quinta-feira, 18 de maio de 2017

O estouro da pipoca!

Urucum
"Começamos o encontro discutindo sobre os ingredientes da pipoca de micro-ondas, como a cúrcuma que é usada como condimento para extração de amido em cosméticos e em medicamentos, um dos clubistas levou para todos conhecer o Urucum que também é usado como uma tinta natural pelos índios. Logo após, descemos para a cozinha para fazer quatro modos de preparos diferentes do milho de pipoca, primeiro anotamos o que usaríamos, que são: milho, água, óleo, micro-ondas, fogão, panela e cronômetro.
Em seguida, começamos a fazer a pipoca feita com óleo, primeiro pré-aquecemos a panela já com o óleo e logo após colocamos o milho de pipoca, ligamos o cronômetro e esperamos dar do primeiro ao último estouro, o primeiro estouro deu depois de 1 minuto e 25 segundos e o últimos depois de 4 minuto e 18 segundos.
Realizando a experiência na cozinha
A professora Úrsula lavou a panela e começamos a fazer a pipoca feita com água, novamente aquecemos a panela já com água dentro e em seguida colocamos o milho da pipoca, o primeiro estouro só deu depois de 11 minutos e 20 segundos, o mais interessante é que com 7 minutos e 40 segundos acabou a água da panela, e por isso os clubistas levantam hipóteses para a demora de começar a estourar, como a temperatura da água pode ter retardado o estouro da pipoca, a água manteve a temperatura do milho, ela é um condutor de temperatura (como se roubasse a temperatura das coisas), mas só vamos saber no final.
A próxima pipoca é a feita sem óleo nem água, novamente aquecemos a panela e esperamos pelo primeiro estouro que foi com 2 minutos e 35 segundos e o último com 4 minutos e 7 segundos, relativamente a anterior, essa foi bem mais rápida, mas por que será? se a panela não tinha nada, porém é importante lembrar que esse processo pode ter sido mais rápido, pois a panela foi usada nos outros procedimentos também, essa pipoca é mais saudável, pois não usamos nenhum tipo de gordura.
E a última foi a de micro-ondas, considerada por muitos a mais prática, porém a mais prejudicial a saúde, o primeiro estouro foi com 1 minuto e 7 segundos e o último 2 minutos e 50 segundos, agora uma pergunta: você sabe por que tem um lado para baixo e outro para cima?
Comendo a pipoca
Resultados do tempo em forma de tabela
Com depois de fazer tanta pipoca, até deu vontade de comer né? E foi isso que a gente fez, depois que voltamos do recreio fomos colocar em ordem tudo o que fizemos na cozinha, cada clubista escreveu os procedimentos e em seguida começamos a conversar, lembra da pergunta da pipoca feita com água? Por que demorou tanto para estourar? Então a pibidiana Bruna, explicou para nós: a água retira o calor da panela, de acordo com que ela vai fervendo, vai evaporando e assim a pipoca estoura, ou seja, a água realmente retarda o tempo do estouro da pipoca. E a pipoca do micro-ondas, por que um lado para baixo e outro para cima? É porque a parte de baixo do pacote tem uma camada de poliéster e assim retém o calor e faz com que estoure mais rápido. E a pipoca feita com óleo, para que serve esse óleo? Ele serve para que todos os milhos estourem ao mesmo tempo e ele segura calor.
Debate da experiência
E por fim, todos os métodos de fazer pipoca deram certo, alguns mais demorados que outros, aprendemos novas coisas sobre a pipoca, como: por que  um lado do pacote de pipoca de micro-ondas é para baixo e outro para cima? O que tem dentro do milho de pipoca que é água e amido, novas formas de fazer a pipoca, como também percebemos que em alguns métodos ficou milho sem estourar. E por fim, o clube acabou"
(Relato da clubista Camillie Marcelle)
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. oi tudo bem! Sou aluna de graduação da universidade estadual do ceará... minha orientadora junto com uma turma de amigos todos estudantes de química estamos iniciando um projeto de criação de um clube de ciências ... estou pesquisando clubes de ciências pelo Brasil, buscando experiencias de alunos clubistas, depoimentos ou até mesmo vídeos com declarações desses alunos explicando a importância de ter participado de um clube para mostrar na palestra que teremos com nossos alunos, incentivando-os a participar... vocês poderiam nos ajudar a obter esses depoimentos com seus alunos? Seria muito importante essas trocas de experiencias .

    ResponderExcluir