Mostrando postagens com marcador gambá. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gambá. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Fim do Estudo dos Gambás





No dia 08/09/16 no Clube de Ciências nós saímos da escola para colarmos informativos sobre gambás nos pontos de ônibus próximos à escola. 

Nos informativos estava escrito: PROCURADO VIVO, ai logo embaixo o desenho de um gambá, da clubista Jéssica , e depois estava escrito: LADRÃO FEDORENTO. O informativo ainda falava um pouco sobre os gambás como:  seu nome científico (Didelphis sp.) e também que o gambá não perdoa nenhuma fruta dando sopa, ou seja, nenhuma fruta por ai.
Por fim, as pibidianas Morgana e Jéssica foram no mercado para comprar um lanchinho para nós, quando chegamos na escola fomos fazer um piquenique embaixo de uma árvore. 

Relato escrito pela clubista Maria Clara Odorizzi.






sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Entrevista na Comunidade

Hoje dia 11/08 saímos da escola para fazer algumas entrevistas sobre o gambá com pessoas que moram na comunidade. Foi super legal! Eu e a Emanuelle fomos da equipe do Alaor e da professora Ursula, a Jessica, Helena e Maria foram da equipe do Fábio e Morgana. Fomos na minha casa para entrevistar minha mãe e tomei um fanta uva. Voltamos para a escola às 10h. Nos encontramos no refeitório, reunimos as folhas e comemos alguns bis que o Alaor deu, por que a Helena acertou uma bolinha em um copo de água e acertou a pergunta do jogo que fizemos no encontro passado, depois fomos para casa.


Relato escrito pelo Clubista Jean Carlo Machado.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Estudando os Gambás

          No encontro do dia 04/08 estudamos sobre gambás, tivemos essa ideia de estudo por que em um outro encontro que estávamos estudando outra coisa nada relacionado a isso encontramos um gambá.
         Para completar o nosso estudo sobre esse animal chamamos o zelador da escola, pois ele já tinha visto o gambá outras vezes. A professora fez algumas perguntas pra ele, para nós descobrirmos se ele conhece os gambás, podemos dizer que o trabalho feito por um pibidiano foi apenas um reforço, o zelador sabia de tudo.
Conversa com o Zelador

Aprendemos que o gambá come de tudo.



          As fêmeas tem um tipo de uma bolsa na barriga onde ficam os seus filhotes quando pequenos, a fêmea pode ter entre 10 a 20 filhotes, o gambá é um animal mamífero, e que o fedor que ele solta é apenas um tipo de defesa, então com tudo isso e explicação dos pibidianos, professora e zelador, aprendemos que o animal não irá fazer nada de ruim para você, se você não fizer nada para ele. 


        Uma frase super legal que o zelador nos deu “Eu vivo aqui e ele lá, eu não faço mal pra ele, ele não faz a mim”. E então acabamos nosso encontro com um jogo.


Relato escrito pela Clubista Helena Korb.

Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris)