segunda-feira, 3 de abril de 2017

Pipocas na panela!

Leitura do relato
No encontro do dia 30/03/2017, nosso clube começou com a leitura do relato do 2º encontro, feito pelo clubista Gustavo, que também trouxe uma pesquisa proposta no último encontro: "Qual a diferença entre  milho e o Sorgo?". Segue abaixo a pesquisa dele:
Desenho do Sorgo feito pelo clubista Gustavo
"O milho (Zea mays), também chamado abati, auati e avati, conhecido em Portugal no século XVIII por milho zaburro, milho grande, milho graúdo, milho maiz, milhão, milho grosso e milho de maçaroca, é um conhecido cereal, cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal, devido às suas qualidades nutricionais.
                Sorghum bicolor é uma espécie de planta com flor pertencente à família Poaceae. O seu nome comum é sorgo, e é também chamado milho-zaburro no Brasil, mapira em Moçambique e massambala em Angola. A autoridade científica da espécie é (L.) Moench, tendo sido publicada em Methodus Plantas Horti Botanici et Agri Marburgensis: a staminum situ describendi 207. 1794. O sorgo é o quinto cereal mais produzido no mundo, antecedido pelo trigo, o arroz, o milho e a cevada. Em Moçambique, constitui um dos alimentos básicos da população."


Grupos formados
Em seguida, todos se organizaram em pequenos grupos para desenhar uma “pipoca” e escrever frases sobre o que aprenderam com os artigos discutidos no encontro anterior, que mencionavam os porquês das pipocas estourarem e de não estourarem, sobre milhos transgênicos e benefícios à saúde que a pipoca pode trazer. Após isto, cada clubista colou sua "pipoca" no quadro ao redor de uma panela, simbolizando o estouro da pipoca.  

Pipocas na panela!
Para finalizar, foi proposto aos clubistas a ida para a sala de informática pedagógica  e conhecer os blogs de outros Clubes  de Ciências, a origem do nome  do  clube e também  registrar  uma atividade que achou interessante .
Clubistas na sala de informática

Até a próxima pessoal :D





Nenhum comentário:

Postar um comentário