguntas. Foi concluído que o sabão limpa e que é um tensoativo. Também foi esclarecido cada tipo de sabão – sabão em pó, sabonete, detergente e sabão em barra – seus componentes, qual dá mais espuma, qual limpa melhor e qual polui menos o meio ambiente.


Foi feito uma amostra no dia 05 de novembro mas como em todo experimento científico nem sempre sai como esperamos e a receita não teve o resultado desejado mas nos ensinou a tentar novamente, trocamos também um dos ingredientes e na outra tentativa sai ótimo e com o resultado esperado.
A receita usada foi: Receita de sabão com sabão em pó

4 litros de óleo vegetal pós-consumo
2 litros de água
½ copo de sabão em pó – utilizamos um copo de 200 ml
1 quilo de soda cáustica (NaOH)
5 ml essência de óleo aromático
Bacia de plástico para misturar os ingredientes
Colher longa ou pá de madeira
formas para colocar o sabão para secar e dar forma
Produtos usados no primeira amostra
Produto final sem o resultado esperado
 Dia 19 de novembro foi refeito a mesma receita e teve o resultado esperado, foi armazenado em vasilhas e potes plástico para secagem e posteriormente embalagem para serem presenteados as pessoas que nos acompanham o semestre inteiro nos apoiando.
Potes para armazenar o sabão pronto

Etapa de misturar os ingredientes,fica quente sem usar fogo

Filtrando o óleo usado

Filtrando o óleo

Sabão no ponto, ficou ótimo!

Sabão sendo armazenado nos potes para secagem
Por fim mas não menos importante , no dia 26 de novembro foi o momento de embalar o sabão feito pelo clube mas com a ajuda do PIBID de Letras para preparar as etiquetas , ficou show!


Sabão embalado!

Entregando o sabão
Clube orgulhoso do trabalho concluído com sucesso!



terça-feira, 7 de maio de 2013

Lixeiras de garrafa PET


 

      Paralelo ao projeto da cortina de caixas de leite, foram construídas lixeiras de garrafa PET. A construção da lixeira envolveu as etapas de pesquisa, confecção da estrutura de arame, limpeza e montagem das garrafas PET. O resultado foi exposto em uma feira na escola.


Confecção da lixeira

Pibidiana "testando" a lixeira

Lixeira pronta para o uso


Cortina de caixas de leite


 

      Logo nas primeiras semanas do clube, os pibidianos tiveram a oportunidade de acompanhar o projeto que já estava em andamento. A ideia de fazer uma cortina de caixas de leite veio da necessidade de uma sala de aula do colégio em adquirir uma cortina que bloqueasse os raios solares, evitando que a claridade atrapalhasse o aprendizado dos alunos. Para a cortina se tornar realidade, fez-se uma pesquisa sobre como confeccionar e reaproveitar as caixas de leite, coleta de caixas de leite, limpeza e corte das mesmas e por fim, a confecção e a pintura. O resultado foi uma cortina artesanal feita pelos clubistas, com pinturas de girassóis em homenagem ao clube.



 Limpeza do material

Corte das caixas

Pintura

Pibidiana com amostra da cortina



Pibidianas finalizando parte da cortina