Mostrando postagens com marcador conceito clube de ciências. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador conceito clube de ciências. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Produção de histórias em quadrinhos sobre cientistas

    O 4º encontro aconteceu no dia 23 de setembro de 2021. Para as pessoas que não sabiam mexer no Discord (é um aplicativo que pode ser utilizado pelo computador e pelo celular, para fazer reuniões, jogar com amigos e até mesmo, compartilhar a tela), agora estão o utilizando. 
    Com isso, fizemos em trabalho com uma história em quadrinhos pelo aplicativo StoryboardThat, o grupo do José, Ana e Gustavo Tesser, fizeram sobre a cientista Marie Curie, que criou o raio-x, e outras coisas interessantes.

    O meu grupo, Júlia, Gustavo e Danton, fizemos baseado em um encontro, em que conhecemos uma cientista.
    Depois da apresentação deste trabalho, conversamos sobre esse encontro, sobre o que aprendemos, se nos fez repensar sobre a natureza (neste encontro em especifico não tivemos, infelizmente) e falamos sobre o que podemos fazer nos próximos encontros. Também, discutimos sobre os recursos utilizados no dia, como o app para a história em quadrinhos, alguns tiveram dificuldade, outros não, mas o encontro foi muito bom e interessante. 

Relato escrito por Júlia e complementado pelo coletivo do Clube de Ciências.


Investigando os blogs dos outros Clubes de Ciências!

    No dia 16/09 de setembro iniciamos o terceiro encontro virtual do clube ciências girassol. Onde foi nos dado uma atividade em dupla onde cada dupla teria um blog de um clube de ciências para fazer uma pesquisa, com essa pesquisa responderíamos as seguintes perguntas, 
- Quais são as atividades relatadas? 
- Quais são os recursos utilizados no encontro? 
- O que eles aprenderam com essas atividades? 
    Depois de responder essas perguntas nós apresentamos, falando um pouco sobre o clube e suas atividades. Logo depois do fim das apresentações a Bruna nos apresentou um site onde tinha vários clubes registrados podendo até mesmo ver sua localização no mapa, no site chegava a ter mais de 100 clubes registrados. 
    No final do encontro nós combinamos com a Bruna para mandar sugestões para o projeto investigativo. O encerramento aconteceu entorno das 16:05.
Relato produzido por Danton e Gustavo Heising.

Conversa com uma cientista!

    No nosso segundo encontro, que aconteceu no dia 09 de setembro de 2021, falamos sobre os clubes e sobre pesquisa da Bruna. Foi nos feito tais perguntas: 
- Quais conhecimentos científicos você aprendeu no encontro de hoje? 
- Conte como as atividades de hoje do Clube de Ciências fizeram você repensar sua relação com o meio ambiente e a natureza? 
 - Conte como foi usar os recursos digitais no encontro de hoje? Aprendeu algo novo? Tivemos que fazer um áudio para responder as perguntas e falar um pouco sobre o que achou do clube. 
    Foi chamada também a Roberta, uma cientista formada em botânica, para nos explicar melhor o que é um cientista de verdade. Ela também falou um pouco sobre animais empalhados, explicou um pouco sobre anatomia das plantas e que na verdade a sopa de legumes que comemos, é feita de caules, raízes e etc...
Cientista Roberta
    
    Ela também nos mostrou várias madeiras e como identificar de qual espécie elas são, como saber quantos anos a árvore tem e muitas outras curiosidades.
Células de uma planta
    
Roberta também teve o compromisso de nos mostrar o laboratório dela e nós, clubistas, adoramos conhecer a tal área. Falamos do estereótipo do cientista e como na verdade eles são. E ela também explicou sobre o girassol. 

Relato escrito por José e Bianca.

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Primeiro encontro de 2021

 Olá pessoal,

Temos a alegria de informar que iniciamos, no dia 26 de agosto, o primeiro encontro do Clube de Ciências Girassol em 2021. Este ano as atividades irão acontecer de uma forma diferente. Por conta da pandemia da COVID-19, optamos por realizar os encontros de forma virtual! Isso mesmo, somos o primeiro Clube de Ciências da rede municipal de Blumenau a fazer os encontros de maneira remota. 

Este ano, nossas atividades serão acompanhadas pela mestranda Bruna Hamann, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Ela vai pesquisar o uso das Tecnologias Digitais nos Clubes de Ciências, para conectar os estudantes com a natureza. 

Para começar o primeiro encontro, realizamos uma dinâmica de apresentação com um recurso chamado Roleta online. Acrescentamos os nomes de todos os integrantes do Clube de Ciências e girávamos a roleta, a pessoa que era escolhida pelo aplicativo, se apresentava contando seu nome, idade, turma e o motivo de ingressar no Clube de Ciências. A maioria dos clubistas relatou que tinham curiosidade em participar de atividades ligadas a ciência. 

Coletivo do Clube de Ciências Girassol

Em seguida, a professora Ursula (coordenadora do projeto), explicou a história do Clube de Ciências Girassol. Ela contou que o Clube existe desde 2009 e a logo foi criada em um concurso que foi feito na escola. O nome também tem um significado: assim como o girassol busca a luz do sol, os estudantes buscam o conhecimento científico!

Fizemos algumas atividades com o intuito de compreender o que é um Clube de Ciências. Primeiro, os estudantes tinham que pesquisar em várias fontes na internet um conceito de Clube de Ciências e registrar seus resultados no Jamboard, um quadro colaborativo em que os estudantes podem utilizar de forma simultânea. Discutimos sobre a importância de citar as fontes de pesquisa. Com o quadro pronto, socializamos as respostas e criamos um conceito único:

Clube de Ciências é um grupo de pessoas reunidas em um espaço no contraturno escolar, voltadas a pesquisar, aprender e partilhar o conhecimento científico, de acordo com o interesse dos clubistas. Durante os encontros podem ser realizadas atividades práticas, passeios científicos (saídas a campo), estudos, discussões, debates, anotações, conversas com outros clubes de ciências, dentre outros. Também é um espaço de fazer amizades. - Elaborado pelo Clube de Ciências Girassol.

Quadro colaborativo no Jamboard

Também discutimos o que faz um Clube de Ciências: pesquisas, dinâmicas, experiências, projetos, debates, mostras culturais, apresentações de trabalhos, entre outros.

Para finalizar o encontro, a mestranda Bruna propôs a utilização de um aplicativo desenvolvido pela FURB para explorar a natureza em busca de temas de investigação do Clube de Ciências Girassol. O aplicativo ExploraHabitat possui diversos recursos para atividades em saídas a campo.

Esperamos que o nosso Clube de Ciências virtual inspire outras formas de desenvolver o conhecimento científico!!!

Acompanhem nosso Clube pelo blog e nas redes sociais, prometemos fazer muita ciência com vários recursos tecnológicos!!!

Até o próximo encontro. 😘