Nosso clube agora está famoso! Estamos no site da Rede Internacional de Clubes de Ciências, no qual há clubes do Brasil, da Argentina, Bolívia, Paraguai, México e muitos outros! Confira o site aqui!
Mostrando postagens com marcador tecnologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tecnologia. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 28 de abril de 2016
terça-feira, 1 de setembro de 2015
Cine-Ciência: Wall-E
No dia 27 de agosto assistimos o filme Wall-E.
A história do filme conta que após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças.
Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.
Partindo do tema ecologia, abordamos os clubistas com algumas questões relacionadas ao assunto.
Espero que tenham gostado, um abraço e até o próximo post!
A história do filme conta que após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças.
Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.
Partindo do tema ecologia, abordamos os clubistas com algumas questões relacionadas ao assunto.

Espero que tenham gostado, um abraço e até o próximo post!
quarta-feira, 25 de março de 2015
Cine-Ciências: Tá chovendo hambúrguer
O primeiro dia do Clube de Ciências Girassol em 2015 começou com a apresentação dos pibidianos e dos clubistas. Cada um disse o seu nome, idade, série e o que mais gosta de fazer depois da escola. A grande maioria dos meninos respondeu que gosta de jogar futebol e as meninas, de dançar ♪ e usar o celular. Os pibidianos apresentaram o projeto Clube de Ciências e deram ênfase na escolha do nome Girassol.
Após este primeiro momento foi utilizado o multimídia para apresentar uma retrospectiva de fotos e filmagens de 2014, para que os novos pibidianos e novos clubistas copiaram no caderno do clube um roteiro para acompanhar o Cineciências do dia.
As perguntas foram:
1) Como é o personagem principal?
2) Como é o laboratório dele?
3) Se a máquina fosse real, seria um experimento bom ou ruim?
4) Qual são os problemas associados a uma chuva de comida?
5) Qual é o experimento de Flint?
6) Os alimentos produzidos eram saudáveis?
7) Quais são os problemas dos alimentos “não saudáveis”, como doces e frituras?
Sim, o primeiro dia de clube foi marcado pela reprodução da animação Tá chovendo hambúrguer. O longa tem uma hora e meia de duração e conta a historia de um cientista (Flint) que cria uma engenhoca que transforma água em comida. A máquina “fazedora de rango” é aceita com muito carinho pela população da cidade de Boca da Maré e Flint torna-se famoso. Porém a criação dele acaba se transformando em um monstro e muitas trapalhadas acontecem. E não, não contarei o final do filme, para não estragar o suspense. Durante a reprodução todos do clube ganharam pipoca e refrigerante, agradinhos muito bem vindos. O filme teve uma ótima aceitação pelos clubistas, até aqueles que já tinham assistido em casa o viram de uma forma diferente: com o “olhar da ciência”! A pipoca aparentemente ajudou na concentração dos clubistas e eles prestaram atenção no filme durante todo o tempo.
Foi uma delícia! ❤
Cartaz do filme
Flint, o cientista
Pibidianas e a pipoca quentinha!
Clubistas curtindo o filme
。◕‿◕。
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Rádio Científica - 50 anos da fita k7
No
dia 13 de novembro os clubistas do projeto rádio científica estudaram a fita
k7. Primeiramente os PIBIDIANOS apresentaram para os alunos uma fita k7, em
seguida discutiram quem já havia escutado música nesse “formato” de arquivo, na
sequência fizeram a partir de uma leitura de um texto publicado no site
techtudo, tema “FITA K7 COMPLETA 50 ANOS” com isso os alunos obtiveram um
conhecimento histórico e científico sobre o funcionamento e evolução destas
mídias.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Rádio Cientifica
Abordar o conhecimento físico-científico e despertar o interesse dos alunos sobre este maravilhoso instrumento de comunicação.
Oficina científica para descobrir como é constituído um aparelho de rádio e como ele funciona. Com isso desmontamos um rádio antigo com os clubistas.
terça-feira, 8 de abril de 2014
LIFE-FURB: Práticas Pedagógicas no LIFE com PIBID de Ciências...
LIFE-FURB: Práticas Pedagógicas no LIFE com PIBID de Ciências...: O último encontro de Formação sobre tecnologias digitais no LIFE com o PIBID de Ciências foi realizado no dia 28 de novembro. Os pibidianos...
Assinar:
Postagens (Atom)
















