Mostrando postagens com marcador clube. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador clube. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Encerrando os encontros de 2019...

Olá Galerinha,

Deixamos de fazer postagens aqui no blog por um tempo, mas o clube está funcionando a todo o vapor!
Segue abaixo o informativo de 2019 com nossas atividades e experiências, dá um conferida, está muito legal!

Capa do informativo
Desejamos a todos Boas Festas!!!

quinta-feira, 27 de abril de 2017

História do milho

        O clube iniciou com a leitura do relato do encontro anterior, feito pela clubista Camilly.
Apresentação sobre a história do milho
Em seguida, o Wolfgang iniciou sua apresentação sobre a história do milho, falando sobre sua origem e disseminação pela América do Sul, bem como suas variedades e a citou uma pesquisa feita no Peru, comprovando que o milho era um item alimentar importante para os povos antigos que ali viviam. Ele também falou sobre a viagem que fez há um tempo para o Peru, e falou um pouco sobre os costumes do país: alimentos, lugares que esteve e impressões que teve.
       Ele explicou que a intenção de falar sobre o Peru era para que, posteriormente, escrevêssemos uma carta para um clube de lá e fazer perguntas sobre o próprio clube, e questões sobre nosso objeto de estudo: o milho.


        Iniciamos o desenvolvimento da carta elencando perguntas que os clubistas gostariam que
Perguntas para a carta
o clube de lá respondesse. Surgiram perguntas como: “Como funciona o clube de vocês?”; “Quais são os tipos de milho que tem lá?”; “Qual é o milho mais popular? E o mais caro?”; “Quais são as receitas com milho que vocês têm?”; “O milho está incluído na sua alimentação diária?”; entre outras.


         Após o intervalo, os clubistas foram divididos em 4 grupos, que foram para o pátio da escola para elaborar uma carta com as perguntas que havíamos feito. Essas cartas foram recolhidas, e a carta que será enviada para o Peru será uma compilação das 4 cartas.
Grupo escrevendo a carta
 
 
 

Até o próximo encontro!




quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Os mistérios do universo


Hoje o clube de ciências começou com o encontro diferente, partimos de uma conversa sobre nosso tema de estudo, o universo, que nos levou a pensar em várias ideias que poderíamos acrescentar na nossa Feira Amostral, além de que decidimos nosso tema para feira, que será: Os mistérios do universo.

            Em seguida discutimos, juntamente com slides, algumas informações e conceitos básicos sobre o universo. Tivemos um tempo de estudo, no qual os clubistas estavam pesquisando em livros todas as informações necessárias para a Feira, perguntando algumas dúvidas e criando ideias de dinâmicas.

            Por fim, fizemos uma dinâmica com os clubistas denominado de Jogo dos Planetas, ele tinha como objetivo acertar o copo com uma bolinha de tênis e responder uma pergunta, se acertasse, a equipe ganhava 1 ponto.



sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Caça ao tesouro

"Boa tarde, o encontro passado começou com o Kaio lendo o relato do encontro retrassado. Depois tivemos uma dinâmica de caça ao tesouro, que tinha 10 pistas espalhados pela escola, quando achamos o tesouro, nele estava escrito "Parabéns, que tal voltarmos para a sala?", quando nós chegamos na sala, tinha uma deliciosa sala de frutas. com suco de abacaxi e hortelã, antes da gente ir para o intervalo, o Quirino fez um sorteio dos livros que o Kaio trouxe do Rio de Janeiro sobre as Olimpíadas. Depois que voltamos do recreio, a professora Úrsula perguntou o que gostaríamos de estudar, fizemos uma votação, e o tema Universo ganhou. " (Clubista Karimy, 9º ano).



                                                                          Caça ao tesouro sobre plantas
 

                                                                                         Votação dos temas propostos para estudar