Mostrando postagens com marcador tecnologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tecnologia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Agora estamos na Rede Internacional de Clubes de Ciências!

Nosso clube agora está famoso! Estamos no site da Rede Internacional de Clubes de Ciências, no qual há clubes do Brasil, da Argentina, Bolívia, Paraguai, México e muitos outros! Confira o site aqui!


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cine-Ciência: Wall-E

No dia 27 de agosto assistimos o filme Wall-E.

A história do filme conta que após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças.

Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Partindo do tema ecologia, abordamos os clubistas com algumas questões relacionadas ao assunto.

 

 






Espero que tenham gostado, um abraço e até o próximo post!

quarta-feira, 25 de março de 2015

Cine-Ciências: Tá chovendo hambúrguer


     O primeiro dia do Clube de Ciências Girassol em 2015 começou com a apresentação dos pibidianos e dos clubistas. Cada um disse o seu nome, idade, série e o que mais gosta de fazer depois da escola. A grande maioria dos meninos respondeu que gosta de jogar futebol e as meninas, de dançar ♪ e usar o celular. Os pibidianos apresentaram o projeto Clube de Ciências e deram ênfase na escolha do nome Girassol.

     Após este primeiro momento foi utilizado o multimídia para apresentar uma retrospectiva de fotos e filmagens de 2014, para que os novos pibidianos e novos clubistas copiaram no caderno do clube um roteiro para acompanhar o Cineciências  do dia.
As perguntas foram:
1) Como é o personagem principal?
2) Como é o laboratório dele?
3) Se a máquina fosse real, seria um experimento bom ou ruim?
4) Qual são os problemas associados a uma chuva de comida?
5) Qual é o experimento de Flint?
6) Os alimentos produzidos eram saudáveis?
7) Quais são os problemas dos alimentos “não saudáveis”, como doces e frituras?
 
     Sim, o primeiro dia de clube foi marcado pela reprodução da animação Tá chovendo hambúrguer.  O longa tem uma hora e meia de duração e conta a historia de um cientista (Flint) que cria uma engenhoca que transforma água em comida. A máquina “fazedora de rango” é aceita com muito carinho pela população da cidade de Boca da Maré e Flint torna-se famoso. Porém a criação dele acaba se transformando em um monstro e muitas trapalhadas acontecem. E não, não contarei o final do filme, para não estragar o suspense. Durante a reprodução todos do clube ganharam pipoca e refrigerante, agradinhos muito bem vindos. O filme teve uma ótima aceitação pelos clubistas, até aqueles que já tinham assistido em casa o viram de uma forma diferente: com o “olhar da ciência”! A pipoca aparentemente ajudou na concentração dos clubistas e eles prestaram atenção no filme durante todo o tempo.

Foi uma delícia! ❤



Cartaz do filme

Flint, o cientista

Pibidianas e a pipoca quentinha!

Clubistas curtindo o filme

。◕‿◕。

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Rádio Científica - 50 anos da fita k7


No dia 13 de novembro os clubistas do projeto rádio científica estudaram a fita k7. Primeiramente os PIBIDIANOS apresentaram para os alunos uma fita k7, em seguida discutiram quem já havia escutado música nesse “formato” de arquivo, na sequência fizeram a partir de uma leitura de um texto publicado no site techtudo, tema “FITA K7 COMPLETA 50 ANOS” com isso os alunos obtiveram um conhecimento histórico e científico sobre o funcionamento e evolução destas mídias.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Rádio Cientifica

Abordar o conhecimento físico-científico e despertar o interesse dos alunos sobre este maravilhoso instrumento de comunicação.

Oficina científica para descobrir como é constituído um aparelho de rádio e como ele funciona. Com isso desmontamos um rádio antigo com os clubistas.








terça-feira, 8 de abril de 2014