Esse tema foi escolhido por votação pelos clubistas, por que visamos um projeto de estudo do cientista Fritz Müller. As esponjas foram escolhidas dentre outros temas que o Fritz estudou, como as bromélias, a interação entre a embaúba e a formiga, crustáceos, mimetismo das borboletas, entre tantos outros... Pelo jeito nossos clubistas acham as esponjas animais muito interessantes e eles de fato são.
No encontro anterior, já havíamos começado o projeto fazendo uma pesquisa sobre as esponjas, um dos textos produzidos você pode ler aqui. Este foi feito pela Manuela, mas cada clubista fez seu próprio texto sobre poríferos.
Depois disso, fizemos uma brincadeira sobre os animais presentes no desenho do Bob Esponja, na qual os clubistas tinham que relacionar as características corpóreas e hábitos de vida dos animais de verdade com os personagens do desenho.
Para corrigir as respostas lemos um texto muito interessante da revista Mundo Estranho, que você pode ler aqui.
Depois disso vimos um episódio muito legal do Bob Esponja, que se chama Bolha de Grude, para relacionar com a atividade feita anteriormente. Como sempre projetamos nosso cine-ciências na parede da sala de aula, bem simples:
O intuito dessa atividade era de que os clubistas percebessem as características dos animais que vivem no mar, dentre eles, as esponjas, percebendo que os animais da realidade não são iguais aos do desenho. Também teve outra atividadezinha cujo exemplo segue abaixo:
Continuaremos escrevendo sobre mais atividades relacionadas as esponjas nos posts seguintes.
Até mais pessoal!
HEHEHEHEHEHEHEHEHEHE (fechando o post com a risada do Bob)
Nenhum comentário:
Postar um comentário