Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens

sábado, 21 de dezembro de 2013

Conhecendo novos hábitos alimentares, Uma ideia em conjunto com o PIBID de Matemática

Através de um questionário feito com alunos e professores foram feitas construções de gráficos pela Matemática e também um mural.


Os clubistas confeccionaram uma Pirâmide Alimentar, após conhecer e saber os principais componentes nutricionais que fazem parte de uma alimentação adequada.

Algumas Curiosidades sobre a Pesquisa feita com os Alunos:

32% fazem três refeições por dia, o ideal mesmo seria a cada três horas, ou seja, seis vezes.
38% dos alunos que responderam ao questionário costumam comer frutas!!!

Algumas Curiosidades sobre a Pesquisa feita com os Professores:

50% costumam fazer quatro refeições por dia.
43% consomem frutas diariamente.

Pirâmide Alimentar:

1º nível da pirâmide: está os alimentos que devem ser consumidos moderadamente, pois além de calóricos, podem levar á obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades. Neste grupo estão os doces, açúcares, óleos e gorduras.

 2º nível da pirâmide: estão os alimentos de fontes de proteínas e minerais como carnes (devem ser consumidos de 1 a 2 vezes ao dia), leguminosas (uma porção diária), leite e derivados (2 a 3 porções diárias).

Encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo. São importantes reguladores e devem ser consumidos até cinco vezes ao dia, podem ser consumidos nos lanches entre as refeições.

e último nível encontramos os alimentos energéticos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia (5 a 9 porções diárias).

Aqui vão a fotos de como a pirâmide foi feita:










segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Nova Proposta

Faz duas semanas agora que tentamos construir junto com os clubistas um conceito novo sobre nossos jardins e quintais.

Para iniciar o assunto pedimos para que cada clubista desenhasse três retângulos e em cada um deles fizesse um desenho de uma horta, de um jardim e de um terreno, da forma que imaginassem ter um dia, ou como gostariam que fosse...



Notamos a partir dos desenhos feitos que o nosso modo de ver um quintal é de que cada vegetal esteja próximo de sua espécie e separado de uma espécie diferente. Essa é a visão sistêmica e linear criada por nós humanos: a monocultura.

Quando adentramos uma floresta as monoculturas não existem. O que vemos é uma mistura da natureza: plantas herbáceas, uma árvore mais baixa, outra mais alta, uma samambaia, um líquen, uma bromélia, todos convivendo juntos no ambiente da mata. Logo podemos pensar na seguinte questão: Se as florestas são biodiversas, por que os quintais não o são?

Este será então, um projeto do nosso Clube de Ciências: uma horta biodiversa!

Ao contrário da horta comum, a horta biodiversa possui uma miscelânea de plantas, onde verduras, frutas, chás e flores podem estar no mesmo canteiro. A hipótese trazida pela professora Lucia é de que com mais diversidade há uma menor quantia de pragas, já que o inseto ao se alimentar de uma determinada espécie encontra apenas um exemplar dela e não um banquete.