Mostrando postagens com marcador Girassol. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Girassol. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Encerrando os encontros de 2019...

Olá Galerinha,

Deixamos de fazer postagens aqui no blog por um tempo, mas o clube está funcionando a todo o vapor!
Segue abaixo o informativo de 2019 com nossas atividades e experiências, dá um conferida, está muito legal!

Capa do informativo
Desejamos a todos Boas Festas!!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Girassol no II Encontro dos Clubes de Ciências

Na quarta-feira, dia 30, ocorreu o II Encontro dos Clubes de Ciências na Quintino Bocaiúva, que teve como objetivo expor os projetos realizados por cada clube de nossa cidade, e nossos projetos estavam lá: Projeto dos Plásticos (Clube vespertino) e Estudo sobre os Gambás (Clube matutino), foi muito interessante!

Confira um relato escrito por uma de nossas clubistas sobre este dia:
            “Boa tarde, no dia 30/11/2016 tivemos o II Encontro dos Clubes de Ciências no colégio Quintino Bacaiúva, que novamente apresentamos nosso projeto sobre os plásticos e percebemos que muitas pessoas não têm a ciência do quanto ele pode ser prejudicial para o meio ambiente e o quanto de coisas que podemos fazer com ele. Muitas pessoas também desconhecem os tipos de plásticos existentes e o mal que podem trazer a saúde nossa e dos animais. Fizemos dois experimentos, um da vela e outro das bolhas dançantes, onde as clubistas Amanda, Manoella e Carollainy apresentaram. Tivemos as apresentações de experimentos dos outros clubes, e também, a passagem do microscópio para o nosso clube, que isso significa que o III Encontro dos Clubes de Ciências acontecerá em nossa escola.

            Tivemos um lanche e logo após, o clube Piratas do Universo fizeram duas dinâmicas com os outros clubes, onde uma era que todas as pessoas davam-se as mãos e depois se soltavam e se misturavam, para depois darem-se as mãos novamente para o mesmo colega de antes, e tentar desenrolar. O outro foi montado duplas e cada uma tinha um pedaço de pano com um balão cheio da água, e tinha que jogar o balão para outra dupla sem deixar cair no chão. Logo após as dinâmicas, se encerrou o encontro.” (Camillie, 8º- Clube vespertino)

Estande do clube Girassol

Experimento da vela
Até a próxima pessoal!!! :D

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Os mistérios do universo


Hoje o clube de ciências começou com o encontro diferente, partimos de uma conversa sobre nosso tema de estudo, o universo, que nos levou a pensar em várias ideias que poderíamos acrescentar na nossa Feira Amostral, além de que decidimos nosso tema para feira, que será: Os mistérios do universo.

            Em seguida discutimos, juntamente com slides, algumas informações e conceitos básicos sobre o universo. Tivemos um tempo de estudo, no qual os clubistas estavam pesquisando em livros todas as informações necessárias para a Feira, perguntando algumas dúvidas e criando ideias de dinâmicas.

            Por fim, fizemos uma dinâmica com os clubistas denominado de Jogo dos Planetas, ele tinha como objetivo acertar o copo com uma bolinha de tênis e responder uma pergunta, se acertasse, a equipe ganhava 1 ponto.



quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Mural sobre as Plantas

Hoje, no dia 29 de setembro, foi a troca do mural. O clube vespertino estudou o tema plantas, então o mural foi baseado neste tema.
O mural contem informações básicas sobre as plantas: aponta raiz, caule e folhas e os grupos das plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). O mural também contou com um depoimento sobre o caça ao tesouro realizado:

"Tivemos uma dinâmica de caça ao tesouro, que tinha 10 pistas espalhados pela escola, quando achamos o tesouro, nele estava escrito "Parabéns, que tal voltarmos para a sala?", quando nós chegamos na sala, tinha uma deliciosa sala de frutas." (Clubista Karimy, 9º ano).

Foi feito uma árvore com folhas secas de verdade! Confira: