Mostrando postagens com marcador história. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador história. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Clube em festa!

Neste início de semestre o Clube de Ciências Girassol comemora dois anos de parceria com o PIBID.
Estamos juntos nesta caminhada desde 2012, mas o Clube já existia desde o ano de 2009 aos cuidados da professora Ursula.
Com o PIBID as ações do Clube foram divididas aos cuidados de cada bolsista sob os olhares da professora supervisora Ursula. As dinâmicas basearam-se nos conhecimentos e vivências de cada um, que somados formaram um grupo unido com um objetivo em comum: construir o conhecimento através das práticas docentes. No começo os desafios foram imensos, porém juntos conseguimos aprender com as nossas limitações e superar expectativas.
O que dizer de nossos clubistas? Primeiramente não haveria clube sem os clubistas. Foi o interesse e a busca pelo saber destes estudantes que possibilitou a existência do Clube. Cada encontro foi diferente, cada membro contribuiu deixando a sua marca na história do Clube.
Agradecemos a professora Ursula pela dedicação e compreensão, aos professores Edson Schroeder e Daniela Tomio pelo incentivo e orientação, aos companheiros pibidianos e a todos que de alguma forma contribuíram.
Para comemorar esta data tão importante os pibidianos reuniram-se na FURB para mais um planejamento do Clube e fizeram uma confraternização. Confira:




terça-feira, 5 de março de 2013

Você sabe o que é o Clube de Ciências Girassol?


       É um grupo constituído pela professora coordenadora do Clube, da E.B.M. – Leoberto Leal, a professora Úrsula Stortz Harder (de Ciências), os alunos do 5° ano a 8° série do ensino fundamental e os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da FURB, inscritos no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Trata-se de participar na construção do Clube de Ciências juntamente com a professora e os alunos, tornando-o interessante e instrutivo para todos. Neste Clube os alunos clubistas aprendem sobre ecologia, reciclagem, botânica, zoologia e muitos outros temas de Ciências. Desenvolvemos atividades com interesse na investigação, tendo como foco a busca pelos conhecimentos científicos, passeios, assistimos a vídeos/filmes, fotografamos e registramos sobre diversos assuntos.

Foto de novembro de 2012

Como surgiu o nome Girassol?


         Por meio de uma votação com os integrantes do Clube, registramos um nome que identifica o Clube de Ciências na escola. O girassol é um conjunto de pequenas flores, assim como os integrantes do Clube, que formam um grupo. A maioria das atividades é realizada em conjunto, onde se aprende Ciências pela observação, registro e atividades práticas na troca de ideias e experiências com pessoas que trazem histórias e vivencias diversas. O girassol busca a luz solar, como também o grupo busca conhecimento científico.


Foto ilustrativa



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

História do Clube


Conheça também um pouco da nossa história:


"A proposta de iniciar um clube de ciências na escola surgiu por meio de uma troca de experiências num encontro de professores de ciências em que uma professora apresentou um portfólio de atividades. Ela fez um relato sobre seu trabalho no clube e ao  despertar meu interesse fiz consulta  do projeto proposto pela Secretaria  Municipal da Educação.
Iniciou-se o trabalho em 2009, no período vespertino, com um encontro semanal, tendo em média 15 participantes. Deste grupo, alguns permaneceram no ano seguinte, junto ao novo grupo, sendo positivo para o trabalho do clube. A partir de 2011, formamos um grupo matutino.
O grupo atual é acompanhado pelo projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da FURB, subprojeto de ciências. A parceria entre universidade e a escola vem aprimorando o trabalho do clube de ciências."

Relato da Professora coordenadora do Clube: Ursula Harder