Nossa clubista, Camillie Marcelle, fez um relato do que aconteceu no encontro do dia 12 de maio:
CONHECENDO MELHOR OS FUNGOS
O encontro de hoje foi muito legal, tivemos a presença do pesquisador Felipe Bittencourt, que falou sobre fungos. Ele levou alguns fungos, que observamos no microscópio.
Alguns tinham a forma de bolinhas, que são as leveduras, compostas por células e são mais comuns...
...já outros, tinham a forma de um galho de árvore, que são os filamentos. Ao contrário das leveduras, que são compostas por células, os filamentos são compostos por hifas.
...já outros, tinham a forma de um galho de árvore, que são os filamentos. Ao contrário das leveduras, que são compostas por células, os filamentos são compostos por hifas.
O Felipe também passou slides com alguns fungos, sendo principalmente os cogumelos, um que me chamou bastante a atenção foi o fungo que cresce em insetos, um exemplo é o Ophiocordyceps sp., que cresce na formiga. Esse fungo cai na formiga e começa a crescer dentro dela, fazendo com que a mesma tenha comportamentos estranhos e assim as outras a expulsam do formigueiro. Ela fica andando pela floresta e quando sobe em uma árvore, ela morde uma folha, morre e o fungo toma conta dela.
Existem fungos de várias cores e alguns até parecem flores, eles se desenvolvem nos mais variados lugares, tanto em comida como roupas, nas casas, florestas, entre outros.
Todos gostaram muito e para finalizar, saímos pelo campo da escola para procurar fungos, o que mais achamos foi cogumelos, lembrando que alguns são comestíveis, mas não devemos comer qualquer um pois alguns são tóxicos, podendo levar a morte, o mais correto é comprar no mercado.
Existem muitos tipos de fungos, o exemplo de um é o véu de noiva, que aparece e desaparece em questão de horas. Esse encontro foi por causa do fungo que deu em nosso plástico orgânico. Enfim, o clube foi muito divertido. :)
![]() |
Desenho da Clubista Camillie |
Nenhum comentário:
Postar um comentário